quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Vergonha nacional

Corte Suprema mantém censura ao Estadão

É impressionante o poder do clã Sarney. Pois o Supremo Tribunal Federal negou nesta quinta-feira (10), por seis votos a três, uma reclamação apresentada pelo jornal O Estado de S. Paulo, que pedia a revogação da decisão do Tribunal de Justiça do DF, que o proíbe de publicar informações sobre a Operação Boi Barrica, que investiga, entre outros, Fernando Sarney, filho do presidente do Senado. O ministro-relator, Cezar Peluso, disse que o instrumento utiliado pela defesa do jornal, a reclamação, “não preenche os requisitos formais para a análise”. Além disso, Peluso destacou que a imprensa não pode publicar informações sobre processos que estão sob segredo de Justiça. Votaram contra a censura os ministro Carlos Ayres Britto, Celso de Mello e Cármen Lúcia.

Nei deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Vergonha nacional":

Pois merece comentário. Sarney é o fundador da ditadura civil, quando assumiu a presidência sendo vice de uma chapa que perdeu o titular antes da posse. Ou seja, foi casuismo, foi golpe branco. Foi para estar até hoje no poder que ele deu esse golpe, chamado de redemocratização e que no fundo foi a consolidação do regime de 1964. Os golpistas se livraram dos militares, chamaram a ditadura civil-militar de regime militar, anistiaram os torturadores, engessaram o sistema político (em que o voto do grotão vale dez das capitais), manipularam o voto via marketing milionário e urna eletrônica, impuseram candidatos para o voto de cabresto ou o voto útil e por isso temos esse quadro.

Isso não faz parte da natureza. Foi algo construído, bem sucedido. E todo mundo embarcou no conto do Collor, do Phd Fhc ou no conto do operário. Não nos livramos da tirania, não temos nada a celebrar. Continuamos na ditadura. Se fosse democracia, não haveria censura nem um golpista de 64 seria o presidente do Congresso. Enquanto ficarmos abismados exclamando "mas não estamos numa democracia!?" e não nos convencermos de que não estamos, apesar das aparências, nada mudará.

O poder dos Sarney não é impressionante, é absolutamente lógico. Faz parte do sistema perverso que nos governa.

LesPaul deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Vergonha nacional":

O comentário do Nei é irretocável

Helio deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Vergonha nacional":

Falar o quê? O Nei disse tudo em poucas palavras. Que lucidez!
É uma aula!
Canga, obrigado pela postagem. Essa eu já copiei

Um comentário: