sábado, 14 de março de 2009

17 Janeiro 2009

RicRecord dá o segundo "pialo" na RBS

Do blog do Damião:


"A segunda decisão judicial favorável à RIC-Record, na tarde deste sábado, desmonta o esquema preparado pela Federação Catarinense de Futebol, a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina e o Grupo RBS.

O equívoco gigantesco: as entidades envolvidas, mais o grupo de comunicação, acreditaram que um contrato com a RIC-Record poderia ser rasgado sem-cerimônia e sem-vergonha.

Acreditaram que o poder econômico poderia derrubar o contrato, a concorrência e a Justiça. Investiram milhões, fizeram festa, centenas de chamadas televisivas, e chegaram ao cúmulo da subserviência, acertando o nome do troféu – RBS 30 Anos, em homenagem às três décadas de chegada da rede gaúcha em Santa Catarina. Como se não houvesse no Estado empresas catarinenses de comunicação merecedoras do troféu: a rádio Guarujá – que transmite futebol desde a década de 1940 – completou 65 anos. O Correio Lageano completa 70 anos de circulação este ano" . Matéria completa. Beba na fonte.

RBS leva ré da Justiça

A RBS levou uma ré da Justiça que assegura direito da RIC Record de transmitir jogos do Campeonato Catarinense 2009. Na verdade é uma liminar a favor da Ric. Tem água pra rolar ainda e vocês sabem como são as coisas. Quem pode mais chora menos. Duvido que fique assim. Acho que a RBS, no final, "consegue" (eheheh) ganhar o que quer. engraçado que não saiu nada nos órgãos da RBS. Nadinha de nada. Ô imprensa danada essa!

Tá lá no blog E agora o que eu faço?. Beba na fonte.
O Mosquito não perdeu a oportunidade e deu uma tijolada também.
"A juíza de Direito da 2a. Vara Cível da Capital, Denise Volpato, acabou de deferir liminar em favor da Rádio e Televisão Record S/A (RIC Record), nos autos do processo 023.09.004493. Caso a decisão não seja acatada pela Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina e RBS TV, a multa diária será de R$ 100 mil".

Segue a a íntegra da decisão:

DECISÃO: ANTE O EXPOSTO, exercendo prerrogativa legal, defiro o pedido de antecipação de tutela formulado para assegurar à autora (TV Record) o direito de transmitir com exclusividade as partidas do Campeonato Catarinense de Futebol 2009, sob pena, em caso de desobediência comprovada nos autos, ser imposta aos requeridos, solidariamente, multa diária equivalente a R$100.000,00 (cem mil reais), nos moldes previstos no art. 461 do CPC. CITEM-SE, com as cautelas de lei. Intimem-se, inclusive para se manifestarem as partes sobre a admissão da RBS TV Florianópolis S/A como assistente simples. PRAZO: O prazo para responder a ação, querendo, é de 15 (quinze) dias, contados da juntada do aviso de recebimento no processo. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo Autor na petição inicial (art. 285, c/c o art. 319 do CPC).
Denise Volpato
Juíza de Direito

Bucha de canhão


O movimento dos praças, que tem gerado tantos problemas para eles e para o governo, enfrenta um problema momentâneo: a falta de divulgaçao de seus atos devido às "férias coletivas" da maioria dos blogs, hoje uma grande fonte de informação independente (até a página 26) no país. A grande imprensa, a RBS, bem essa trata do assunto de outra forma normalmente levando o governador, seu patrocinador, livre. Mas o Cesar Valente fez um esforço e abandonou as férias para fazer um comentário, assaz pertinente. No final, o Cesar coloca aquilo que já havia falado neste blog: os PMs estão servindo de bucha de canhão e massa de manobra tanto para o governo como para os políticos. Não gosto de comentar nem me meter em assunto de milico. Me dá urticária. Mas nesse caso o assunto é de dar pena pela ingenuidade. Tão ferrados, vão se ferrar mais e não percebem o que está acontecendo. Estão como rato em guampa: quanto mais corre mais se aperta. Publico abaixo parte do cometário do Cesar. Comentário completo só bebendo na fonte.

"Os praças descobriram, há algum tempo, que têm votos capazes de eleger um deputado. Foram com entusiasmo às urnas. Pois bem, a vida ensinou que a coisa não é tão simples: um deputado só não faz verão. E, ainda que o sonho bolivariano do praça venezuelano que virou presidente perpétuo possa povoar os sonhos de praças de todo o continente, talvez no Brasil o caminho não seja este. Eu, se fosse da Aprasc, também iria querer uma República dirigida por sargentos, cabos e soldados como a que Hugo Chávez tenta implantar naquele país outrora famoso pelas belas misses. Mas por aqui parece que, apesar dos namoros de Lula aqui e ali, ainda não estamos maduros para este tipo de volta para o futuro.

Bom, o fato é que a entrada da virtual candidata do PT ao governo do estado em 2010 na jogada, a favor da Lei virtual 254, dando o pontapé inicial na campanha justamente ao lado da Aprasc, coloca os bravos e sofridos praças mais uma vez na incômoda posição de massa de manobra. Só espero que, desta vez, eles tenham melhor sorte".

16 Janeiro 2009

A proliferação do Groove

Mancadas da imprensa

Essa recebi do Paulo Dutra sobre manchete de capado jornal "Gazeta do Povo", do Paraná:

Olá, Sérgio, salve!

Você sempre consegue desencalhar imagens "infernais" que estão lá em nosso inconsciente adormecidas e trazem boas recordações, como esse filme aí do Donald e do Zé Carioca...
No romance "Estranhos no Paraíso" que escrevi em 1989 e que o Fausto Wolff assegurou (tenho a carta escrita e assinada por ele) ser um dos melhores romances que ele leu escrito por alguém nascido depois de 1945, sem o pretender, fiz uma capa nos mesmos moldes (inspiração) do Sargent Pepper`s dos Beatles, com os ícones da minha geração na capa, estão lá, entre outros, os Beatles, Hemingway,Sartre, Vinícius de Moraes, Luis Carlos Prestes, Marthin Luther King, Geraldo Vandré, Cassius Clay, Jimy Hendrix, Janis Joplin, Carmem Miranda, John Wayne, Che Guevara, Charles Lindemberg, Neruda, Freud, Pelé, Ezra Pound, Elvis Presley, Orson Wells, Picasso, Plínio Marcos, Gandhi, Woodstock, Brecht, Poe, Marx, James Dean, Creedence, Marilyn Monroe, John e Jackie Kennedy, Oscar Niemeyer, Luis Gustavo (in,O Beto Rockfeller), a seleção brasileira da Copa de 1970, Bertrand Russel, Agostinho Neto, Scott Fitzgerald, Humphrey Bogart, Bernard Shaw, o homem chegando a lua... E a revista "O Pato Donald" trazendo a primeira história do Zé Carioca (como não tinha ainda histórias suficientes para se constituir em uma revista mensal, durante muitos anos, o Zé Carioca apareceu no Pato Donald).
Disnney, o próprio, criou o Zé Carioca, segundo a lenda, dentro do Copacabana Palace no Rio de Janeiro, foi inspirado pelas inúmeras "piadas de papagaio" quke ouviu.
A criação obedecia a um projeto de buscar aliados para os EUA com vistas a Segunda Guerra Mundial...
A recuperação desse filme é interessante, considerando (o Zé Carioca é de 1942) as imediações dessa data...
Parabéns, tudo isso é cultura, no meio de tanta insolência, um oásis perfeitamente respirável...

Abração do viking!

GOOD LUCK, MR. ALFRED!

Por Olsen Jr.

Está no nosso imaginário, o mordomo se chama Alfred e o motorista Jarbas. Devemos isso, creio, às revistas em quadrinhos. Trazemos da infância, portanto e perpetuamos ainda que somente nas blagues, explico:

No dia 21 de dezembro recebi um e-mail com um aplicativo bem humorado e que tornou a mensagem mais agradável de ser lida. Anexo, vinha uma explicação dizendo que poderia instalar aquilo no meu computador. Segui os tais passos anunciados e fiquei surpreso com o resultado. Logo nas primeiras horas, todas às vezes que recebia um e-mail, aparecia o mordomo (que logo passei a chamar de Alfred) caminhando na tela, com os passos ressoando solenes, parava ali embaixo no canto direito do meu computador, de fraque, com uma bandeja na mão onde estava um robusto envelope de cor marrom, levemente estufado, como se contivesse um livro, olhava para mim e aristocraticamente dizia: “e-mail, sir!”... Logo passei a responder “thanks, Alfred!” e ele com os mesmos passos reverberando na biblioteca, saia da minha vista.

Isso foi só no começo. Depois ele aparecia, eu acessava a caixa e não tinha nada. Estranhei. Os dias foram passando e tudo se repetia sem que e-mail algum aparecesse.

Bueno como se diz no Sul, talvez fosse o reflexo das festas natalinas, ano novo, enfim, havia uma ressaca geral e todos estavam dando uma folga para os compromissos, ditos protocolares.

Outro dia o meu filho ligou perguntando se já tinha dado uma olhada na casa que estava alugando, disse que não recebi o e-mail; depois foi a moça da seguradora perguntando se tinha recebido o boleto para pagar, repeti que não... E aí me ocorreu enviar um e-mail para mim mesmo... Fiquei pasmo, nada. Comecei a sentir que havia um problema. Por sugestões técnicas, ligo para a provedora, repito todos os passos da reinstalação dos programas, enfim, eles então me enviam dois e-mails para testar, e recebo-os sem maiores problemas. Acreditei que ninguém tinha tentado se comunicar mesmo, acontece, pensei. Queria ser um ermitão e estava conseguindo em uma medida, digamos, desproporcional a solidão almejada para escrever apenas mais um romance.

No dia oito de janeiro, estou olhando para a tela do computador, o dito wallpaper onde apareço com uma roupa jeans abraçando a blumenauense Vera Fischer, que está magérrima num longo vestido cor de rosa com seus instigantes olhos azuis e um brilho que revela contentamento além do normal, menos por mim, naturalmente, mas pelo recente desempenho na peça “The Graduate”, traduzida aqui como “A Primeira Noite de um Homem”, quem pode, pode... Foi aí que percebi num canto da tela, junto com dezenas de outros ícones aquele envelope marrom que o Alfred costumava me mostrar sempre que tinha uma nova mensagem. Não tive dúvidas, cliquei ali, e para surpresa minha, começaram a aparecer todos os e-mails que não havia recebido nos últimos 19 dias. Coisa de louco...

Bem, sem o pretender, no dia 21 eu havia instalado um novo programa no meu computador, um “concorrente” (na verdade uma cópia) do Outlook, só que colorido e com um “bônus” representado pelo Alfred, o mordomo.

Dei uma espiada em todos os e-mails, um a um, sei, portanto quem se comunicou, mas iria respondê-los sem pressa. No outro dia o técnico esteve aqui e suprimiu o tal programa e com ele todas as mensagens. Fiquei chateado, palavra.

Tudo ocorreu depois de ter conversado civilizadamente com o Alfred, não culpei a crise norte-americana, nem uma hipotética mágoa pela separação dos Beatles, tampouco a ansiedade para ver o Internacional ganhar tudo esse ano e muitíssimo menos, os descaminhos pelos quais se perdeu o ex-P(MDB) velho de guerra, simplesmente afirmei que um escritor (nesse tempo de crise) não poderia se dar ao luxo de ter um mordomo, ainda que se chame Alfred. Ele entendeu e foi embora. A fleuma inglesa prevaleceu, mas quer saber? Acho que estou com saudades dele!

(Publicado originalmente no jornal A Notícia)

Walt Disney e o Rio de Janeiro

Quem mata um é assassino, quem mata milhões é conquistador, quem mata todos é Deus

De Janer Cristaldo respondendo a um dos leitores do seu blog:

"Meu caro Fernando: Não tenho preconceitos. Preconceito não é falta de inteligência, como você o define. Preconceito é fazer juízos a respeito do que não se conhece. Eu não faço juízos a respeito do que não conheço. Só os faço sobre o que eu conheço. Não tenho preconceitos. Tenho pós-conceitos. É diferente. Preconceito, por exemplo, é chamar de abominável o Homem das Neves, que afinal de contas ninguém ainda viu de perto. Por que então abominável? Não interpreto a Bíblia. Nunca interpretei. Deixo isso para os teólogos. Eu a exponho como ela é. Muitas vezes, publico capítulos inteiros da Bíblia sem fazer um único comentário. Se isto choca, o que choca é o texto bíblico, não o cronista. Não tenho responsabilidade alguma nos massacres provocados por Jeová e muito menos nos massacres que Jeová autoriza ao Povo Eleito executar. "Você ofende o Deus que bem ou mal guia a vida de milhões". Eu não ofendo Deus nenhum. Para começar, Deus não existe. Impossível ofender o que não existe. Me reservo no entanto o direito de tecer comentários àquele deus proposto pela Bíblia. Eu o comento como personagem literário, assim como comentaria o Quixote ou Pantagruel. Por esse personagem, não tenho nenhum respeito. Leia mais. Beba na fonte.

Os dez mais

Do site Faz Caber:

Embalados pelas já tradicionais listas de final de ano. Nós do Faz Caber decidimos juntar o util ao agradável e palpitar na paixão nacional, o futebol. Mas ao invés dos exercícios de achologia abundantes em tempo de pré-temporada, puxamos a sardinha para o lado visual do futebol. Fizemos uma eleição aqui na redação e escolhemos os 10 escudos mais bonitos da Séria A do Campeonato Brasileiro.

A eleição foi o mais imparcial possível e o valor estético foi colocado acima do amor clubístico. Abaixo colocamos os 10 vencedores. E você, concorda com a ordem dos eleitos? Faça seus comentários.

Internacional (RS)Flamengo (RJ)Botafogo (RJ)Corinthians (SP)Fluminense (RJ)

Atlético (PR)Sport (PE)Santos (SP)Atlético (MG)São Paulo (SP)

15 Janeiro 2009

Barrigada do Noblat

Com a nota intitulada “Prisão do bispo Edir Macedo foi expedida”, o Blog do Noblat deu barriga e publicou, erroneamente, que a Justiça Federal teria aceitado denúncia do Ministério Público Federal e aberto processo criminal contra o dono da Record e outros seis diretores da emissora. “Eu recebi essa informação e publiquei, mas era uma informação antiga”, disse o jornalista Ricardo Noblat, sem dar maiores explicações. Poucas horas depois, Noblat se retratou. Na nota “Processo contra bispo Edir Macedo foi arquivado”, publica um comunicado enviado pela assessoria de imprensa da emissora. “A direção da RECORD tomou conhecimento da notícia publicada hoje pelo seu Blog 'Prisão do bispo Edir Macedo foi expedida', fato que não confere com a realidade. É importante esclarecer que os autos processuais foram arquivados e tanto o acionista Edir Macedo como os demais diretores foram absolvidos da acusação”, diz a nota. Do site Comunique-se.

Izabel e Gringo no Érico's


O Bar do Érico, Lagoa da Conceição, já está entre as melhores e mais frequentadas casas noturnas na Ilha. Sempre com músicos de primeira linha, o Erico's Música & Bar, apresenta, Izabel Padovani ( www.izabelpadovani.mpbnet.com.br ) cantora que vem se destacando na nova geração de músicos brasileiros. Desde sua volta ao Brasil em 2005 vem recebendo elogios da crítica especializada e prêmios - foi a vencedora de um dos mais importantes concursos de música do país em 2005, o Prêmio Visa. Com Izabel o renomado baixista Ronaldo (Gringo) Saggiorato que tem uma trajetória reconhecida na cena musical brasileira e internacional. Gringo é integrante do Grupo Dr. Cipó, arranjador e diretor musical dos últimos trabalhos da parceira Izabel Padovani. A dupla comemora 7 anos de trabalho e convidam para o show dois integrantes da nova geração de músicos catarinenses: Leandro Fortes e Mauro Borghezan. O show será no sábado, dia 31, no Éricos's Música & Bar na Lagoa em Florianópolis.

Associaçao denuncia britânicos por maus tratos

Maus tratos contra brasileiros, recusas de entradas, decisões do governo britânico que “ferem os mais básicos direitos humanos”, serão relatados no Palácio Itamaraty, ao Diretor do Departamento das Comunidades Brasileiras no Exterior, Embaixador Eduardo Gradilone. O porta-voz será o presidente da Associação Brasileira no Reino Unido – Abras, Carlos Mellinger. As reclamações serão entregues na próxima segunda-feira, 19/01/09, às 11h00. Prisões, recusas de entrada, deportações, falecimentos, exploração do trabalho e tráfico de humanos são alguns dos problemas que estão na pauta. A associação de brasileiros com sede em Londres, Abras, conta com mais de três mil filiados no Reino Unido. A diretoria da entidade espera abrir ainda esse ano uma filial em São Paulo. Atualmente presta serviços como orientação ao imigrante brasileiro que tem o Reino Unido (Londres em especial) como destino. Além de auxiliar em casos nada agradáveis como falecimentos e prisões de brasileiros, a associação presta serviços de auxílio na obtenção de vistos, auxílio no preenchimento de formulários, apelos de decisões desfavoráveis do governo britânico, busca antecipada de acomodações, escolas, alimentação, transporte e trabalho. Além dos serviços que a Abras prestará no Brasil, será elaborado um manual ou cartilha de orientações gerais aos emigrantes. Dessa forma, ainda do Brasil, os imigrantes poderão contar com dicas. Ricardo Wegrzynovski (Brasília)

13 Janeiro 2009

Tá dominado


"Foi na primeira fila de um desfile de moda que a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, participou nesta segunda-feira de seu primeiro evento público desde que decidiu repaginar o visual. Resultado: cinegrafistas e fotógrafos se dividiam na tarefa de registrar não apenas a passagem das modelos, com autoridades ao fundo, mas cada expressão da mulher mais assediada do governo, durante a abertura da feira Couromoda, em São Paulo. Com o rosto redesenhado por uma discreta cirurgia plástica, Dilma carregou na maquiagem, com direito a batom vermelho, blush e sombra rosa, como só era possível perceber no zoom das câmeras fotográficas. Sem os óculos que costuma usar em eventos mais discretos ou em assinaturas de documentos, ainda chamava a atenção o novo corte de cabelo da ministra, um pouco mais curto, milimetricamente desarrumado e com mechas claras. Uma franjinha, também levemente desarrumada, dava o toque final". Leia matéria completa. Beba na fonte.

Por unanimidade, Justiça mantém Marcos Valério preso

Deu no Estadão:
Por decisão unânime, os três desembargadores da Primeira Turma do Tribunal Regional Federal (TRF), em São Paulo, acabam de decidir pela manutenção da prisão preventiva do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado criminalmente por formação de quadrilha, denunciação caluniosa e corrupção ativa.
Os desembargadores rejeitaram pedido de habeas-corpus impetrado pela defesa de Valério. Preso há 94 dias, desde 10 de outubro, Valério é réu da Operação Avalanche, investigação da Polícia Federal sobre suposto esquema de desmoralização de dois fiscais da Fazenda estadual que autuaram em R$ 104 milhões o dono de uma cervejaria, amigo do empresário Marcos Valério. O desembargador Luiz Stefanini, relator do caso, assinalou o poderio econômico e político do grupo ao qual estaria ligado Valério. Beba na fonte.

Por Toda a Minha Vida

Queridos leitores, como devem ter percebido, coloquei ao lado um link para o documentário Por Toda a Minha Vida, sobre a vida e a carreira do Tim Maia. Revi-o, estes dias, e decido compartilhar com vocês. É muito bom. Produzido pela Globo Filmes, o documentário tem a participação de várias estrelas do meio artístico brasileiro. Desde Nelson Mota, Erasmo Carlos, a Sandra de Sá e Jorge Benjor. Divertido e trágico como tudo que Tim Maia fazia. Fez sempre o que quis e pagou por isso. Adorei o documentário. Divirtam-se!

Olsen submerso

O meu amigo Olsen Jr. andava meio submerso. Não aparecia há dias e nem na Kibelandia tive notícias dele. Agora fico sabendo que está dedicado a um novo romance ( a escrever um romance). Submergiu e de repente voltará com um bom livro para nós. Descobri que, repassando a vida de um dos seus personagens, acabou na Chapecó de 1967 onde o personagem apaixonado era embalado pela musica Ritorneró in Ginocchio da Te trilha do filme com Gianni Morandi. Antecipo aqui para vocês apenas a trilha, pois pouco ainda sei do livro.


Revolução, Cháves e carne moída


De Yoani Sánches em seu blog Generación Y:

"Como motivo de meio século daquele 1 de janeiro de 1959, os cubanos pudemos comprar - através do sistema de racionamento - meia libra de carne moída. Este sentimento de humor que frequentemente (vontade de botar uma trema) nos salva da neurose não deixou escapar ao inesperado manjar e o batizou como "o picadinho enviado por Cháves", uma alusão a evidente ajuda econômica que chega da Venezuela.

Um processo político da envergadura de uma revolução socialista deveria aspirar - em seus 50 anos de aniversário - um resultado mais ambicioso e festas mais pomposas, porem não tem muito a dar. Ainda que pareá uma frivolidade, para muitos cubanos a venda desta carne de vaca foi o feito mais importante ocorrido nestes dias. Seu sabor será a lembrança que manterão de um dezembro cinza e um janeiro mais demacrado ainda, onde nem sequer se ouveram promessas de possíveis melhorias ou reformas"" .

Legal ou legítimo ?

Do Les Paul
"A APRASC não reconhece o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar (RDPM) e o Código Penal Militar como leis legítimas, pois estão erigidos sobre princípios discriminatórios e anacrônicos. Essas leis ilegítimas ferem direitos constitucionais e não estão em conformidade com os anseios da população."

Apesar de se perceber que a grande maioria da população concorda com as reivindicações e a cobrança da palavra empenhada e não honrada por LHS, não dá pra concordar com o jogo vernacular da nota quanto à legitimidade do Código Penal Militar. A discussão é se é LEGAL e não legítimo. Enquanto for LEGAL e não houver uma declaração de INCONSTITUCIONALIDADE, mesmo que incidental de alguns preceptivos (artigos), o que pode acontecer se requerido em alguma das ações que imagino que a APRASC esteja movendo, o movimento - que ratifica o respeito à hierarquia -fica sujeito à letra fria da lei (mesmo que anacrônica, ilegítima, extemporânea etc etc etc) e sua legalidade (enquanto não for declarado o contrário). No mais, resta esperar que o governador cumpra o que prometeu e que a PM catarinense - até bem pouco tempo um exemplo de eficiência - possa manter seus quadros bem remunerados e tranqüilos quanto ao futuro de suas famílias.

12 Janeiro 2009

Aprasc promete lutar até a morte

Aprasc está com novo site no ar. Depois de ter dois sites censurados a pedido do governador Luiz Henrique, os praças de Santa Catarina estão na luta de novo. O movimento dos praças, enrolado pelo governador e há 3 anos sem reajuste salarial continua resistindo. Luta contra a força do poder político e tenta chamar a atenção da sociedade para suas reivindicações. Abaixo as principais deliberações da última assembléia. Entre elas manifestação pública durante o Planeta Atlântida promovido pela RBS. Para acompanhar o novo site clique aqui.

DELIBERAÇÕES DA DIRETORIA APRASC

A diretoria da Aprasc (Associação de Praças do Estado de Santa Catarina) reunida extraordinariamente no último domingo (11/01), no Centro da Capital do Estado de Santa Catarina, decidiu:

- Continuar com a vigília cívica montada em Florianópolis e São Miguel do Oeste e com a coleta de assinaturas, por tempo indeterminado, ampliando para outras cidades do Estado esse trabalho;

- Realizar atos públicos onde haja grande concentração de pessoas, a começar pelo Planeta Atlântida 2009;

- Utilização de carros de som para divulgar o movimento dos praças e o repúdio às atitudes ditatoriais do governador Luiz Henrique da Silveira;

- A articulação em nível nacional de um ato público em solidariedade a Aprasc e a luta dos praças e familiares, com a participação de entidades do movimento popular e personalidades públicas;

- Participação da Reunião Extraordinária da ANASPRA (Associação Nacional de Praças), que se realizará em Florianópolis nos dias 15 e 16 de janeiro, tendo como um dos temas centrais a situação dos praças em Santa Catarina;

- Ampliação da assessoria jurídica que está em regime de plantão 24h por dia;

- No caso de qualquer punição aos participantes do movimento realizado entre 22 e 27 de dezembro de 2008, será liberada uma desfiliação em massa da Abepom (Associação Beneficente dos Militares Estaduais de Santa Catarina), entidade dirigida por oficiais, mas sustentada pelo grande número de praças filiados;

- Não será tolerada a punição ou prisão de qualquer praça que participou das atividades reivindicatórias. Caso ocorra tal fato, em qualquer cidade do Estado, os praças se mobilizarão imediatamente em apoio contra qualquer arbitrariedade cometida, e se apresentarão para cumprir a pena junto com os companheiros de luta;

A Aprasc é uma entidade legalmente constituída, possuindo no seu quadro de associados quase 10 mil filados, e representa legitimamente os praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina, sendo reconhecida por estes como sua interlocutora em qualquer negociação. A APRASC não reconhece o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar (RDPM) e o Código Penal Militar como leis legítimas, pois estão erigidos sobre princípios discriminatórios e anacrônicos. Essas leis ilegítimas ferem direitos constitucionais e não estão em conformidade com os anseios da população.

A Segurança pública não precisa dos regulamentos militares da forma como estão hoje, muito pelo contrário, tais regulamentos aplicam a “lei da mordaça”, impondo o silêncio da maioria diante dos abusos de autoridade de alguns, facilitando até mesmo o acobertamento de situação de malversação de recursos públicos.

Não somos contra a hierarquia e disciplina, muito pelo contrário. Nosso próprio movimento tem hierarquia e disciplina, assim como são conceitos e práticas existentes em qualquer relação humana, em qualquer instituição. O que defendemos é que a segurança pública possa ser planejada, discutida, debatida por todos os policiais e bombeiros militares em sintonia com as mais diversas entidades da sociedade civil. Queremos a hierarquia e a disciplina consciente e voluntária, feita pela compreensão mais elevada de que o fundamental é a qualidade e a quantidade do serviço que se presta à população. Para nós, é mais importante trabalhar bem para a sociedade do que aprender, na forma de autômatos, a dizer, sempre, “sim senhor”!

Queremos o que nos é devido de acordo com o que está previsto na Lei Complementar 254/03; queremos que coloquem o plano de carreira em prática, fazendo efetivamente os cursos ali previstos; queremos que mudem os regulamentos militares de forma a valorizar o ser humano que pensa e não a obediência cega; queremos um programa de moradia que garanta dignidade à família dos policiais, bombeiros e agentes prisionais; queremos mudanças nas estruturas de segurança, onde esteja em primeiro lugar as necessidades tão sentidas pela sociedade e não o orgulho de meia dúzia de oficiais que pensam que ainda estamos na monarquia absoluta.

Repudiamos com veemência a atitude do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, de pedir a dissolução (fechamento) da APRASC na justiça. Repudiamos a fechamento de nossas páginas na rede mundial de computadores. Repudiamos as ordens oportunistas, casuísticas e ilegais de sobreaviso por tempo indeterminado, emitidas pelo comandante geral da PM. Repudiamos a tentativa ilegal e proibir o uso de camisetas e estampas da APRASC (ou de qualquer outra associação) no interior das esferas e administração policial militar. Repudiamos os anúncios feitos pelo Governo e pelo Comando da PM de que não negociam com a APRASC, pois isso significa decretar ilegalmente que somos criminosos, sem trânsito em julgado de absolutamente nada. Repudiamos a atitude de alguns oficiais que estão coagindo empresas a deixar de prestar serviços à APRASC, pois nunca deixamos de honrar nenhuma obrigação com nossos fornecedores e temos quitado nossos compromissos financeiros sempre no prazo, ou antes mesmo de vencido o prazo. A justiça, um dia, haverá de se pronunciar sobre tudo isso, e dizem que ela tarda, mas não falha!

A mobilização continuará até que tenhamos encaminhamentos aceitáveis para nossas demandas. Aqui encontram uma categoria formada por homens e mulheres honrados, que cumprem suas obrigações, que reivindicam seus direitos, que já tiveram paciência demais com autoridades que não cumpriram suas obrigações e nem mesmo suas palavras. Nossa dignidade está acima de qualquer valor monetário, e muitos já têm jurado, mais uma vez, seguir lutando até a morte se isso for necessário.

Florianópolis, 12 de janeiro de 2008.

Deu no Cláudio Humberto

Globo quer distância da parabólica

O alto escalão da Rede Globo já decidiu: não quer afiliadas com canal na parabólica. Retirou do ar a Amazon Sat e a TV Diário, de Fortaleza. Deixou a BandNews e a RecordNews no satélite, sem concorrência. A TV Diário, que poderia fazer frente com notícias do Nordeste, teve restringida sua programação apenas ao Ceará. Resta saber se a Globo fará o mesmo com o Canal Rural, da influente afiliada gaúcha RBS.

11 Janeiro 2009

Paul Anka

Fechando a abrindo ciclos


Às vésperas do Natal encontrei com o Renatinho Schebela, amigo de longa data, no Shopping Iguatemi.

- Estou fechando o meu ciclo de Florianópolis. A cidade cresceu muito e estou indo embora para o mato.

Disse rindo. Achei engraçado e fantástica a firmeza da decisão. Havia vendido, naquele dia, a sua propriedade nos Açores - sul da Ilha. Partia à noite para o interior do RS onde se instalaria com uma pousada. Pois hoje encontro este convite na minha caixa de mensagens.

Caros Amigos
Anexo fotos do Refugio do Pomar, hospedaria que instalei vizinha ao Khadro Ling, templo budista de Tres Coroas - RS, onde estou vivendo agora.
Aguardo sua visita.

Endereço: Estrada do Laticinio, 1330 Parada 178 RS-20 Taquara ( distante 20 kmts antes de Sao Francisco de Paula e 28 kmts de Gramado)
Abraço grande
Renato
96686463

Domingo de chuva

Como diria o Ney Vidal: belo dia para cortar os pulsos.
A

Nenhum comentário:

Postar um comentário