domingo, 5 de agosto de 2012

Um piano no Mocotó

  

    Dez e trinta da manhã. Uma das poucas manhãs frias do inverno de Florianópolis. Mesmo com temperatura baixa os homens suavam e bufavam. O estranho cortejo seguia morro acima diblando as ruelas, se espremendo nos becos estreitos que exigia uma ginástica com a mercadoria, hora em pé hora deitada, mas morro acima.
    Eram dez homens. Moradores, voluntários e trabalhadores na luta para entregar a encomenda na Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó. A encomenda? Um piano armário. Doação da mãe de um professor de inglês voluntário que leva conhecimento gratuito às crianças da maior comunidade carente do centro de Florianópolis.
    A ACAM é uma ONG fundada em 1995. Ali, pelo trabalho de voluntários da própria comunidade e também de outros lugares, cerca de 187 crianças e adolescentes, de 5 a 15 anos, recebem diariamente acompanhamento do aprendizado, aulas de informática, capoeira, teatro, música, educação ambiental, cultura popular, valores humanos e educação física, todas desenvolvidas sob a coordenação de profissionais das específicas áreas. Além das atividades pedagógicas, são oferecidas duas refeições por período de atividades.
   A chegada do piano foi um acontecimno para a pequena escola onde já existem vários intrumentos musicais. O violino foi incorporado recentemente às aulas de formação musical. Com a chegada do piano um antigo sonho será realizado.
    Ao ver o sacrifício das pessoas para colocar um piano na escola e a legria com tão pouco, impossível não pensar em quanto dinheiro é roubados por políticos e dirigentes deste país sem que a justiça acabe com acorrupção responsável pelo empobrecimento dos cidadãos.
    Em meio aos gritos de comando agora, empurra, espera, segura embaixo, vira de lado, a força e a dificuldade daquelas pessoas para levar uma doação às crianças carentes um morador observou:

- Se fosse ladrão este piano já teria chegado. Fazer o bem é difícil e são poucos que ajudam!

*Você pode colaborar com a ACAM. Entre na página clicando aqui e faça a sua doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário