terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

QUANDO OS RATOS FOGEM DO NAVIO

Por Janer Cristaldo
Cronistas metidos a cosmopolitas, aqui no Brasil, estão evocando seus turismos ao Cairo, suas visitas às pirâmides e suas fotos junto a camelos como currículo para deitar cátedra sobre o que está acontecendo no Egito. É um certo narcisismo intelectual, tipo “olha como eu sou viajado e entendo de Oriente Médio”. Pensei em sequer citar o nome destes pavões, para não poluir minha bitácora. Para não fazer mistério, vou citar.

São os dois mais conhecidos medíocres que empestam o jornalismo nacional. O imortal bolsa-ditadura Carlos Heitor Cony e aquele outro cronista extremamente coerente, o Arnaldo Jabor. E por que extremamente coerente? Porque seja quem estiver no poder, ele está sempre com o poder. Já puxou o saco de Fernando Henrique. Quando o Analfabeto subiu ao poder, largou o do Fernando Henrique e passou a alisar o do Analfabeto. Mal Lula deixou o poder, passou a acarinhar o da presidenta. Jamais vi no jornalismo, ser tão mais vil. Ou tão servil.


Para analisar a situação no Oriente Médio, os argutos analistas começam sempre evocando sua visita às pirâmides. É a decadência do jornalismo tupiniquim.

Também estive no Egito, subi o Nilo de Cairo a Assuã, vi as pirâmides, a Esfinge, Luxor, o Vale dos Mortos. Vi também miséria, imundície, falta de higiene. Vi água saindo da pia de um trem com cor de petróleo. Vi meninos nadando junto às felucas para pedir esmolas aos turistas. Estive em um hotel cinco estrelas, em cuja banheira Cleópatra deve ter-se banhado e, em homenagem à bela, nunca mais foi lavada.

Estive também em outros países árabes. Sempre como turista. Sem conhecer a língua e me comunicando um pouco em inglês, outro tanto em francês e no mais das vezes por gestos. Nada disto me autoriza a uma análise mais profunda do que ocorre por lá. Um jornalista me pergunta: “cara, quem é que está coordenando os levantes nos países árabes? Se é que alguém está coordenando. Tem ideologia? Ou uma coisa é uma coisa e outra é outra bem diferente? Tens idéia do que está acontecendo?” Leia mais. Beba na fonte.

Um comentário:

  1. Postagem, no mínimo, injusta. Arnaldo Jabor, em diversos momentos, criticou fortemente o governo Lula. Elogiou quando foi possível, mas no mais das vezes criticou. O YouTube está aí para comprovar.

    ResponderExcluir