quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Panfletagem contra a corrupção

O Dia Internacional de Combate à Corrupção, 9 de dezembro, será marcado por uma panfletagem no Terminal de Integração do Centro de Florianópolis e por um evento especial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação inclui palestra, debate e exposição das ações das entidades parceiras, entre outras atividades.
 
A panfletagem ocorrerá das 7h30 às 9h30, com a distribuição de materiais educativos. Já o evento na UFSC terá solenidade de abertura às 14 horas, seguida pela palestra do Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, tendo como tema a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?".
 
Após a palestra, será realizada mesa redonda com a presença da Promotora de Justiça Marina Modesto Rebelo, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do Ministério Público de Santa Catarina; de Marcelo Campos da Silva, Chefe da Controladoria-Regional da União no Estado de Santa Catarina (CGU); e de Darlei Dall'Agnol, Professor do Departamento de Filosofia da UFSC.
 
Em seguida, a Comissão de Ética Pública da UFSC apresentará o anteprojeto "O sentido da ética na UFSC" e lançará, ainda, um concurso de monografias com o mesmo nome. Durante o evento, tendas institucionais estarão expondo materiais diversos relacionados à prevenção e ao combate à corrupção das instituições parceiras. O evento, que acontecerá no Hall da Reitoria da UFSC, será encerrado com a entrega da premiação aos alunos catarinenses classificados no 4º Concurso Nacional de Desenho e Redação da CGU.
 
O Dia Internacional de Combate à Corrupção será promovido, em Santa Catarina, pelas entidades parcerias: Ministério Público de Santa Catarina; da Controladoria Geral da União; Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina; Ministério Público do Trabalho; Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas; Fundação CASAN; Instituto Consciência e Cidadania; Associação dos Tribunais de Conta; Receita Federal; Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais; e Secretaria Estadual da Fazenda/ DIAG.

Um comentário:

  1. Caro Jornalista,
    O movimento em questão é inócuo.
    O que se deseja é transferir a responsabilidade para o povão! Veja o título da palestra a ser feita, com todo respeito à dignidade do palestrante: "O que você tem a ver com a corrupção?" Você, eu, nés, como povo, não temos nada a ver!
    Explico, e questiono: pode o povo?
    1) Eleger e deseleger politicos incompetentes e expertos? Não. Não existem instrumentos para tal.
    2) Os partidos politicos permitem a participação de militantes? Não. É só verificar o que, exemplarmente, ocorreu nas ultimas eleições.
    3) Podem ser mandados pra casa, como funcionários públicos que não cumprem com os respectivos deveres de estado os juizes e ministros dos tribunais, judiciais ou de contas? Não. Não existem instrumentos para tal. São indicados por meio de confraria.
    4) Os eleitos para o legislativo, ao assumir cargos no executivo, entregam o mandato? Não. Nem precisa de comentário este item.
    5) Os poderes são independentes? Claro que não. Um se mete na vida do outro. E, se possível, nas atribuições.
    Não foi a toa que na Inglaterra cortaram o pescoço de um rei pois o experto não gostava de cumprir orçamento nem prestar contas do numerário($)!
    Falar aqui em orçamento é uma bobagem! Fazem mesmo o que querem, podem, devendo ou não!
    Logo, falar em corrupção tem ha ver com democracia e participação. Deus me livre isto vir a ocorrer e perturbar as sinecuras instituidas!
    Agora, jogar a responsabilidade no povão sobre o que ocorre, já é de uma maldade fenomenal. Muito inteligentemente isso foi inventado para transferir responsabilidades e colocar a culpa existencial no povão! Tiririca neles!
    Do seu leitor,
    Vitor.

    ResponderExcluir