quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Deputado quer reabilitar Stuart Wright

Projeto do deputado Jailson Lima pede a revogação da cassação do deputado Paulo Stuart Wright , vítima da ditadura militar
    Nesta quarta-feira (8), o deputado estadual Jailson Lima (PT) encaminhou o projeto de resolução nº 0008.9/2012 que revoga a cassação do mandato do deputado estadual Paulo Stuart Wright, vítima da ditadura militar em 11 de maio de 1964. A ideia surgiu quando trouxeram à tona o debate sobre a troca do nome de uma rodovia na cidade de Piçarras que levava o nome do parlamentar desaparecido. Na oportunidade o deputado Jailson Lima (PT) afirmou que o nome de Paulo Stuart Wright tem uma importância muito maior do que o batismo de uma rodovia.
    Paulo Stuart Wright nasceu no dia 2 de julho 1933, na cidade de Herval d'Oeste, no meio-oeste catarinense. Era filho dos norteamericanos Lethan Ephraim Wright e Meggie Belle Müller Wright. Em 1960 disputou a prefeitura de Joaçaba, perdendo por apenas oito votos. No ano seguinte dirigiu a Imprensa Oficial do Estado, convocado pelo então Governador Celso Ramos. 

    Em 1962 foi eleito deputado estadual pelo antigo Partido Social Progressista (PSP), assumindo no ano seguinte. Já em 1964 foi acusado de atos de subversão, associação com Cuba e a participação de atividades políticas na República Popular da China. Após ser cassado pela Assembleia Legislativa, fugiu de Florianópolis na carroceria de um jipe, coberto por uma lona em direção ao Rio de Janeiro, onde foi abrigado na Representação Diplomática do México, país este que o refugiou tempos depois. Ao retornar, foi descoberto por militares na cidade de São Paulo em 4 de setembro 1973, e deste dia em diante jamais se teve notícias de seu paradeiro.
    No dia 29 de junho de 1995, o plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina passou a se chamar deputado Paulo Stuart Wright, homenageando o ícone da resistência democrática em Santa Catarina.

7 comentários:

  1. ateu capitalista08 agosto, 2012 17:58

    ODEIO ESQUERDA, PT, COMUNISTAS E AFINS...MAS MATAR NÃO.

    ResponderExcluir
  2. Senhor sergio, gosto muito do seu blog, mas faco uso desse espaco para relatar o descaso com a saude do estado. O secretario dalmo e muito ruim, senao vejamos: insiste em manter na direcao do hospital florianopolis, a diretora dra. katia gerent. nessa gestao sao flagrantes os atos de improbidade administrativa, desvios de funcao e medicos fantasmas trabalhando la. como isso? sim, temos conhecimento de medicos que ja sairam da escala e seus nomes continuam ali, um deles voltou para minas gerais e continua fazendo plantao, tudo com a conivencia da diretora dra. katia. quando sera que as coisas vao mudar???

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que Paulo Stuart Wright foi cassado por "falta de decoro parlamentar", por não usar gravata...

    ResponderExcluir
  4. Ateu Capitalista, @angela_albino tem discurso eleitoreiro, é amiga do espancador netinha de Paula http://t.co/XrONxfCn Confira no Link
    NOJO!

    ResponderExcluir
  5. É preciso verificar se ele realmente foi um \"ícone da resistência democrática em Santa Catarina\" ou um soldado comunista que lutava pela substituição da ditadura de direita no Brasil por uma de esquerda (ainda mais violenta), dadas suas alegadas passagens por Cuba e China em uma época em que esquerdistas iam a estes países apenas para receber treinamento militar de guerrilha.

    ResponderExcluir
  6. É preciso verificar se ele realmente foi um \"ícone da resistência democrática em Santa Catarina\" ou um soldado comunista que lutava pela substituição da ditadura de direita no Brasil por uma de esquerda (ainda mais violenta), dadas suas alegadas passagens por Cuba e China em uma época em que esquerdistas iam a estes países apenas para receber treinamento militar de guerrilha.

    ResponderExcluir