quarta-feira, 15 de junho de 2011

DOCUMENTOS SECRETOS


O SIGILO DOS DOCUMENTOS CONTINUARÁ ETERNO?

    A verdade continuará encoberta?

    O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) anunciou que será retirado o regime de urgência do projeto sobre o sigilo dos documentos públicos.

 
    Em entrevista publicada no jornal “O Estado de são Paulo”, no dia 13 de junho, a ministra das relações institucionais, Ideli Salvatti afirmou que o governo Dilma Rousseff apoiará as mudanças no texto para atender a Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP).

    Os dois senadores defendem a possibilidade de sigilo eterno de documentos ultrassecretos.

    A retirada da urgência fará com que a proposta fique nas mãos de Collor, presidente da Comissão de Relações Exteriores, sem qualquer pressão de tempo para votação. A discussão sobre o sigilo tem como base uma proposta enviada pelo então presidente Lula ao Congresso ainda em 2009, chamada de “Lei de Acesso à Informação”.

 
    Para a historiadora Célia Costa, a manutenção do sigilo eterno representa o “atraso total” na política brasileira de acesso à informação. “Nenhum segredo justifica privar a sociedade (de informação)”, ressaltou.


    “Não reconheço Collor como alguém que tenha a competência de avaliar a competência deavaliar essa questão”, afirmou a militante baiana Diva Santana, do Grupo Tortura Nunca Mais. “São documentos gerados por agentes públicos. Não deveriam ser incluídos entre os que precisam de sigilo”, reforçou.


    A declaração do presidente do Senado, de que os documentos podem “reabrir feridas” foi contestada pelo atual presidente do Grupo Tortura nunca Mais na Bahia, Joviniano Neto: “Ao contrário do que disse Sarney, para cicatrizar uma ferida, é preciso conhecê-la e tratá-la”, assinalou. “A maior sequela da tortura é a falta de reconhecimento social desse sofrimento”, afirmou.

     A ideia do sigilo permanente é um retrocesso lastimável. “É uma inversão do processo de  construção democrática”, reforça o historiador Carlos Fico, da UFRJ.

     Seria um novo bloqueio à liberdade de busca de expressão e esclarecimento, ainda mais num momentos em que aspira-se à Comissão da Verdade, que se empenhará em abrir arcanos da ditadura militar.

     Por que sonegar documentos fundamentais ao esclarecimento de controvérsias institucionais?

     É bíblico: só a verdade nos libertará.

     Toda a justiça busca o não-esquecimento: não se pode permitir que o olvido apague do espaço público o que aconteceu.

      É fundamental usar a memória como sinal de alerta permanente. 

Emanuel Medeiros Vieira 
(Salvador, junho de 2011)

Comentário - Não sabemos ao certo o que está sendo escondido da população pelo governo.
Mas, podemos supor algumas coisas: Plano de Invasão do Paraguay, com apoio militar dos EEUU, para controlar definitivamente o contrabando.
Plano da descoberta da vacina contra o câncer elaborado pelo SUS.
Plano da construção do novo avião brasileiro, pela Embraer, capaz de voar sem a interceptação dos radares.
Plano ultra-secreta, denominado BOX TWO, para acabar com o caixa dois das campanhas eleitorais. 
E o grande plano para acabar com desvio de dinheiro público, em obras de custo superfaturado, chamado BUILD & MONEY.

Elias, o analista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário