quarta-feira, 27 de julho de 2011

CALIGRAFIA

    Por Laurita Mourão

    Querido Sergio, grande Canga !
    Certamente você já deve estar sabendo que o pequeno Estado norteamericano de Indiana - pequeno dentro dos parâmetros daquele imenso país mas super civilizado sobretudo se comparado com alguns dos nossos menos progressistas Estados brasileiros! - tornou oficial a partir do início do próximo ano letivo que se inicia em setembro, que suas Escolas NÃO MAIS ensinarão seus alunos a escreverem a "letra-de-mão": só se ensinará a escrever em teclados! No caso, teclados de computadores conta feita que nos Estados Unidos todas as crianças possuem seu próprio "LapTop". 

 
    Não sei se você é do tempo em que havia uns cadernos com uma linha mais estreita entre as linhas normais que serviam para que nos exercitássemos em aperfeiçoar a letra: era a chamada "letra cursiva" que nos preparava para receber notas altas em "CALIGRAFIA" !!!
Pois bem, em Indiana, de setembro em diante - e certamente será imitada por todos os demais Estados norteamericanos como também pelo resto do mundo ocidental - os alunos que quiserem aprender a escrever a mão em letra cursiva na forma considerada ainda hoje por nós como normal, terão que pedir às Escolas aulas especiais porque já não constará mais do "curriculum oficial" o ensino do cursivo!


    Pessoalmente, estou chocada pensando nos meus 13 bisnetos que não poderão ler as cartas de família que eu cuidadosamente guardo nos meus "arquivos implacáveis" como eram chamados os do João Condé no "Suplemento Literário dos Domingos" do carioca jornal "A Manhã" cujo Diretor Responsável era o nosso inesquecível catarinense
Governador Jorge Lacerda.


Abraços cordialíssimos, 

Laurita(Linhares Mourão de Irazabal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário