domingo, 14 de outubro de 2012

Negócios de luminárias

Essas...
...por essas?
    Olá, Canga!
    Sou leitora do teu blog, tua seguidora no twitter e admiradora desse teu jeito de fazer jornalismo sem dever nada a ninguém. Liberdade é bonito de se ver.
    Resolvi dividir contigo minha tristeza, pois talvez tenhas interesse em ir mais fundo no assunto.
   Sexta-feira passada, dia 5 de outubro, tentando estacionar pelo centro da cidade, passei em volta da Praça Getúlio Vargas e fiquei perplexa ao observar a substituição das tradicionais luminárias por outras bem... digamos... inferiores. Medonhas e bagaceiras pra falar a verdade. Deve ter custado uma miséria, mas provavelmente foi superfaturada, como de costume, pelo Dário.
   As luminárias com 3 globos brancos, com jeito de antiguidade e espalhadas por diversos pontos de Florianópolis: como a Praça XV, o calçadão, o largo da Alfândega, complementam o nosso pequeno Centro Histórico e já fazem parte da paisagem cultural urbana da cidade.
    Entendo que se fosse para melhorar a iluminação da praça seria compreensível, mas no lugar de um poste com 3 lâmpadas foi colocado um poste de chapeuzinho (!) com uma lâmpada apenas.
    A praça onde fica o cachorro quente do Afonso, na Hercílio Luz, recebeu o mesmo tipo de luminária horrorosa. Mas ainda não fui ver se o Prefeito recolheu e trocou as luminárias da Praça XV e do calçadão. Que medo!
    Agora fico me perguntando: o que o Dário vai fazer com aquelas luminárias antigas?    Pra mim ficou bem óbvio que a substituição das luminárias deve ser pra faturar ou fazer faturar algum parceiro ou apoiador político. Visto que as praças estão todas abandonadas pela prefeitura há 8 anos e o serviço da substituição de luminárias na Praça Getúlio Vargas foi feito com muita rapidez e por muitos trabalhadores, no fim do mandato e às vésperas da eleição.
    Uma tristeza. Perdemos outra referência, no sentido de memória urbana, como já perdemos tantas outras. A cidade fica mais feia e mais pobre.

9 comentários:

  1. é o meu chefinho!!!

    ResponderExcluir
  2. Parece-me que há sentido em trocar aquelas luminárias enormes por essas que só jogam a luz no chão. Iluminar a copa das árvores deixa a passarada desorientada, perdem a noção do horário de acordar e começam a cantoria no meio da noite No meu trabalho, colocamos refletores no pátio, que iluminavam as árvores, e acabamos tendo que tirar, porque os vizinhos começaram a reclamar da barulheira dos passarinhos no meio da noite. Agora, por que fazer isso a menos de 3 meses do fim do mandato?

    ResponderExcluir
  3. Caro leitor.
    Não se incomode tanto assim, pois isto é escola já impetrada pelo sr. Luis Henrique "Por toda a Santa Catarina", e agora com fiel escudeiro no estado "As pessoas em primeiro lugar", e com respingos inevitáveis pelo falcatruamento da cousa pública na Ilha da Magia.
    É lamentável que os manezinhos não sejam alquimistas, ou talvés, acordem agora, pelo menos no 2º turno........ do "embate democrático"....
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Caro leitor.
    Não se incomode tanto assim, pois isto é escola já impetrada pelo sr. Luis Henrique "Por toda a Santa Catarina", e agora com fiel escudeiro no estado "As pessoas em primeiro lugar", e com respingos inevitáveis pelo falcatruamento da cousa pública na Ilha da Magia.
    É lamentável que os manezinhos não sejam alquimistas, ou talvés, acordem agora, pelo menos no 2º turno........ do "embate democrático"....
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Essas luminárias são muito boas, já que, efetivamente iluminam o chão! Em Curitiba há varias destas espalhadas pela cidade!
    Quanto a divergência política explanada nos comentários, acredito ser totalmente desnecessária, já que ambos candidatos são da DIREITA, ou seja, tudo continuará como está!

    ResponderExcluir
  6. Sr. Anônimo e demais Senhores e Senhoras:
    As luminarias podem até serem boas.
    Mas não para esta situaçào da "forma" como foram instaladas.
    FORAM INSTALADAS SEM PROJETO ADEQUADO, E SEM PROJETO ADEQUADO A REALIDADE DE CADA UMA DAS PRAÇAS.

    Vejam Bem: "RECEBI DENÚNCIAS" por parte tanto de funcionários da FLORAM e do IPUF, funcionários estes com alto conhecimento técnico, com especialização no exterior em iluminação de praças e parques, de que estas instalações e seus projetos não passaram nem pela FLORAM e nem pelo IPUF.

    Fui com um grupo de bastante pessoas conferir as iluminações das praças e constatamos o seguinte:
    1 - O posicionamento de grande parte e da maioria das luminarias ferem e agridem as vistas, os olhos das pessoas pela excessiva luminosidade e claridade, chegando a dar dor de cabeça e dificuldade para dormir ao repousar chegando em casa.
    2 - Os projetos não respeitaram e não consideraram a existência dos pássaros e seus ninhos. Pela excessividade da luminosidade os pássaros ficam DESORIENTADOS.Chegando ao ponto de não encontrarem mais seus ninhos. O efeito da luz forte tem nos pássaros É O MESMO QUE COCAINA INJETADA NA VEIA DE UMA PESSOA. Eles ficam cantando o tempo todo esperando a noite chegar e esta noite NUMCA CHEGA. Não repousam, não dormem e vão a morte por estress.

    ResponderExcluir
  7. Continuando, Parte 2:

    3 - Só na praça Getúlio Vargas, há 20 Holofotes concentrados somente numa metade da praça.
    Holofotes estes posicionado de forma inadequada, ferindo os olhos de quem se aproxima. As vistas, os olhos de CRIANÇAS e de pessoas com mais sensibilidade ótica são fortemente agredidos de tal forma a não poder permanecer na praça.

    4 - Em tempo RECORD se instalaram iluminação em pelo menos 4 praças. Teve praça que ficou pronta em 3 dias e outras maiores como a Getúlio Vargas, ficaram prontas em 5 cinco dias ANTES DAS ELEIÇÕES.
    Isto significa que os cidadãos que estãm esperando a mais de 10 anos por iluminações MAIS NECESSÁRIAS ainda NÃO FORAM ATENDIDOS.
    Ou seja: Que falta de respeito ao cidadão.

    5 - Os responsáveis por esta EQUIVOCADA INICIATIVA, POR ESTE ERRO, são: Sr. Sebastião Machado, do gab. do prefeito e secretárioa da iluminação pública. Sr. José Carlos Rauen, este dispensa comentários, conhecido destruidor da cidade. E a Sra. Sidalma , também do gab. do Prefeito.

    6 - Tanto a Sra. Vera Basso como Sr. Francisco Ferreira Diretor geral do IPUF, ADMITIRAM ambos de que se quer tinham conecimento de tais projetos e que o gab. do prefeito passou com um trator por cima da cabeça deles.

    7 - Quanto as luminarias que foram retiradas e substituidas, que fim levou? Para onde foram? Sera que foram para em outras pracinhas de outros municipios de candidatos do mesmo PARTIDO POLITICO do Prefeito?

    8 - Onde estão os documentos do processo de licitação para estas iluminação destas praças. Quanto Custou no total? Por que a tamanha rapidez nas instalações e todas ficando prontas no sábado vespera do dia de votação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PATO ROUCO BERGE$$$16 outubro, 2012 17:39

      SERÁ QUE VAI SOBRAR PARA MIM???

      Excluir
  8. Aquelas luminárias de 3 lâmpadas até que eram bonitinhas, mas de históricas não tinham nada: afinal, começaram a ser instaladas na época do Grando. Por sinal, o único prefeito que teve coragem de aterrar aquela fiação horrenda no calçadão.

    ResponderExcluir