quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Troque seu carro por um passe vitalício no transporte público

Múrcia, na Espanha, dá aula de mobilidade sustentável, com campanha de incentivo ao transporte público
 Bia Villarinho
     Não há mais como ignorar: a mobilidade sustentável é urgência da vez, no Brasil e na galáxia(!). Em São Paulo, a implementação de ciclofaixas e normatização de atitudes de respeito ao pedestre e à vida, enfim, começam a sair do papel para as ruas.
    E essa urgência não é privilégio das grandes metrópoles. Múrcia, sétima cidade da Espanha com uma população de 437 mil habitantes, lançou há poucos meses e já com boa adesão, uma campanha cujo mote, Troque seu carro por um passe vitalício no transporte público, incentiva o uso do trem elétrico, El Tranvía, no lugar dos veículos particulares. A proposta é por uma cidade melhor de viver para todos: com transporte sustentável e inclusivo, com menos carros circulando, menos congestionamento, menos poluição. 
Foto:    Divulgação 
Campanha incentiva o uso do trem elétrico, El Tranvía

    O projeto talvez não se encaixe na realidade do transporte público brasileiro atual, mas fica a inspiração e, principalmente, o teor de consciência social e ambiental que a campanha traz. O objetivo maior é que a população crie novos hábitos e, principalmente, que entenda que existe uma nova perspectiva de mobilidade no transporte coletivo. Que tal, antes de trocar o modelo do carro, pensar em trocar os hábitos de transporte? Leia mais aqui.


    E aqui, os moderninhos lançam maquete extra-brega digital de uma quarta ponte como "solução" para a merda do trânsito Florianópolis e alhures!!!!!

Altair deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Troque seu carro por um passe vitalício no transpo...": Caro Sérgio, estes trens elétricos aí da cidade de Múrcia cairiam sob medida no complicado sistema de mobilidade urbana de Floripa, bastando para isto que os energumenos que estão projetando esta 4a. ligação da ilha ao DUstraitBAY planejassem desde já os espaços para as futuras vias deste tipo de transporte. Já que a Ponte Hercilio Luz só servirá para ilustrar cartão postal pois cada ano fica mais vulnerável ao desabamento, porque estes projetistas de m...da não adotam uma decisão igual ao que governo paulista definiu há poucos dias: optou pela construção de um túnel imerso pré-fabricado de 1.000 m para a futura ligação Santos-Guarujá sendo que o custo desta obra praticamente empata com esta raimundice de ponte que estão empurrando de goela abaixo aqui em Fpolis. Um túnel subaquático além de permitir todas as pistas que estão querendo construir ainda teria as seguintes vantagens: a)Manteria a Baía Norte com a bela paisagem que ainda possui, atendendo os apelos do órgão IRPHAN que não quer ofuscar o visual da Ponte H. LUZ e livrando os turistas de quando chegarem aqui na ilha toparem com aquela montanha de concreto retorcido cheio de alças de acesso em aclives/declives conforme se percebe nesta geringonça de ponte presente na maquete eletrônica. b)Além de das galerias destinadas ao transporte rodoviário um túnel poderia facilmente comportar uma ou mais galerias reservadas exclusivamente para transporte ferroviário ou quem sabe até metrô daqui algumas décadas.
Não seria conveniente gastarem menos com aterros que são sub-utilizados, como o infeliz parque Burle Marx do baía Sul e o Aterro dos Saco dos Limões/Costeira que só serve para acomodar ervas daninhas e drogados, investindo mais na ligação própriamente dita.

 

4 comentários:

  1. Canga aquela maquete, segundo me passaram foi desenvolvida pelos modicos 300.0000,00 (trezentos mil reais), me ajuda ai vai..........

    ResponderExcluir
  2. Lúcido comentário! O carro, a meu ver, é um dinossáuro: uma etapa da evolução que não deu certo, e que, quanto antes acabar, melhor para todos. Transporte público de qualidade é a solução. Racional, ecológico, econômico.

    ResponderExcluir
  3. Por que, então, primeiramente não param de vender veículos? O cidadão, a duras penas, compra um e é "aconselhado" a deixá-lo em casa? kkkkkkkkk brasileiro é burro mesmo!!!!

    Barriga Verde

    ResponderExcluir
  4. e disse a Cristiane Morrone:" ter carro aqui é brega" ( Em NY) "eu ando de patins e bike" !!!!!

    ResponderExcluir