sábado, 14 de março de 2009

12 Julho 2008

Diarinho não se cala

Leia editorial do Diarinho sobre boatos de prisão de sua diretora de redação Samara Toth Vieira e sobre a tentativa de apreensão do jornal a pedido do prefeito de Itajaí, Volnei morastoni. Morastoni está enrolado com a quadrilha que roubava o porto de Itajaí.
"Não estou presa. Não descumpri uma decisão judicial. Não tive a minha prisão preventiva decretada. O DIARINHO não está impedido de circular. Apesar das ameaçadas veladas, da boataria maliciosa e das afirmações mentirosas espalhadas pela cidade, a equipe do DIARINHO está trabalhando". Beba na fonte.

Daniel Dantas grampeado via satélite

Blog Alerta total vem com informação exclusiva sobre grampo telefônico via satélite e escutas de conversas sobre a prisão e a liberação de Daniel Dantas.

Exclusivo - Vazou às 17 horas de ontem para alguns Senadores a transcrição de uma bombástica e comprometedora conversa de telefone via satélite sobre os desdobramentos da prisão e soltura do banqueiro Daniel Dantas. A transcrição dos telefonemas foi devidamente autorizada pela Justiça espanhola e pela Justiça holandesa, a pedido de uma grande tele da Espanha. Sua reprodução entre políticos brasileiros, certamente, é que não foi permitida.
Na versão que circulou ontem no Senado, a Vodafone Internacional comunicou ao órgão “X” (não identificado) que a transcrição das conversas está nas mãos da presidência da companhia espanhola para a América Latina. As ligações foram captadas entre os satélites 4 e 12 da Vodafone, que é uma operadora de telefonia móvel transnacional, com sedes no Reino Unido e na Alemanha.
A própria tele que transcreveu as conversas revelou uma informação irônica. Os próprios interlocutores “grampeados” pela paranóia anti-terror se aconselharam mudar a rotina de conversas telefônicas reservadas para outra empresa de telecomunicações internacional. Os usuários foram comunicados de que “poderia haver um vazamento de óleo no satélite”. Os precavidos trocaram a Vodafone por uma empresa de telefonia russa, que também opera via satélite. Beba na fonte.

Volnei: O furioso

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PT), "surtando" após saber do sucesso do jornal o Diarinho, que publicou ampla reportagem sobre pedido de prisão feito ao Tribunal Regional Federal pelo Procurador da República em Porto Alegre. Morastoni anda enrolado com aquela máfia que assaltou os cofres do porto de Itajaí e que foi enjaulada pela Polícia Federal.

Pensando...pensando

...na justiça brasileira
"NADA COMO DANTAS NO QUARTEL DE ABRANTES"

Juízes e procuradores condenam Gilmar Mendes


Presidente do Supremo Tribunal Federal, que ordenou a soltura do banqueiro Daniel Dantas duas vezes, é alvo de protestos de juízes e procuradores

"A decisão do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), de conceder habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas, preso duas vezes pela Polícia Federal nesta semana, revoltou juízes e procuradores. As classes saíram em defesa do juiz Fausto Martin de Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal, que decretou as duas prisões do dono do Opportunity.
Uma carta assinada por 45 procuradores da República diz que a segunda decisão de Gilmar Mendes, anunciada na sexta-feira (11), provocou um “dia de luto para as instituições democráticas brasileiras”. Os procuradores classificam de “pífio” o argumento da falta de fundamentação usado por Mendes para revogar a prisão preventiva de Daniel Dantas.
Os procuradores afirmam que o fato de Gilmar Mendes, um ministro do STF, a mais alta corte do Judiciário, ter revogado uma decisão de 1ª instância é “uma flagrante supressão de instâncias” e um fato “absurdo”. Beba na fonte.

11 Julho 2008

Morastoni tenta censurar Diarinho


Virou moda. O prefeito de Itajaí, a exemplo do governador Luiz Henrique da Silveira, tenta censurar a imprensa, quando se descobre alguma falcatrua em que estão envolvidos. Leia matéria no blog do censurado Cesar Valente.

"Consegui mais algumas informações sobre a tentativa de calar a boca do DIARINHO.

O prefeito de Itajaí pediu, durante a madrugada, que a justiça impedisse o DIARINHO de circular. O juiz mandou apreender o jornal na gráfica. Mas a intimação chegou tarde, quando o jornal já estava nas bancas. A outra parte da decisão judicial, que mandava tirar o site do jornal do ar, foi cumprida. Aí, como essa tentativa inicial de censura foi frustrada, o prefeito está espalhando que a justiça vai pedir a prisão da diretora do jornal “por desobediência” à decisão judicial. Mas, até agora, não apareceu nenhuma intimação ou confirmação do que Volnei Morastoni está dizendo. E, se aparecer, a defesa é tranqüila, porque todo o trânsito do jornal é controlado, com anotações precisas dos horários". Beba na fonte.

Um juiz peitando os poderosos


O juiz Fausto Martin de Sanctis, além de não estar na "folha" do banqueiro Daniel Dantas não tem medo de enfrentar os poderosos mesmo os da Justiça como o presidente do STF Gilmar Mendes. Gilmar Mendes se expôs publicamente ao falar nas TV que a prisão com algemas do banqueiro Daniel Dantas era um exagero e se mostrou indignado. A "massa" ao ver a reação do ministro está fazendo muitas ilações. Gilmar soltou DD (como é conhecido no Congresso onde, dizem, manterm a soldo, uma bancada de 81 congressistas) e o jovem juiz mandou prender de novo. Agora sai notícia na Folha de São Paulo que o destemido juiz Fausto mandou a PF monitorar o gabinete do ministro do STF e daí saíram vídeos e gravações mostrando a relação dos advogado de DD com assessorers de Gilmar Mendes. Leia matéria do blog do Noblat:

"Gilmar Mendes foi avisado por uma desembargadora do TRF-SP de que a PF monitorou seu gabinete na presidência do Supremo Tribunal Federal a pedido do juiz Fausto Martin de Sanctis -que mandou prender Daniel Dantas e, depois que Gilmar mandou soltar, mandou prender de novo. A partir do alerta, o ministro confirmou informação recebida pouco antes, segundo a qual a PF tem em mãos um vídeo, com imagens gravadas no Supremo, em que assessores da presidência conversam com advogados de Dantas. No STF, a notícia da existência do vídeo foi recebida com indignação, mas também com algum sarcasmo. Funcionários do tribunal dizem que inexiste cena mais corriqueira ali do que a romaria de advogados em busca de habeas corpus para seus clientes. Assinante da Folha leia mais em:
Supremo vigiado"

Leia entrevista com o juiz que está virando "herói nacional" publicada pela revista Veja. Beba na fonte.

Justiça pede prisão de Morastoni

O procurador Jore Luiz Gasperini da Silva encaminhou, ao Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, um pedido de prisão para o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PT). O pedido de prisão tem a ver com as investigações da Polícia Federal durante a Operação Influenza. Morastoni teve amigos presos na operação que investigava corrupção no porto de Itajaí. O pedido acabou sendo rejeitado pelo desembargador federal Taddaqui Hirose.


Boa tarde São José


Foto: Jerônimo Rubim

A tropega reação do governo LHS

Sem contestar ou desmentir as acusações publicadas no livro A Descentralização no Banco dos Réus, o governo contra-ataca pedindo a prisão do empresário Nei Silva dizendo que ele está tumultuando o processo e que através das várias entrevistas e debates de que tem participado estaria influenciando testemunhas. Outra acusação é de que Nei Silva estaria liberando gravações editadas de diálogos que manteve com os membros do governo encarregados de fazer a negociação e que acabaram forjando um flagrante de extorção pelo qual Nei Silva foi preso.
Na noite de ontem Nei Silva afirmou, por telefone (grampeado?), para este blog que o governo estaria vazando gravações editadas de diálogos entre ele o advogado Gley Sagas e Armando Hess. Segundo Nei, as gravações divulgadas pela RBS não teriam um terço do total dos diálogos. "Foram editadas, colocadas somente as partes que interessam ao governo e repassadas para a imprensa. Tenho estas gravações, já estão no processo inteiras. Porque não mostram as gravações inteiras? Não fui eu que passei as gravações para imprensa", afirma.

10 Julho 2008

Escândalo dos móveis de Darci de Mattos

Capa da Gazeta de Joinville

Antonio Fernando Nandi, o homem que denunciou o uso da máquina pública da Prefeitura de Joinville, em favor do candidato Darci de Matos (DEM), e que tem o incondicional apoio do prefeito Marco Antonio Tebaldi, cumpriu sua determinação. Ele repetiu tudo que sabia ao promotor de justiça, Assis Marciel Kretzer. Contou como descobriu e quando aconteceria a transferência dos móveis, detalhes da mobília, como aconteceu a descarga e deu detalhes sobre como fez chegar toda a informação à Gazeta de Joinville. O funcionário público também reclamou que estava se sentindo ameaçado desde que trouxe toda a história a público.
De acordo com seu depoimento, detalhes de toda a operação da remessa dos móveis da Secretaria de Educação para a mansão-comitê de Darci de Matos foram combinados em uma reunião na sede do PSDB, um dia antes da remessa, dia 23 de junho. Na presença do prefeito Tebaldi, o chefe de gabinete Carlos Caetano questiona a gerente executiva da Secretaria da Educação Walkiria Lídia Lennert sobre a remessa dos móveis: “Walkiria, os móveis já foram para o comitê?”, Caetano ouve como resposta que a mobília iria naquela mesma tarde ou na manhã seguinte, dia 24. Leia matéria completa na Gazeta de Joinville. Beba na fonte.

Diogo Mainardi e a prisão de Dantas

Hoje, terça-feira, bem cedinho, olhei pela janela e vi uma câmara da TV Globo apontada para o prédio vizinho, onde mora Verônica Dantas. Pensei:

- Oba! Daniel Dantas vai ser preso!

Pouco depois, li que Naji Nahas havia sido preso junto com ele. Pensei:

- Oba, oba, oba!

Em setembro de 2005, publiquei meus dois primeiros artigos sobre Daniel Dantas, intitulados "Resumo da Ópera" e "Resumo da Ópera 2". Eu dizia:

"Até 2002, Marcos Valério era um operador local de Dantas, encarregado do abastecimento do bando mineiro do PSDB. Quando Lula foi eleito, Marcos Valério se aproximou de Delúbio Soares e passou a canalizar toda a propina que Dantas era obrigado a pagar ao governo federal, representado pelo bando de José Dirceu".

Depois desse segundo artigo, fui procurado por Daniel Dantas. Ao todo, encontrei-o quatro vezes, em seu escritório, entre setembro de 2005 e maio de 2006.

Desde o primeiro encontro, impressionei-me com sua vergonhosa falta de coragem. Por esse motivo, duvido que ele diga o nome dos políticos que pagou, apesar de estar na cadeia. Pressionado, ele sempre recorre à barganha mais rasteira, distribuindo ameaças. No artigo "A última sobre Dantas", citei alguns dos fatos que podem atemorizar Lula e o PT. Recomendo sua releitura, em particular o trecho sobre o encontro de Lula com a diretoria do Citibank.

Naji Nahas, o parceiro de Dantas, é protagonista de um episódio que, até hoje, ninguém se interessou em apurar. Em fevereiro de 2006, em "Para entender o caso Nahas", denunciei seu envolvimento numa negociata da Telecom Italia. Dois anos depois, em fevereiro de 2008, na coluna "Fantasioso? Sórdido?", finalmente consegui reconstruir o caso, a partir de um documento do diretor-financeiro da própria Telecom Italia. Servindo-se de um doleiro e de um contrato com Nahas, a empresa reuniu 1,3 milhão de dólares em dinheiro vivo. O dinheiro, segundo testemunhas de um inquérito italiano, foi usado para corromper políticos em Brasília, entre abril e maio de 2003, no comecinho do mensalão.

O inquérito italiano cita igualmente os 25 milhões de euros que a Telecom Italia pagou a Naji Nahas. Tratei do tema em "Esperei Godot. E ele apareceu". Um dos diretores internacionais da Telecom Italia declarou à justiça milanesa que Naji Nahas recebeu o dinheiro em virtude de "suas ligações com os aparatos institucionais brasileiros, como o Ministro da Fazenda", Antonio Palocci. Esse depoimento foi disponibilizado na internet. Antes de publicá-lo, conferi sua autenticidade com seu próprio autor, o diretor internacional da Telecom Italia, Giuliano Tavaroli. Alguns pilantras me acusaram de ter recebido o documento de Daniel Dantas. Como assim? Daniel Dantas estaria tentando incriminar seu sócio Nahas?

Foi por tudo isso que, ao acordar, olhei pela janela e pensei:

- Oba!

E pensei também:

- Naji Nahas está me processando. Será que ele vai poder comparecer ao tribunal?

E pensei, por último:

- Onde está Marcos Valério? E Delúbio Soares? E José Dirceu? E Roberto Teixeira, o compadre de Lula, contratado por Dantas? E Duda, contratado por Dantas? E Kakai, contratado por Dantas? E Delfim? E Della Seta? E Lula?

A prisão de Daniel Dantas e de Naji Nahas é a chave para entender o que aconteceu no Brasil nos últimos 10 anos. Vou ficar olhando pela janela à espera de notícias.

Escândalo chega na imprensa nacional

Foto
O blog do Claudio Humberto, um dos mais acessados do país vem com matéria sobre o escândalo que está mostrando as entranhas do governo Luiz Henrique da Silveira. "Editor da revista Metrópole, o publicitário Nei Silva (foto J.L. Cibilis Fotojornalismo) está fazendo um estrago no governo de Luiz Henrique (PMDB-SC): ele cobra supostas dívidas que chegariam a R$1, 5 milhão por um projeto sobre descentralização, iniciado em 2005, envolvendo a revista, out-doors e pesquisas de opinião. Com sinal verde do então secretário de Planejamento Armando Hess, Nei obteve apoio de empresários catarinenses através dos secretários regionais". Beba na fonte.

Daniel Dantas volta a ser preso pela PF

O banqueiro Daniel Dantas voltou a ser preso. O juiz decidiu pela prisão depois de analisar novas provas que, segundo ele, incriminam Dantas. A Polícia Federal de São Paulo foi encarregada de cumprir a ordem de prisão. Dantas havia deixado a carceragem da PF às 5h35 desta madrugada e até agora não retornou. Dantas, sua irmã Verônica e outros nove funcionários do banco Opportunity foram beneficiados por um habeas corpus concedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, no final da noite desta quarta-feira (9). Todos tinham prisão decretada e foram procurados durante a Operação Satiagraha da PF, que investiga desvio de verbas públicas e crimes financeiros. Dois deles não chegaram a ser detidos. Os demais deixaram a carceragem da PF nesta madrugada. Leia mais no blog do Noblat. Beba na fonte.

"Incinerem tudo!". Foi a ordem


Durante reunião do Secretariado Estadual em Gravatal, no dia 3 de setembro de 2007, circulou a revista Metrópole com 23 fotografias do ex-governador Eduardo Moreira, outras tantas do secretário regional Gentil da Luz. Era o início da campanha de Moreira ao governo, em 2010. Vice-governador Leonel Pavan, espantado com a propaganda e com o número elevado de fotos de seu provável concorrente, profetizou: “Isto vai dar merda”. Chamou o secretário de Segurança, Ronaldo Benedet, e o secretário regional Acélio Casagrande para reiterar a advertência. A revista não tinha uma só foto de Pavan. Luiz Henrique, inteirado do conteúdo da revista, determinou que os milhares de exemplares fossem imediatamente incinerados. Leia nota completa no Moacir Pereira. Beba na fonte.

CPI da Descentralização dos Réus

Boicotada pela ação dos governistas, que impediram a convocação de Carminatti para dar explicações sobre o rumoroso caso, a oposição definiu estratégia a partir de agora: no encerramento do depoimento de Nei, PP e PT decidiram que vão continuar tentando a criação de uma CPI e, caso não consigam, já que os governistas são maioria, vão convidar para depor, outros envolvidos e testemunhas, como é o caso de Márgara Hadlich, contato comercial da revista Metrópole e que tinhas freqüentes contatos com as autoridades do Governo, inclusive pessoalmente com o governador Luís Henrique, com quem tratou detalhes da publicação durante o encontro do colegiado na cidade de Itá.
Para o deputado Joares Ponticelli, o Governo está atuando como o “dono de banca de jogo do bicho caloteiro”. Para Ponticelli, quem do Governo achava que Nei “iria se perder, se atrapalhar, quebrou a cara. Ele foi sereno, preciso e apresentou documentos, como a nota fiscal do hotel onde a representante da Metrópole esteve hospedada em Itá”.
Já o líder do Bloco Parlamentar PP/PV, Silvio Dreveck, encontrou o nome para a possível CPI: poderia se chamar CPI da Descentralização dos Réus, misturando o nome do livro que está no foco do escândalo com os “réus”, os envolvidos por todo o estado, como os secretários de desenvolvimento regional citados nas “maracutaias” do livro de Nei.

O show do Nei Silva

Foto: Jerônimo Rubim
Entrevista exclusiva de Nei Silva para o Cangablog com a participação de Cesar Valente. A entrevista, gravada em vídeo, será colocado no Canga(vídeo)blog e no De Olho na Capital a partir desta sexta-feira. O Nei abriu o coraçãozinho e contou tudo...ou quase tudo.

Foto: Cibils Fotojornalismo

A "coletiva" de Nei Silva, acontecida terça-feira, na Assembléia Legislativa foi bastante concorrida. Presentes representantes de rádios, TVs, blogs e jornais além de deputados das bancada do PP, PT e PV anfitriões do acontecimento. A chegada de Nei Silva à Assembléia Legislativa teve cenas de filme americano. Assédio de fotógrafos, cinegrafistas, radialistas com seus gravadores e presentes fotografando com telefones celulares. Nei Silva não acrescentou muita coisa além do que está escrito no livro A descentralização no Banco dos Réus e nas informações que deu em entrevista exclusiva na redação do cangablog que começa a ser divulgada em vídeo a partir de sexta-feira. Mas ouvi-lo de viva voz foi interessante. Nei mostra calma e segurança. Está treinado. Os detalhes, os nomes e os sobrenomes dos portagonistas da "ópera bufa" fizeram a alegria de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas presentes. O governo se mantém em silêncio e acuado. Convidados a participar do debate, representantes do governistas sumiram. O único peemedebista a aparecer foi o deputado Édison Andrino, que diga-se de passagem, não é governista. Mantém posição independente em relação ao governo que o perseguiu e alijou de qualquer processo político.

Foto: Cibils Fotojornalismo

Almoço da bancada do PMDB
No almoço de bancada do PMDB, terça-feira, o nervosismo era geral. Deputados esbravejavam e se perguntavam se não haveria maneira de estancar a sangria. Embora afirme que "tudo não passa de intrumento eleitoral", no dia do depoimento de Nei Silva, o líder Herneus de Nadal teve que socorrer-se de medicamento para acalmar os nervos. A prova de que o governo está acuado é que parte para a ofensiva tentando desqualificar quem o acusa. Rebater as acusações jamais. A liberação de gravações (legais, com autorização judicial ?) de conversa entre Nei Silva e o advogado do PP, Gley Sagás, é a prova da tensão do governo. Aliás, sempre que agiu sob pressão, o governo só fez crescer ainda mais o escândalo. Os "planos" engendrados pelos aspones governamentais acabam sendo tiro-no-pé. A prisão com flagrante forjado de Nei Silva é uma prova disso. A partir daí a "grande" imprensa (RBS), atropelada pelos blogs, começou a noticiar o escândalo que não parou mais de crescer.

Sindrome de Estocolmo
Nei Silva afirmou que a presença do delegado do Deic, Renato Hendges, não o constrangia. Pelo contrário "fui muito bem tratado pelo Renato e até fizemos amizade", afirmou Nei. Um dos momentos mais "emocionantes" da reunião foi a participação do delegado Renatão. Após a grave denúncia de que Renatão havia colocado seu nome sobre o carimbo com o nome do secretário Ivo Carminati (conhecido como inspetor Closeau, aquele do filme A Pantera Cor-de-rosa) Renatão pediu a palavra e, se dizendo nervoso, confessou que havia colocado o seu nome no documento usado no momento da prisão de Nei. Renatão, dizendo ser apartidário e profissional deu uma definição intreressante para a lambança entre a revista Metrópole e o governo do estado: “Parece aquela história do sujeito que quer receber dívida do jogo do bicho na Justiça”. O deputado Joares Ponticelli aproveitou o gancho e afirmou que banqueiro de bicho paga o prêmio e que no caso o caloteiro era o governo.

Escândalo com vida própria
Bem, agora é aguardar os próximos passos do escândalo que, pelo jeito, virou gente grande e anda sozinho. Os partidos PP, PT e PV agora querem convidar a ex-funcionária da revista Metrópole, Márgara Haddlich, para comparecer no plenarinho e, a exemplo de Nei Silva, abrir seu coraçãozinho e maravilhar os presentes com detalhes bem esclarecedores das relação incestuosa do governo com a Metrópole. Expectativa no ar. Márgara foi quem manteve contato mais assíduo e próximo com o governador Luiz Henrique da Silveira durante o período em que as relações entre governo e Metrópole eram "só alegria". Segundo relatou ao jornalista Cesar Valente, Márgara tem e-mails e provas das relações comerciais entre o governo e a revista. Coisa que ainda não apareceu e que desperta curiosidade geral.

Investigação no Ministério Público
Além da enxurrada de informações que diarimente são veiculadas na imprensa agora o Ministério Público Estadual também está investigando as denúncias contidas no livro A Descentralização no Banco dos Réus, do empresário Nei Silva. O Grupo Especial de Apoio ao Gabinete do Procurador Geral de Justiça (Geap), com três procuradores, está investigando as informações sobre os fatos ali narrados pelo dono da revista Metrópole. Duas representações são examinadas. Uma impetrada pelo Partido Progressista e outra enviada pelo juiz Leopoldo Bruggmann, em cuja vara tramita o processo criminal contra Nei Silva por suposta extorsão.

09 Julho 2008

ANJ protesta contra censura a blog

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou nota à imprensa protestando contra a decisão da juíza Betânia de Figueiredo Pessoa Batista, da 20ª Zona Eleitoral de Santarém, no Pará, de proibir o jornalista Jeso Carneiro de comparar no seu blog a atual prefeita Maria do Carmo (PT) com o ex-prefeito Lira Maia (DEM). No comunicado, o vice-presidente da ANJ, Júlio César Mesquita, classifica a decisão como censura e afirma que “mais do que proibir o exercício do jornalismo e de inibir o exercício do direito de liberdade de expressão e de opinião, o que se pretende é determinar como o jornalismo deve ser feito”. Beba na fonte.

08 Julho 2008

Das colunas sociais para as policiais

O flagrante, feito pelo Jornal do Almoço, do médico Fernando Slovinsky cobrando consultas e exames do SUS em hospital público caiu como uma bomba na sociedade Florianopolitana. Casado com uma das mulheres mais ricas do estado, Patrícia da Silva Grilo, neta do lendário cacique político Aderbal Ramos da Silva, Fernando Slovinsky foi afastado do Hospital Celso Ramos após a veiculação da matéria em rede estadual de TV. Nos últimos tempos a polícia e a imprensa tem furado a fina casca que encobre uma certa "elite" catarinense e mostrado os podres de seus integrantes. Tem sido assim no meio empresarial, político e instituições públicas. Estão migrando das colunas sociais para as colunas policiais. Deve ser moda!


PF enjaula Celso Pitta, Daniel Dantas e Naji Nahas


A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, o banqueiro Daniel Dantas e o empresário Naji Nahas na operação denominada Satiagraha, que investiga desdobramentos do caso mensalão. Todos eles foram presos em suas residências nesta manhã. Segundo informações preliminares da assessoria de imprensa do órgão, Celso Pitta e Naji Nahas foram presos em São Paulo, e Daniel Dantas, no Rio de Janeiro.
De acordo com a Polícia Federal, foram expedidos 24 mandados de prisão e 56 de busca e apreensão. A PF informou que os três detidos encabeçam uma suposta quadrilha que teria cometido crimes financeiros. As investigações do caso começaram há um ano e meio.
No total, cerca de 300 policiais de quatro capitais brasileiras estão trabalhando na operação: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. A PF informa que doleiros conhecidos e familiares de Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, também estão entre os presos, mas ainda não divulgou os nomes. Mais esclarecimentos serão fornecidos pela PF em uma entrevista coletiva, que deve acontecer ainda nesta terça-feira, em São Paulo. Matéria do site UOL últimas notícias.

Márgara tem provas contra o governo

Desde que o nome Márgara Hadlich surgiu no rol dos personagens que protagonizaram a relação incestuosa do governo do estado com a Revista Metrópole o assunto pegou "mais velocidade". Hoje é o DC, do grupo RBS, que vem com matéria do repórter João Cavallazzi, dizendo que Márgara não só confirma as denúncias de Nei Silva como acrescenta mais informações além de afirmar que tem provas materiais, e-mails, comprovando as relações do governo com a revista. Márgara, 35 anos, foi contratada para fazer as matérias sobre o projeto de descentralização em três edições da revista, no ano de 2006. Segundo matéria do DC, "ela garantiu que, entre outras coisas, possuiu vários e-mails enviados por secretarias regionais com a relação das empresas que eram "parceiras" do governo, e, por isso, deveriam ser procuradas para anunciar na revista. Márgara explicou que "mais de 50 empresas" anunciaram na Metrópole depois da interferência de secretários de Desenvolvimento Regionais, que, segundo ela, atuaram sob orientação direta do Centro Administrativo". Leia matéria completa. Beba na fonte.

07 Julho 2008

Saiu no DC

Deu no Roberto Azevedo, colunista do Diário Catarinense da RBS. Meu deus! Tá todo o mundo falando do assunto!


Contraponto

Empresário Ivonei Silva, o Nei, explica à coluna que não partiu dele o fax onde consta a relação de empresas vencedoras de licitação, fornecida pela Secretaria Regional de São Joaquim, e que circulou pelas redações na sexta-feira passada. O material serviria para a prospecção de clientes para a Revista Metrópole. Nei também afirma, com base na entrevista de Ivo Carminati à coluna, que o secretário "falta com a verdade" sobre o número de vezes que conversou com ele e sobre o fato de tê-lo ameaçado de prisão por extorsão.

Todo o mundo tá falando do escândalo

Deu no blog do Prisco Paraíso do jornal A Notícia do grupo RBS. Agora é sangria desatada:


Atrapalhado como nunca

O governo do Estado está devendo à opinião pública catarinense explicações mais convincentes e definitivas sobre o rumoroso caso do livro "A Descentralização no Banco dos Réus". Estranho que a gravação da conversa entre o empresário Nei Silva e o secretário Ivo Carminatti (Coordenação e Articulação) tenha partido do dono da revista "Metrópole". Normalmente, grava quem é alvo da extorsão.

Além de o governo não ter contestado até hoje nenhuma parte do livro, também surpreende o fato de o governo ter levado mais de seis meses para montar um flagrante contra Nei Silva. Afinal, em outubro de 2007, o governo recebeu a notificação extra judicial. E durante um semestre inteiro nada fez, esperando que o assunto certamente caísse no esquecimento

Tenacidade

Nei Silva reitera, por e-mail, que o flagrante de extorsão foi construído pelo governo para desqualificar denúncias inseridas no livro. "Orientei Dr. Ricardo Gallotti (advogado) para solicitar ao juiz Leopoldo Brüggemann a liberação do livro para publicação."
O dono da revista "Metrópole" diz continuar empenhado em "desmascarar" o governo, acuado também com os processos que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral, por abuso do poder econômico.

Mergulho

Praticamente todos os membros do governo já falaram sobre o episódio com a revista "Metrópole". Além do próprio governador e do vice, o secretário Ivo Carminatti, o presidente da Celesc, Eduardo Moreira, e vários secretários regionais. Quem ainda não deu o ar de sua graça, apesar de citado sistematicamente, é o secretário de Comunicação, Derly Anunciação.

Ponticelli pede investigação de Carminatti

Presidente estadual do PP e vice-líder da Bancada, o deputado Joares Ponticelli protocolou hoje, no Centro Administrativo do Governo, um pedido para que a comissão de Ética do Executivo (ou órgão semelhante) investigue o envolvimento do secretário da Articulação, Ivo Carminatti, no caso em torno do livro “A Descentralização no Banco dos Réus”, de Nei Silva. Gravações de contatos telefônicos, exibidas pela RBS TV, mostram que o secretário (juntamente com o ex-secretário de Estado do Planejamento, Anselmo Hess) eram bastante próximos do autor do livro, e que existiria, sim, um acordo para que este publicasse matérias na revista Metrópole enaltecendo e elogiando a “obra” da descentralização, bem como, o governador e outros membros do primeiro escalão.
Ponticelli não conseguiu encontra-se com o governador em exercício, Francisco Oliveira Filho, que estava fora do Centro Administrativo cumprindo uma agenda bastante concorrida. Nessa terça-feira Ponticelli vai entregar para a imprensa, cópia do documento encaminhado hoje.

Internet censurada

A restrição imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral ao uso da internet como instrumento de propaganda fechou as portas do mundo virtual para a divulgação de informação jornalística e de manifestações individuais sobre candidatos. A limitação está prevista na Resolução nº 22.718, uma espécie de guia para as eleições municipais deste ano. O ponto mais polêmico é o fato de o TSE ter equiparado legalmente a internet ao rádio e à televisão, que são concessões públicas. A legislação eleitoral proíbe a mídia eletrônica de difundir opinião favorável ou contrária a candidato e ainda de dar tratamento diferenciado aos postulantes. Já os jornais e revistas, que são empresas privadas, não sofrem restrições. Matéria completa no Folha online. Beba na fonte.

Candidato descuidado pode ser cassado

"A partir do primeiro minuto do domingo (6), os candidatos homologados nas convenções partidárias e registrados até este sábado (5) na Justiça Eleitoral estarão liberados para saírem em busca de votos. Eles precisam ficar de olho nas regras para evitar problemas, que podem custar pesadas multas e, inclusive, a cassação do registro se houver comprovação de abuso de poder econômico. A realização de showmícios, a doação de brindes e o uso de outdoors estão proibidos. Postes de luz, placas de trânsito e pontos de ônibus não podem mais ser utilizados para fixar bandeirolas, faixas ou adesivos e, para pintar muros ou instalar painéis dos candidatos, só em bens particulares e com autorização do proprietário". Leia matéria completa no site do TRE/SC. Beba na fonte.

Partido do Crime tem até contrato social

"Como se fosse uma empresa, o Primeiro Comando da Capital não tem apenas "contrato social" - sua constituição criminosa com 16 artigos - que dita as regras para seus "empregados" dentro e fora dos presídios. A facção elabora também relatórios disciplinares. Neles são registradas as punições - ou seja, "suspensões do serviço" - e as exclusões, espécie de demissões por justa causa de seus integrantes ou "irmãos", chamados de "I" nos relatórios. Todos os casos são julgados por um "conselho" e a decisão é tomada por maioria de votos". Leia matéria completa no Estadão. Beba na fonte.

06 Julho 2008

Marido traído

O presidente francês Nicolas Sarkozy foi o último a saber da libertação de Ingrid Betancourt. A operação das forças de inteligência colombiana, com treinamento de consultores israelenses, logística americana e apoio constante das temidas forças especiais britânicas Special Air Service (SAS) que conta com veteranos de todas as guerras do século XX, foi feita em segredo. O chefe de estado francês só ficou sabendo da liberação de Ingrid às 9:20 da noite do 2 de julho, quando ia encontrar-se com sua esposa Carla para jantar. Foi interrompido por um telefonema de um diplomata francês que lhe disse: "Ingrid foi libertada". Leia matéria completa em espanhol no El Clarim. Beba na fonte.

Campeche: Ambientalista condenada

A bióloga e oceanógrafa Tereza Cristina Pereira Barbosa (foto), do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC, foi condenada pelo juiz Hélio do Valle Pereira, da Vara da Fazenda Pública da Capital, em ação civil pública promovida pela Fundação Municipal de Meio Ambiente - FLORAM, a demolir edificações e executar a recuperação ambiental em uma área de 3.663 m2 localizada na região conhecida como Mato de Dentro, no morro do Lampião, Campeche. A área é propriedade da ambientalista e endereço da ONG ISA - Instituto Sócio-Ambiental Campeche. O juiz condenou-a, também, ao pagamento dos honorários advocatícios arbitrados em R$4 mil, mais as custas processuais. Em 2003 foi divulgado no site do Movimento Campeche Qualidade de Vida - MCQV (www.campeche.org.br) uma denúncia de perseguição da Prefeitura Municipal contra Tereza Cristina Pereira Barbosa. A denúncia faz menção a um abaixo-assinado “da comunidade em repúdio à perseguição”, mas não há nenhum abaixo-assinado acessível no site. Matéria completa no site Ilha Capital. Beba na fonte.

Prisão de Nei foi tiro no pé

A entrevista de Márgara Hadlich, para o jornal Diarinho vem colocar mais gasolina na fogueira do escândalo das relações do governador Luiz Henrique com a Revista Metrópole. Todos os depoimentos públicos dos "laranjas" do governador vão caindo por terra dia-a-dia. Com a divulgação do diálogo do secretário Ivo Carminatti com Nei Silva pela RBS TV a coisa "garrou velocidade". Na verdade, sem a prisão do Nei Silva por extorsão, acredito que a RBS teria calado. Acabou tendo de divulgar a "armação" e aí a solução de gênio elaborada pelos aspones do governo virou um tiro no pé. A coisa está cada dia mais quente. Pelo que diz Márgara fica claro que a relação do governador com a revista é uma realidade. Os detalhes da reunião do secretariado em Itá e de outras reuniões das quais ela participou deixa claro o envolvimento de todo o governo Luiz Henrique. É, agora estão como rato em guampa: quanto mais corre mais se aperta.

Robert Doisneau

Foto do francês Robert Doisneau. Doisneau ficou famoso pela foto abaixo "O Beijo do Hotel de Ville" que é considerada a fotografia mais vendida da história. Veja outras fotos de Doisneau bebendo na fonte.

O martírio de Ingrid Betancourt

O que foi mais duro durante seu cativeiro?

O mais duro? Tudo, mas se for preciso enumerar, eu diria que as correntes. Estar dormindo e acordar de um momento para o outro com as correntes. Isso faz a gente se sentir miserável. E ser tratada pior do que um cão. Isso é muito duro.

O que mais recorda desses momentos?

As marchas. Era terrível ter de marchar com a roupa úmida, caminhar sob maus-tratos permanentes, com animais à espreita, numa escuridão total e, na maioria do tempo, sob a chuva. O outro era a recusa de nos darem remédios. Eu adoeci de coisas simples, coisas que um tratamento simples poderia combater: diarréia, vômito, úlcera. Mas a guerrilha não queria me ajudar e foi por esse descaso que, em vários momentos, fiquei em estado grave. E a gente não se dá conta disso. Eu descobria a gravidade do meu estado no olhar de meus companheiros. Leia entrevista completa no Estadão. Beba na fonte.
Assinar: Postagen

Um comentário:

  1. Gostei muito deste site e por isso resolvi colocar uma mensagem para conhecimento de todos. Já existe uma maneira de se fazer grampo de celular. Chama-se telefone espião. Você pode encontrar no site www.celularespiao.net

    ResponderExcluir