quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tio Bruda e a cobra enganando o sapo!

- Alô, tio Canga?

- Oi, tio Bruda, quanto tempo véio?

- Eu é que digo, tio Canga! Tu dá umas desaparecidas que até eu fico preocupado!

- Está tudo bem, tio Bruda! Continuo no tratamento para Hepatite C mas estou bem, aprendendo a conviver com os efeitos colaterais dos remédios e esperando chegar julho para acabar com tudo isso. Um pouco de saco cheio mas é isso aí, tenho que aguentar.

- Mas, tio Canga, o que tá acontecendo com o governo do tio Raimundo?!!!! Aqui pela serra tá todo mundo apavorado, o home não consegue se mexer. O PMDB continua mandando em tudo e está acabando com o governo dele, só ele não se da conta!

- É verdade, tio Bruda, nem a Ada d Luca, ele conseguiu tirar da Justiça, com toda a incompetência mostrada durante a crise de segurança no estado!

- A tia Ada continua assanhada que nem solterona em festa de casamento, tio Canga! O mundo pegando fogo e a Ada Lili se refestelando nos exteriores! Quando apareceu, foi na Câmara de Vereadores e contou os segredos da operação policial que seria desencadeada naquele fim de semana, tio Canga! Eu vi na televisão, era tudo sigilento e ela abriu o bico! Mas eu vi que ela não tava no dinheiro dela. Tava com uma cara mais amarrada que pacote de despacho.

- É uma pessoa totalmente despreparada para o cargo. Isso já está sendo visto há muito tempo, até pela bandidagem.

- É verdade, tio Canga, eu mesmo fiquei muito preocupado, um assunto tão sério como esse e a Ada Lili entregando tudo pros bandidos. Mas, tio Canga, não é só com a Ada Lili que o Raimundo não consegue mexer. O Dalmo, aquele da Saúde, que há dias atrás pediram a prisão dele por que não cuida bem dos hospitais, também é imexível!

- É, tio Bruda, é tudo gente do Luis Henrique da Silveira. Se observar bem, as áreas mais críticas do governo Raimundo Colombo estão nas mãos do PMDB. 

- Tio Canga, esse Luiz Henrique é mais vaidoso que guri no chinaredo! É que nem casa de esquina, dá pros dois lados! Elegeu o Colombo, botou o cabresto, encilhou e montou! Continua com a sua quadrilha dentro do governo. Aqui na serra ele é chamado de Saney do sul! Coitado do Raimundo, não consegue fazer nada sem autorização do Luiz XV!

- Tio Canga isso tudo tá me lembrando do Antonio Chimango, aquele personagem do chefão político gaúcho, Ramiro Barcelos. Antonio Chimango era o personagem que representava o seu inimigo político, Borges de Medeiros: 

Um dia chamou Chimango
E disse: “Escuta rapaz,
Vai ser meu capataz;
Mas, tem uma condição:
As rédeas na minha mão,
Governando por detrás. 

Sei que tu és maturrango,
Porém, dou-te a preferência.
Nisto está minha ciência,
Escolhendo-te entre os outros;
Eles sabem domar potros,
Mas, tu tens a obediência

-  Tio Bruda, do céu, homem letrado e atilado! Esse poema que o senhor resgatou lá de 1915 cai como uma luva para Santa Catarina. Tudo isso leva a uma candidatura do PMDB nas próximas eleições. Já tem gente lançando o nome do Luiz Henrique. A estratégia deles é impedir o Raimundo de fazer um bom governo, como seria sua intenção, e aparecer com um salvador da pátria!

- Eu não tinha assuntado para isso, tio Canga. Sabe que tu tem razão! Então isso é causo pensado! O Luiz Henrique é mais sabido que sorro velho! Perde o pêlo, mas não perde a manha! O Luiz Henrique, ainda onte, declarou na televisão que o candidato dele, ano que vem, é o Raimundo. Mas isso é mais falso que cobra engambelando sapo! É muito triste ver o nosso serrano dominado por essa gente, tio Canga...tú...tú...tú

- Se foi a linha do véio, ele fica furioso com as "telefônicas"

3 comentários:

  1. O texto é perfeito. Tem o Gean Loureiro detonando o Murilo todo dia, a Ada falando que o pmdb tem candidato na próxima eleição, pessoal do Paulo Afonso fazendo estrutura no estado, e o governador dormindo...

    ResponderExcluir
  2. Para esta equação dar certo, precisa de um povo burrou ou melhor dizendo analfabeto político para cair na conversa do pmdb com candidatura própria será melhor que o Colombo. Colombo é ruim e pmdb é pior ainda.
    Só que o eleitor tem que ficar esperto para não votar no colombo, em em qualquer coisa onde o pmdb esteja envolvido e muito menos em candidatos pmdbistas se desejam de fato tentar melhorar o estado e acabar com os cabideiros das secretarias regionais.
    Luciano

    ResponderExcluir
  3. É simplesmente ridículo. A aliança que deveria garantir a governabilidade a serviço dos interesses pessoais e partidários, imobilizando completamente a administração pública com a indicação de corruptos e incompetentes. A sociedade que se dane. Me desculpem os verdadeiros de esquerda, mas líderes como estes deviam estar no inferno. Os militares tinham razão. Eles não queriam a democratização do País, eles queriam o País e estão quase conseguindo. Os mais nocivos, os lobos em pele de cordeiro, sobreviveram e são esses aí junto com suas crias...

    ResponderExcluir