segunda-feira, 30 de julho de 2012

O jornalista Olavo Bilac

    A Editora Unisul lança, no dia 16 de agosto, o livro “Imprensa e Belle Époque – Olavo Bilac, o jornalismo e suas histórias”, de Marta Scherer.
    Jornalista, Marta Scherer debruçou-se sobre as crônicas de Olavo Bilac publicadas em jornais com a finalidade de pesquisar a imprensa para sua dissertação de mestrado (recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de melhor dissertação de 2008, prêmio concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo).
    Assim, ao mesmo tempo em que resgata como era o jornalismo na Belle Époque no Brasil, a autora traz à tona uma faceta menos conhecida do autor de “Ora direis, ouvir estrelas”. Como muitos poetas e escritores da época, também Olavo Bilac viu no jornalismo uma forma mais bem remunerada para continuar escrevendo. Através de suas crônicas, ela recupera assim um pouco da história do jornalismo, desde a transformação da imprensa artesanal em profissional, mudanças técnicas,  surgimento da fotografia e aumento das ilustrações, incremento da publicidade nos jornais, surgimento do repórter, profissionalização dos jornalistas, vida dos profissionais de imprensa, censura, ética jornalística.
    Na obra, que faz parte da Coleção Unisul de Comunicação, as crônicas selecionadas de Olavo Bilac ressaltam, dessa forma, as mudanças que estavam em curso na imprensa do Brasil e do mundo. Os jornais deixavam de ser panfletários (ligados diretamente a partidos políticos) para falarem sobre fatos do cotidiano, tornando-se empresas independentes das correntes ideológicas. E seus cronistas retratavam essas mudanças, no jornalismo e na sociedade, registrando um Brasil que entrava na modernidade.
 
Lançamento: dia 16 de agosto
Horário: 19h30
Local: Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi-Fpolis

2 comentários:

  1. Caro Canga

    Muito obrigada pela matéria sobre lançamento do meu livro no teu blog, um espaço super importante de divulgação, seguido por tantos colegas e moradores da cidade. Será um prazer se puderes comparecer no dia, em breve enviaremos o convite. Um abraço! Marta Scherer (martascherer@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Marta.

    Marcos Bayer

    ResponderExcluir