quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Neonazistas caem em pegadinha


O público de um show neonazista, realizado na Alemanha, foi surpreendido ao descobrir que as camisetas que eles receberam como lembrança do evento tinham uma mensagem secreta anti extremista. Mas ela aparecia apenas depois de a roupa ser lavada.
    O slogan das camisetas inicialmente combinavam com o tom do show: “rebeldes linha dura”, ilustrado por uma caveira e bandeiras nacionalistas.
    Mas, uma vez lavadas, as frases se transformavam na mensagem de um grupo oferecendo ajuda aos extremistas de direita dispostos a abandonar as ideias nazistas. “Se sua camiseta pode fazer, você também pode – ajudaremos você a se afastar do extremismo de direita”, diz o slogan depois da primeira lavagem.
    As roupas foram entregues pelos organizadores a 250 pessoas no show Rock for Germany, em Gera, após serem entregues como doações anônimas. Na verdade, foram fornecidas pelo EXIT, grupo que ajuda pessoas a se dissociar de neonazistas.
    Contrariado, o organizador do festival, Gordon Richter, do partido de extrema direita NPD, chamou a pegadinha de desperdício de dinheiro: “É patético gastar dinheiro para fazer algo assim.”
    Bernd Wagner, fundador do EXIT, disse que a ideia era alcançar pessoas que pensam em deixar o neonazismo. “Queríamos conscientizar essa gente sobre nosso programa, especialmente entre os jovens e os menos comprometidos”, disse Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário