terça-feira, 7 de agosto de 2012

Do Moacir Pereira (DC)

A Guerra Desconhecida
Greve dos operários da Lumber, Três Barras/SC, em 1917
      
    Acabo de assistir o documentário “Contestado: a Guerra Desconhecida”, produzido pelo jornalista Sérgio Rubim, Canga, em 1984,e exibido no Seminário sobre os 100 anos do Contestado, valiosa iniciativa do Ministério Público Estadual e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.
    A agenda profissional impediu-me de ver o DVD durante aquele evento. Recebi cópia de Rubim. A produção é inédita em Santa Catarina e, pelo que sei, pouco conhecida e menos divulgada. Merecia ser encampada pelos órgãos culturais ou pela Secretaria da Educação e mostrado nas escolas catarinenses. É um resgate rico e indispensável para maior conscientização das novas gerações sobre o maior conflito registrado no século passado no Estado.
     O documentário tem texto dos jornalistas Enio Staub e Jurandir Camargo, pesquisa de Enio Staub, Dario de Almeida Prado, Sérgio Rubim e Jurandir Camargo. A edição musical é de Jorge Ataide, com participação do músico Luiz Meira.
     Vou propor ao presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon,e a seus diretores, que promovam uma exibição pública do documentário, seguido de debate dos idealizadores e especialistas no tema.
     O centenário do Contestado acontece em outubro. Setembro seria uma época espetacular para promover um novo debate sobre o magno evento.

Um comentário: