segunda-feira, 1 de junho de 2009

Quem era do Jornal Afinal


O jornal Afinal número 1 saiu às ruas em maio de 1980 com preço de capa de 20 cruzeiros e 5 mil exemplares. irculava nas principais cidades de Santa Catarina até Chapecó.
No expediente poucos nomes de colaboradores. Nos números seguintes a quantidade de colaboradores foi crescendo, alguns assumindo a participação no jornal e outros se mantendo no anonimato para preservar seus empregos no governo. Tínhamos, por exemplo, uma fonte dentro do Tribunal de Contas do Estado que nos passava informações valiosíssimas. Na maioria das vezes colocava um envelope embaixo da porta do jornal com listas de nomes que tinham empregos fantasmas e outras informações do governo.
Nenhuma gráfica de S imprimia o Afinal. O jornal era proibido de vender em bancas mas era vendido na frente do Ponto Chique em "comando de vendas" que juntavam muita gente durante todo o dia. Das secretarias do governo vinham boys que compravam de 15 a 20 jornais de cada vez. Muitas pessoas, funcionários do governo, não tinham coragem de comprar o jornal na rua com medo de serem identificadas. Em todos os comando de venda a polícia secreta da ditadura estava presente. Tinhamos até um agente do DOPS que acabou ficando de estimação do Afinal. estava sempre no Ponto Chic e nos tratava com elegância. Mesmo quando nos levava presos. Não lembro o nome dele mas volta e meia o encontro na esquina da Felipe Schmidt com sua enorme barriga.
Vai aí o expediente com o nome de todos os colaboradores do jornal:

Redação: Sergio Rubim (Canga), Nelson Rolim de Moura, Jurandir Pires de Camargo, Eloy Galloti Peixoto, Ney Vidal Filho e Flávio Expedito de Carvalho. Esse era o "núcleo duro" do Afinal

Fotografia: Rivaldo Souza e Ezequiel Tiskoski
Colaboradores: Acary Palma, Bodão, Sérgio Bonzon , Cleusa Ramos, Maria Celeste,Branda, Deise Gomes, Daniel H. Filho, Nelson Wedekin, Yara Germer,Quinquinha, Valmeron, Silvio Rangel de Figueiredo, Paulinho Salles Oscar de Paula, Paulo Afonso (Piroco), Maurício Tratenberg, Rosana Bond, Tiné Yamamura, Kioko (Lord K), Manoel e Silva (arquitetura UFSC)

Correspondentes: Orlando Tambosi e Hilton Libos (São Paulo), Luiz Fernando Melgarejo (Recife), Horácio Goulart (Porto legre), Douglas Mayer e Cláudio Cambé (Paraná, Carlos Verçosa (Salvador)anderley Rodrigues (França) e Beto Stodieck (Nova York).

Provavelmente estão faltando vários nomes de colaboradores do jornal nesta lista. Quem lembrar de algum e quiser engrossar a lista é só mandar nos comentários.

Comentário
Canga
Parabéns pelo trabalho. Muito importante lembrar fo Afinal.
Celso

2 comentários:

  1. Canga
    Parabéns pelo trabalho. Muito importante lembrar fo Afinal.
    Celso

    ResponderExcluir
  2. Gaúcho `também` é corrupto é ducalho.

    Traduzindo: ``todo brasileiro é ladrão e corrupto. Descobrimos agora que, lamentavelmente, alguns gaúchos também possuem este defeito``.

    Vão se foder, gauchada. São mais ou menos corruptos. Mas, seguramente, são todos veados.

    ResponderExcluir