sábado, 26 de fevereiro de 2011

Do leitor Eduardo Guerini

Prezados,
Que todos tenham um bom retorno em 2011.
Começamos um ano novo, com velhas promessas para  educação, melhoria de qualidade do ensino, ampliação da oferta  e acesso universal ao nível técnico e superior.
Por outro  lado, os vultuosos recursos dispendidos para esta área vital requerem  além de prédios e instalações, recursos humanos habilitados e especializados em áreas do conhecimento distintas. Várias notícias dão conta de professores  não habilitados nas séries iniciais, no ensino fundamental, no ensino técnico e  superior. Uma pequena avaliação demonstra como estamos aquém do ideal para darmos o salto de qualidade. O investimento em educação não potencializa uma sociedade de um ano para outro, leva uma ou mais décadas, quando não perdemos uma geração. Os  últimos reajustes que os nobres representantes  se auto- concederam é  vital para demonstrar a força dos gestos - salário minimo , reajuste de 5,9% ; salário dos deputados e senadores,  reajuste de aprox. 64%; ministros de Estado e Presidente da República - 130%. Esta é a verdadeira valorização proclamada em pronunciamento pela Presidente da República? E nossos representantes , o que diriam de um professor que tem piso salarial de R$ 950,00?  Pergunto a todos deste fórum, vcs suportariam o atraso nos salários ?  Condições precárias ?
Pois bem,  temos fundos  que sempre parecem não ter fundos...
Temos remunerações que a burocracia do Estado brasileiro retarda o pagamento para  todos aqueles que executam as tarefas para o público-alvo.
Temos responsabilidade para com o Estado, somente o Estado não tem nenhuma responsabilidade conosco...
Atrasos, burocracias  e toda uma série de debilidades são visíveis em todos os cantos da gestão pública brasileira , em todos os seus níveis, independente de região  ou município. Pergunto : Quando sairemos da letargia para pedir qualidade , dignidade e respeito aos educadores deste País?
Quando os gestores de gabinete sairão de sua surrada explicação sobre a ineficiência do sistema ?
Quando deixarão de nos tratar com "imbecis letrados", com atrasos e desculpas esfarrapadas?
Como dizia J.Stuar Mill em seus Ensaios sobre Utilitarismo " É preferível ser um homem insatisfeito que um porco satisfeito".
Deixo esta reflexão para todos vcs notarem como se trata a educação pública neste pais....
Abs e boa semana.
Eduardo Guerini 

Diego Wendhausen Passos deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Do leitor Eduardo Guerini": Um absurdo mesmo. Para os deputados aumentarem o próprio salário deles, não levou 10 minutos, enquanto a votação do salário mínimo, foram horas de discussão. Além disso, parece que o cargo de deputado virou profissão, uma categoria, com remunerações e verbas de gabinete muito pomposas, enquanto a saúde e a educação, áreas que não rendem tantos votos, como realização de obras (asfalto) e exposição na mídia, aliado aos gastos elevados em marketing de determinadas figuras políticas.
A conclusão a que chego: nossos "representantes" políticos são rápidos e eficientes quando interessam a eles, e alguns dos exemplos, estão acima. 

Um comentário:

  1. Um absurdo mesmo. Para os deputados aumentarem o próprio salário deles, não levou 10 minutos, enquanto a votação do salário mínimo, foram horas de discussão. Além disso, parece que o cargo de deputado virou profissão, uma categoria, com remunerações e verbas de gabinete muito pomposas, enquanto a saúde e a educação, áreas que não rendem tantos votos, como realização de obras (asfalto) e exposição na mídia, aliado aos gastos elevados em marketing de determinadas figuras políticas.

    A conclusão a que chego: nossos "representantes" políticos são rápidos e eficientes quando interessam a eles, e alguns dos exemplos, estão acima.

    ResponderExcluir