sábado, 22 de outubro de 2011

Radialista de Joinville chupa Cangablog na íntegra

Radialista Beto Gebaili, do joinvillense Jornal da Cidade, copia matéria do Cangablog na íntegra e assina como se fosse sua. O "chupador" não se deu nem o trabalho de trocar o título. Parceiro do ex-prefeito Marco Tebaldi, os dois são réus em mesmo processo, Gebaili é picareta conhecido na cidade por sua extensa ficha criminal. 

    Parafraseando Vicente Mateus: A fama é uma faca de dois legumes!

    Este blog acaba de ultrapassar a marca dos 10 mil acessos diários. Tá ficando conhecidinho. Hoje, pauta grande parte da imprensa de Santa Catarina. O DC quando não dá o furo que levou, "suita" minhas matérias.

    É um sarro!!!!! Lá no bar, a gente se mata de rir!

    O Ministério Público já tem agido em função de denúncias do cangablog, o que é muito salutar, pois a imprensa comprometida escamoteia matérias com denúncias de corrupção do governo, que é a sua maior fonte de renda. Compreensível!

    Mas a fama  tem seu outro "legume": a chupação. 

    O radialista chupador   
    Chupar matéria de outro jornalista e assinar seu nome em baixo é de um anti profissionalismo atroz. É coisa de estelionatário, 171! Aliás, o que não seria novidade para um elemento que tem três identidades diferentes. Leia matéria aqui.
 
    Pois foi o que aconteceu no Jornal da Cidade. Um radialista chamado Beto Gebaili, que assina a coluna Cidade Verdade, não tem nenhuma preocupação em relação aos direitos autorais de outros jornalistas. Pior, acha que seus leitores são ignorantes e vão engolir tudo que publica.

    Pelo jeito, ignorante é o radialista. Ignora o mundo globalizado. Ignora a rede mundial de comunicação e acha que seus leitores também ignoram.

    Deu com os beiços na torneira!

    Recebi dois telefonemas e cinco e-mails de leitores que perceberam a farsa e botaram a boca no trombone.

     “Anatomia de um picareta” 
    Gebaili foi tema do livro-reportagem de conclusão do curso de Jornalismo de Dary Júnior, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em 1996. A obra escrita há 10 anos tem como título “Anatomia de um picareta – O egoísmo ético de Beto Gebaili”. A banca da universidade – uma das mais conceituadas do País – deu nota 10 com louvor, nota inédita até aquele ano. Depois de formado, Dary Junior chegou a atuar durante vários anos como repórter na sucursal da TV Globo, em Curitiba. O livro-reportagem pode ser adquirido ou pesquisado na hemeroteca da Univali. (Ricardo Weg - Gazeta de Joinville)

      Condenado na justiça
     Ele se julgava intocável, poderoso e acima da própria Justiça. Pois o juiz João Marcos Buch, titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville, deixou claro que Antônio Alberto Gouveia Gebaili pouco difere de grande parte da marginalidade que assusta Joinville. Não adiantou contar com os amigos que trocam favores por adulação na mídia e nem os reféns de suas críticas. Gebaili foi condenado a um ano e seis meses de detenção por calúnia. (Ricardo Weg - Gazeta de Joinville). Mais sobre o picareta aqui.

    Sr. Gebaili, essa matéria que o Sr. chupou, me deu muito trabalho. Gastei tempo investigando, procurei fontes para entrevistar, vasculhei documentos. Tive de ler e interpretar esses papéis. Foi uma matéria denúncia muito bem documentada que teve uma grande repercussão, inclusive levou o MPSC a se manifestar e pedir a suspensão do contrato entre a Unimed e a Secretaria de Administração, colocado sob suspeição por este jornalista.

    É claro que o Sr., mesmo na sua ignorância, percebeu que era coisa muito boa. Matéria bem escrita, bem documentada, com fontes exclusivas e fidedignas além de bem editada. Deve ter pensado: "ter um bom texto para chamar de meu é tudo que eu preciso. Afinal, esse blog é de Florianópolis e estamos a 194 km de distância, ninguém vai perceber".

    Pois é Sr. Gebaili, apropriar-se de coisas alheias é roubo. Quando assina um texto que não é seu, o Sr. está mentindo. Está enganado seus leitores. Aliás, enganar seus leitores é uma prática antiga sua.

     Segundo informações do jornalista Ricardo Weg, no site de Beto Gebaili consta “Jornalista e Radialista, Advogado Criminalista, formado na FMU de São Paulo e ACE de Joinville”. A reportagem da Gazeta em consulta pessoal e gravada à FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), recebeu de um dos diretores afirmação categórica: “Aqui ele não se formou, aqui não tirou nenhum diploma”. Desta forma fica caracterizado que Gebaili mente ao publicar em seu site que é “formado na FMU de São Paulo”.


    Vai aqui um conselho: troque o nome da sua coluna de Cidade Verdade para Cidade Mentira

    Seria bem mais honesto! 

Rogério - deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Radialista de Joinville chupa Cangablog na íntegra...": Eu notei também que os canais de TV de SC ficam de olho neste blog e no do Mosquito, parece que eles esperam a notícia sair aqui ou no blog do Mosquito pra depois dar a notícia lá nas tevês. Se a gente for depender desses jornais e tevês pra ficar bem informado, a gente está perdido. Ainda bem que existem os blogs.
Rogério - Tubarão, SC



J.L.Cibils deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Radialista de Joinville chupa Cangablog na íntegra...": É meu Amigo, voce literalmente deveria ser o legitimo homenageado pelo premio Vladimir Herzog e pelo ESSO, depois destas chupadas deves estar exausto. 
 
amilton alexandre deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Radialista de Joinville chupa Cangablog na íntegra...": Canga. Isso já está virando corriqueiro. O Tijoladas também virou consulta obrigatória da mídia chapa branca. Quando não chupam, falam do que é denúnciado no Tijoladas semanas depois.O caso do Altamir da SC Gás e agora do Diário Oficial eletrônico, são exemplos disso.
Nesse último caso, só fizeram cobertura depois da decisão judicial de resgatar o dinheiro roubado.
Citar a a fonte então, isso nem passa pela cabeça deles.
Uma coisa é certa, fazemos o dever de casa. Nossos leitores agradecem.


Lila deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Radialista de Joinville chupa Cangablog na íntegra...": Nem dá para cogitar sobre a honestidade de alguém que copia texto na cara dura, estampando-o ao lado da própria foto sorridente, não é mesmo? Será que este senhor sabe que plágio é crime previsto em lei(nº 9.610, de 19.02.98)?  

6 comentários:

  1. Nem dá para cogitar sobre a honestidade de alguém que copia texto na cara dura, estampando-o ao lado da própria foto sorridente, não é mesmo? Será que este senhor sabe que plágio é crime previsto em lei(nº 9.610, de 19.02.98)?

    ResponderExcluir
  2. É meu Amigo, voce literalmente deveria ser o legitimo homenageado pelo premio Vladimir Herzog e pelo ESSO, depois destas chupadas deves estar exausto.

    ResponderExcluir
  3. Canga. Isso já está virando corriqueiro. O Tijoladas também virou consulta obrigatória da mídia chapa branca. Quando não chupam, falam do que é denúnciado no Tijoladas semanas depois.O caso do Altamir da SC Gás e agora do Diário Oficial eletrônico, são exemplos disso.

    Nesse último caso, só fizeram cobertura depois da decisão judicial de resgatar o dinheiro roubado.

    Citar a a fonte então, isso nem passa pela cabeça deles.

    Uma coisa é certa, fazemos o dever de casa. Nossos leitores agradecem.

    ResponderExcluir
  4. Pois é amigo Sergio Rubim,ele deve de ser um cara de pau de marca maior.Fica frio amigo,porque o que falta nele sobra em você.O pior castigo ele já tem...é ser burro.

    ResponderExcluir
  5. Duda Vieira - Florianópolis

    Caro Canga somente ironizando esse safado chupador. Sabe qual a diferença entre um pernilongo e o Beto Gebaile de Joinville?
    Você dá um tapa no pernilongo ele para de chupar.

    ResponderExcluir
  6. Eu notei também que os canais de TV de SC ficam de olho neste blog e no do Mosquito, parece que eles esperam a notícia sair aqui ou no blog do Mosquito pra depois dar a notícia lá nas tevês. Se a gente for depender desses jornais e tevês pra ficar bem informado, a gente está perdido. Ainda bem que existem os blogs.
    Rogério - Tubarão, SC

    ResponderExcluir