domingo, 12 de julho de 2009

O Divino no Campeche

Fotos de Jerônimo Rubim

Morar ao lado da Capela de São Sebastião, aqui no Campeche, tem as suas vantagens. Nos fundos de casa sou lindeiro com o cemitério da igreja o que é muito bom pois são vizinhos que não incomodam. Ao lado, a Igrejinha do século 19, é ponto turístico e de encontro para eventos dos mais variados. Os principais são duas festas: uma pagã, o carnaval, e outra religiosa: a Festa do Divino. É o ponto de partida do famoso bloco carnavalesco Onodi que, esse ano, conseguiu reunir mais de 3 mil pessoas.

Divino

Mas a grande festa é a Festa do Divino que stá rolando desde ontem, sábado, e reúne a comunidade do Campeche e moradores dos outros bairros. Nos dias que antecedem a festam grupo de nativos do Campeche partem para a "peregrinação" em busca de doações para a Festa. Nesta época, é comum encontrar os cortejos conduzindo os símbolos da devoção pelas comunidades. Essa “romaria” da bandeira precede a festa e, além de propiciar o contato dos fiéis com os símbolos, tem por finalidade o recolhimento de contribuições para auxiliar com as despesas dos festejos.

A bandeira percorre todas as casas, realizando a coleta dos donativos para grande festa. No início, a bandeira era acompanhada de alguns músicos e cantadores. Atualmente, poucas comunidades mantém esse costume, quando muito utilizando-se do tambor. Em Santa Catarina, a tradição vêm desde a chegada dos primeiros açorianos, entre os anos de 1748 a 1756. Na Ilha, apenas cinco locais mantém a tradição: Freguesia do Ribeirão da Ilha, Trindade, Lagoa da Conceição, Rio Vermelho e Campeche.

Banda da Lapa

Mas o legal mesmo é a apresentação de bandas durante a festa. Este ano a banda contratada foi a Banda da Lapa como é conhecida a Sociedade Musical e Recreativa Lapad do Ribeirão da Ilha. A banda fundada em 1896 e um sucesso.O repertório, bem variado, agrada a todas as idades. Vai de Vê se Gostas (Choro) a Tears in Heaven (Rock); de Tim Maia a Peter Gun´s Theme e por aí a fora. Com um domingo de sol como esse vale a pena dar umas passada pela festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário