quarta-feira, 15 de julho de 2009

Como vivem os vagabundos que nós sustentamos

Folha de S.Paulo - Brasília - Valdo Cruz
Você sabia que todo funcionário terceirizado do Senado tem de registrar presença diária num moderno sistema de controle de ponto acionado por digitais? E que os servidores contratados, com estabilidade e salários bem mais elevados, não têm de passar por esse tipo de controle?
Você sabia que, depois da crise no Senado, está faltando vaga na garagem da Casa porque servidores que não apareciam decidiram dar o ar da graça? E que alguns ficam ali, aguardando uma vaguinha, até por uma hora, sem fazer nada?
Você sabia que há TVs de LCD espalhadas pelo Senado com pouca serventia? Uma delas instalada no canto de um corredor, onde ninguém para. Você, com certeza, gostaria de saber o autor da ideia genial de fazer essas comprinhas.
Você sabia que há registro de um servidor, num determinado mês, ter recebido contracheque somando R$ 80 mil? E que muita gente costuma receber contracheques extras sem saber o motivo?
Você sabia que o setor de segurança do Senado conta com 158 funcionários do quadro de pessoal? E mesmo assim contrataram quatro empresas para prestar serviços de... segurança.
Você sabia que há muita gente no Senado louquinha para essa crise acabar logo e não dar em nada? Gente que está se fazendo de morta pelos corredores da Casa e que não quer perder suas boquinhas.
Por fim, você sabia que tudo isso, e muito mais, é bancado pelos impostos que paga ao final de cada mês? E fica irritado em pagar por saber que não recebe de volta pelo menos parte em benefícios bancados pelo governo.
E, no final, ainda tem de ouvir do presidente Lula que nossa carga tributária não é tão alta assim e que na Suécia ela é maior. Se ele nos garantisse os mesmos direitos dos contribuintes suecos e prometesse uma geral no Senado, tudo bem. Mas estamos longe disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário