terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cinco vidas e um destino

Fuçando na internet encontrei por acaso esta maravilhosa reportagem de Roberto Pompeu de Toledo para a revista Veja. Era 1994 e disputavam a presidência da República Leonel Brizola, Fernando Henrique Cardoso, Orestes Quércia, Lula e Esperidião Amin.
 A reportagem é um primor de conteúdo e forma jornalistica. Escrita a partir de depoimentos dos candidatos e de parentes próximos, mostra as diferentes origens sociais e econômicas dos personagens relatando acontecimentos marcantes em diferentes momentos de suas vidas.

"O comentário é que se cobriu aqui um período que vai de 1922 - nascimento de Leonel Brizola - a 1966 - tragédia familiar dos Amin - e que se percorreu uma distância geográfica que vai de Garanhuns a Porto Alegre, com foco em cinco famílias de variadas origens sociais e situação econômica. A observação é desnecessária porque, primeiro, o leitor já o terá percebido por si mesmo e, segundo, porque deve concluir daí o que bem entender. Fica porém a sugestão de que as diferentes origens sejam um sinal de inesperadas brechas de oportunidades, num país que freqüentemente ainda se imagina dominado por uma elite dirigente reduzida e fechada". (Veja)

Para ler a reportagem clique abaixo e entre no acervo digital da revista Veja. Lá procure a edição de agosto de 1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário