terça-feira, 10 de novembro de 2009

Blogueira cubana é agredida

A blogueira cubana Yoani Sánchez foi agredida no último sábado (07/11), enquanto participava de uma manifestação pela paz, em Havana, capital de Cuba. De acordo com relato publicado em seu blog, ela foi colocada, a força, dentro de um veículo. Os agressores não informaram o motivo da ação.

O blogueiro Orlando Luis Pardo também foi detido e agredido junto com Yoani. Os dois circularam pelas ruas de Havana dentro do automóvel, até serem libertados perto de onde moram.

A organização internacional Human Rights Watch condenou o ataque contra a blogueira.

“As autoridades cubanas usam a força bruta para tentar silenciar a única arma de Yoani Sánchez: suas idéias. (...) A comunidade internacional deve enviar uma mensagem firme a Raúl Castro, de que estes ataques a vozes independentes são completamente inaceitáveis”, afirmou o diretor para as Américas da entidade, José Miguel Vivanco.

Yoani é conhecida internacionalmente pela atuação em seu blog, que denuncia atos contra os direitos humanos em Cuba. Pelo seu trabalho, recebeu os prêmios Ortega y Gasset, em 2008, e Maria Moors Cabot, este ano. Do site Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário