quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cesar Valente registra "vitória" do Uruguay

O jornalista/blogueiro Cesar Valente estava na hora certa no lugar certo: Montevidéu.
Assistiu e registrou a legria dos uruguaios com o excelente desempenho da sua seleção na Copa do Mundo. No filmete abaixo, Cesar consegue captar a emoção e alegria de um povo que finalmente resgata o seu futebol maravilhoso depois de tantos anos sem participar de uma Copa do Mundo.

La fiesta celeste

Estava ontem, por coincidência, em Montevideo e acabei assistindo parte da emocionante recepção que os uruguaios deram à sua seleção. Reuni algumas imagens que colhi na passagem da caravana por um trecho da Rambla, no filmete abaixo. Mas a cidade inteira estava em festa. As pessoas estavam alegres e contentes como se o Uruguai tivesse sido campeão do mundo. E, penso eu, com toda razão. Porque habitualmente devem sofrer bastante com o menosprezo dos argentinos, brasileiros e mesmo paraguaios, que respeitam muito pouco aquele país pequeno, que passou tantos anos amargando maus resultados.

E agora o Uruguai brilha, sob a batuta de um técnico chamado de professor não simplesmente porque é técnico de futebol, mas porque é professor de escola primária. Um professor de verdade. Admirado mesmo sem ser um profissional milionário do esporte. Que bom que pude estar em Montevideo ontem e sentir, apesar do vento sul gelado, a energia daquela boa gente envolvendo seus jogadores num abraço imenso, de várias horas. Desde 1970, quando saí às ruas em Florianópolis comemorando o tri, não me sentia envolto por sensações tão boas e emocionantes relacionadas ao futebol. Foi bonita a festa. Parabéns!





Nenhum comentário:

Postar um comentário