sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Dário Berger autoriza construção ilegal no coração de Florianópolis

Prefeitura aprova em apenas 17 dias construção de prédio comercial com mais de 20 mil m² em imóvel tombado no centro da cidade. Ministério Público teria compromisso de compra.  

Imóvel tombado já está desfigurado(Foto: Marco Cézar)
   No apagar das luzes do seu final melancólico de governo, o prefeito Dário Berger, com a participação do secretário de Urbanismo, José Carlos  Rauen, libera ilegalmente Alvará de Construção para um grande prédio comercial, com área construída de 20.974,67 m2, em imóvel tombado. 
Dário termina seu governo como começou: praticando crimes ambientais. No início de seu governo, em 2005, um de seus primeiros atos foi autorizar a construção da mansão de seu irmão, de 1.536,06 m², em um terreno localizado no Bairro Coqueiros. A obra causou danos ambientais e o irmão, Dilmo Berger, acabou condenado na justiça pelo crime.
   Dário repete, agora, o seu modus operandi. O novo projeto aprovado fica na rua Bocaiúva, centro de Florianópolis, entre o Exército e o prédio "Casa do Barão", onde se encontra a sede do Ministério Público de SC.
   Além da rápida e suspeitíssima tramitação do processo, a aprovação de Berger não preenche os requisitos legais.
   A rapidez inusual chamou a atenção de muita gente. O projeto foi protocolado em 11/10/12 (após o 1º turno) e em 29/10/12 (após o 2º turno), já estava aprovado e liberado o Alvará de Construção. O tempo normal de trâmite nesse tipo de processo é de 6 a 12 meses.
  Até então, todas as "Consultas de Viabilidade de Construção", feita por outras construtoras, somente aprovavam uma obra, neste terreno, de, no máximo, 10.000 m2 de área construída. Vale lembrar que no referido local, além da conhecida Casa Rosa antiga tombada, tem um canal d'agua, e dezenas de grandes árvores. 
   Abaixo documentos da PMF comprovando a "Tramitação do Processo Digital", ocorrida em tempo RECORDE, dentro dos diversos órgãos internos que deveriam emitir pareceres da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

   Nome da construtora: Becker Construção Civil Ltda.
   Zoneamento onde esta localizado o terreno ( baseado no Plano Diretor original, do Distrito Sede – Prancha 12 - segue em arquivo anexo ): AVL - AREA VERDE DE LAZER (parte do terreno)
  Cliente vizinho ao terreno, que, caso o projeto seja aprovado, se comprometeu em comprar 100% do prédio a ser construído no referido local, com 20.974,76 m2: Ministério Publico de Santa Catarina - MP-SC
 Parecer do SEPHAN - (pois no terreno tem uma casa tombada!) : NÃO EXISTE! Parecer da Floram - (terreno tem dezenas de grandes árvores) : NÃO EXISTE!
 Relatório de impacto no trânsito: NÃO EXISTE!
 Parecer da CASANNÃO EXISTE!

PARA COMPROVAR AS ILEGALIDADES  CONSULTE OS ARQUIVOS DIGITAIS DA PREFEITURA:
Número do processo externo - cadastro de processo digital da PMF: 036395 /2012
Interessado: 83.062.091/0001-17 - BECKER CONSTRUÇÃO CIVIL LTDA.
Assuntos: Aprovação de Projetos com Alvará.

Documentos do tramite interno da Prefeitura.



  

26 comentários:

  1. E os engenheiros, que tem o Rauen como seu líder sindical, não se posicionam?
    VErgonha!

    ResponderExcluir
  2. Traduzindo: merda pura!

    ResponderExcluir
  3. Se for observado bem onde foi dada entrada neste processo, isto nem sequer ocorreu no atendimento ao público. Procure averiguar desde a entrada do processo

    ResponderExcluir
  4. Muito bem observado pelo anônimo das 14:18.
    Até onde eu sei, a entrada de qualquer projeto, requerimento etc, é pelo Prócidadão - com pagamento de DAM, Documento de Arrecadação Municipal.
    Será que houve o pagamento da DAM já que entrou pela tal SMR - seria Secretaria Municipal da Receita?

    ResponderExcluir
  5. A Floram embargou a obra na sexta-feira(hoje). A merda está feita. Espero que a imprensa não deixe a irmã do Gerson Basso na mão(VERA LUCIA BASSO). Vamos dar apoio, pois me parece que ainda tem alguém sério naquela Prefeitura.E o MP, não é o fiscal da lei? Compra obra irregular? Se isto for verdade, é o final dos tempos.
    CANGA, ELOGIE ALGUÉM , PELO MENOS UMA VEZ.

    ResponderExcluir
  6. É, não entendo mais nada. Até o Ministério Público estadual tá metido nisso? É caso urgente para a CNJ .

    ResponderExcluir
  7. QUE VERGONHA. O Ministerio Publico então, VERGONHOSAMENTE endossa essa tramóia e promete comprar (sem licitação) porque é de seu interesse. UMA VERGONHA pra quem vive com o dedo 'proctológico' apontado para tudo e todos. LesP

    ResponderExcluir
  8. Mané Estrangeiro15 dezembro, 2012 10:13

    Céus!!
    E o tosco ainda tem 16 dias de mandato restantes. Sabe lá o que ainda pode aprontar...

    ResponderExcluir
  9. A FLORAM embargou apenas na sexta-feira, depois de terem cortado todas as árvores??? Estranho!!!!

    ResponderExcluir
  10. Me lembro como se fosse hoje o Sr. Dário ( a qual tinha apreço) em seu discurso de candidatura a prefeito para Florianópolis. Dele afirmar. Que não era a Prefeitura nem o IPUF que dariam as condições de construção na ilha. Mas sim o empreendimento teria que dizer comprovar se há infraestrutura para estes mega empreendimentos. O que vejo é que alguém está ganhando e muito, o molhadinha de mão heim? Estou revoltado pois sou morador da bacia do Itacorubí e o nosso mangue logo será um Grande Shopping, o que eu questiono é onde vai toda a merda Sr. Ex - Prefeito. O Senhor vai comer ela?????. A Ilha não comporta mais construções, não tem esgoto e saneamento público. Carros eu peço que o Sr. faça um bom uso deles, useos "proctologicamente"
    Essa casa que vocês mostraram eu conheço desde que nasci. Que dó.
    Amo muito minha Ilha, mas estou muito triste com tanto descaminhos. Queria morrer aqui e ser enterrada com meus entes queridos, mas as vezes quero fugir pra muito longe e esquecer que um dia essa ilha foi maravilhosa. Mané depressivo.

    ResponderExcluir
  11. CORNUDOOOOOOOOOO!!! Faltam apenas 15 dias pra este calça cagada ser escorraçado da prefeitura. É bom colocar o bundão numa camisa de força para que ele não faça mais nenhuma merda!!

    ResponderExcluir
  12. E ainda tem gente q votou no seu SUCESSOR! Com certeza este trapaceiro iria ficar ainda mamando na teta da prefeitura, pq com certeza o Gean seria o fantoche dele! Dário já é o CORONEL de Florianópolis, manda e desmanda e NINGUÉM faz nada e VÊ NADA!

    ResponderExcluir
  13. Que VERGONHA ter que envolver o poder federal porque esta merda de poder estadual está comprometido com falcatrua.

    ResponderExcluir
  14. MINISTÉRIO PÚBLICO!!! Nem no Ministério Público a gente pode confiar?
    Quem vai penalizar a prefeitura por esta tramóia? O Ministério Público!!!???
    Nesta história existe alguma coisa mais grave do que aparenta.

    ResponderExcluir
  15. Esse Rauen já demoliu durante um final de semana outro prédio na rua Nereu Ramos que estava em processo de tombamento e fez de conta que não recebeu do Ministério Público o documento, que (pasme) ele encontrou na segunda-feira, mas a construção já estava no chão.
    Fingir de morto é uma especialidade dos que cercam a administração que está apagando as luzes, se não levarem as lâmpadas.

    ResponderExcluir
  16. Realmente estamos no FIM do mundo!!!!

    ResponderExcluir
  17. UM ROUBANDO MAIS QUE O OUTRO. É UMA VERGONHA SABER QUE UM DIA TRABALHEI PRA ESSE MAL CARÁTER.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!
    Diante do capital nada se pode fazer. Visto que nem os órgãos publicos competentes são capaz barrar este crime ambiental. Nós cidadões consciente só podemos ver a morte de uma vasta cortina verde por estas mãos assassinas da natureza.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia!
    Diante do capital nada se pode fazer. Visto que nem os órgãos publicos competentes são capaz barrar este crime ambiental. Nós cidadões consciente só podemos ver a morte de uma vasta cortina verde por estas mãos assassinas da natureza.

    ResponderExcluir
  20. quem se deu ao trabalho de ler os documentos escaneados, o que se refere ao MP não é manifestação do Parquet, foi uma denúncia encaminhada a ele.Não teve aprovação nenhuma do MP, ate pq não é da sua atribuição, que é apurar a denuncia..se nao fez isso,ai sim temos problema, do contrário, vcs não compreenderam os documentos acostados.O que me deixa de cara é O QUE UM ENGENHEIRO CIVIL, SEM FORMAÇÃO EM URBANISMO, DE 1900 E ANTES, FAZ COMO SECRETARIO DE URBANISMO?????Isso NÃO É TRABALHO PARA ENGENHEIRO CIVIL, sim para um URBANISTA, QUE PENSA A CIDADE!Essa MANIA INFERNAL DE COLOCAR QUEM SÓ FAZ CALCULO PARA PENSAR EM UMA CIDADE vai cada vez mais prejudicar a todos nós.

    ResponderExcluir
  21. AINDA QUEREM FAAZER CAMPANHA CONTRA CORRUPÇÃO...
    A CAMISETINHA DA CAMPANHA AQUI EM CASA JÁ VIROU PANO DE CHÃO...

    ResponderExcluir
  22. http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/12/mp-entra-com-acao-para-embargar-obra-sem-licenca-ambiental-na-capital.html

    ResponderExcluir
  23. Moro na Bocaiuva quase em frente a casa tombada. Vi na calada da noite coqueiros, palmeiras imperiais e árvores sendo derrubadas, serradas e colocadas em uma caçamba. Tudo muito as pressas como se algo errado estivesse sendo cometido. Era aproximadamnete dezenove horas e as vinte e duas horas já não existiam mais árvores no local. Podia se sentir o " choro" dos pedaços de galhos e folhas que la ainda existiam perdidas no chão. Também minha alma chorou.

    ResponderExcluir
  24. Aprovo visibilidade de meu comentário.

    ResponderExcluir