terça-feira, 27 de outubro de 2009

Do meu leitor Everton


Caro Canga Bacudo !

O que tenho para te escrever nada tem a ver com o texto acima, mas algo que li, gostei e te envio para conhecimento, mesmo tendo 99% de certeza que tu, que é não é um bacudo, já conheces a história. Vamos lá...
"Lá pelas tantas chegou do céu Saint-Exupéry. Antoine de Saint-Exupéry, autor do O Pequeno Príncipe. Entre 1927 e 1931, em suas viagens aéreas para a Patagônia como piloto do correio aéreo francês, onde é que o sujeito aterrisava? Na Praia do Campeche, em frente à ilha homônima. Casualidade? Dos 9198 km do litoral brasileiro, algo existia ali para imanizar esse homen tão especial, atraindo-o exatamente para a ilha das pedras sagradas. Zé Perri, como os pescadores o chamavam, acabou batizando a praia onde chegava como Champ de Pêche - campo de pesca, em francês; ou Campeche, na língua do Deca, um pescador amigo. Dizem que Deca não subia por nada no avião do francês; e Exupéry não entrava no barco do manezinho de jeito nenhum. Mesmo assim a amizade durou anos".

Almanaque de Cultura Popular nr. 126

Everton

Everton sempre é cultura. Valeu pela bela história amigo. Tive a grata satisfação de conhecer o "seu" Deca. Acho que o ano era 1979. Passei uma tarde conversando com o velho pescador embaixo de uma árvore no páteo da sua casa aqui no Campeche. Estava fazendo uma matéria para o jornal O estado exatamente sobre sua relação com Saint Exupéry. O "seu" Deca tinha histórias incríveis sobre o francês e suas estripulias aéreas. O Morro do Lapião, aqui no Campeche, tem esse nome por que era onde os pescadores colocavam lampiões para sinalizar a aterrissagem noturna do francês. Mais algumas informações sobre Antoine de Saint-Exupéry no texto de Lelia Pereira Silva nunes.

Uma comunidade que guarda com orgulho na sua memória a lembrança das histórias do aeródromo construído pela Compagnie Générale Aéropostale utilizado como escala técnica obrigatória na rota Buenos Aires – Rio de Janeiro –Toulouse, do som barulhento dos aviões da Latécoére, em vôos noturnos, aterrizando com a ajuda providencial de lampiões acesos no morro Caboclo, hoje do Lampião, além da passagem do jovem piloto e escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) autor de “Correio do Sul”, “Vôo Noturno”, “Terra dos Homens” "Cidadela" e do carismático “Pequeno Príncipe” que o imortalizou.
De 1929 a 1931 o “Zé Perri,” como era conhecido pelos pescadores locais, em suas inúmeras escaladas no Campeche conviveu com o universo do pescador ilhéu partilhando seus hábitos, a pesca e suas cantorias. Uma lembrança perpetuada na memória histórica do Campeche, na denominação da rua principal do Distrito que leva o nome da obra mais conhecida de Saint-Exupéry “Pequeno Príncipe”. Uma lembrança partilhada e documentada pelo escritor e seus companheiros da Aéropostale como na passagem citada por Saint- Exupéry no livro “Vôo Noturno”(1931) ou na carta escrita por seu amigo Léon-Paul Fargue, em que revela: “Quantas noites eu passei a esperá-lo, nervoso e tenso, não que ele sempre estivesse atrasado, mas porque eu sabia que estava em Florianópolis ou em Ciranaica, e o rádio nada nos dizia sobre o regime de seu motor” (Souvenirs de Saint-Exupéry, 1945). Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário