quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Movimento contra a corrupção é inócuo

 Isso é o que diz o leitor do Cangablog sobre a panfletagem que será feita em 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção:

Caro Jornalista,
O movimento em questão é inócuo.
O que se deseja é transferir a responsabilidade para o povão! Veja o título da palestra a ser feita, com todo respeito à dignidade do palestrante: "O que você tem a ver com a corrupção?" Você, eu, nés, como povo, não temos nada a ver!
Explico, e questiono: pode o povo?
1) Eleger e deseleger politicos incompetentes e expertos? Não. Não existem instrumentos para tal.
2) Os partidos politicos permitem a participação de militantes? Não. É só verificar o que, exemplarmente, ocorreu nas ultimas eleições.
3) Podem ser mandados pra casa, como funcionários públicos que não cumprem com os respectivos deveres de estado os juizes e ministros dos tribunais, judiciais ou de contas? Não. Não existem instrumentos para tal. São indicados por meio de confraria.
4) Os eleitos para o legislativo, ao assumir cargos no executivo, entregam o mandato? Não. Nem precisa de comentário este item.
5) Os poderes são independentes? Claro que não. Um se mete na vida do outro. E, se possível, nas atribuições.
Não foi a toa que na Inglaterra cortaram o pescoço de um rei pois o experto não gostava de cumprir orçamento nem prestar contas do numerário($)!
Falar aqui em orçamento é uma bobagem! Fazem mesmo o que querem, podem, devendo ou não!
Logo, falar em corrupção tem ha ver com democracia e participação. Deus me livre isto vir a ocorrer e perturbar as sinecuras instituidas!
Agora, jogar a responsabilidade no povão sobre o que ocorre, já é de uma maldade fenomenal. Muito inteligentemente isso foi inventado para transferir responsabilidades e colocar a culpa existencial no povão! Tiririca neles!
Do seu leitor,
Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário