segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Beiramar Shopping abocanha metade de via pública

Foto aérea mostra o naco de via pública abocanhado pelo shopping. Ao lado, a rua Altamiro Guimarães
trancada da Mauro Ramos até a Beira Mar.
   Semana passada tentei estacionar nas cercanias do Beiramar Shopping e durante mais de 45 minutos fiquei parado no trânsito da Av. Beira Mar, Mauro Ramos e Altamiro Guimarães. Quando andava, acabava me enfiando em outro engarrafamento. Parecia rato em guampa. Quanto mais corria, mais me apertava!

   Quando consegui sair da região estacionei perto no Largo Benjamin Constant, em frente ao supermercado Hippo. Dali, segui a pé até a rua Altamiro Guimarães que estava totalmente engarrafada até a Av. Beira Mar.

   Olhando do início da Altamiro Guimarães para baixo, percebi logo onde ficava o nó que acaba trancando todo o entorno do shopping. A via de três pistas, afunila e se transforma em duas. Parte da rua Altamiro Guimarães - importante via de acesso de escoamento à Av. Beira Mar norte - foi "privatizada" pelo poderoso Grupo Koerich, proprietário do Beiramar Shopping. Parte da rua serve de entrada para o estacionamento do shopping que, quando lotado, acaba crfiando uma fila em toda a rua Altamiro Guimarães até a Av. Mauro Ramos.

   Quem autorizou o shopping a se apropriar da metade da via pública? O prefeito? O IPUF? A metade da rua foi vendida para o shopping? Teve dinheiro envolvido na transação?

   E a cambada vive fazendo seminários, viajando pelo mundo e criando teses sobre a mobilidade urbana de Florianópolis!

Affe!!!!


3 comentários:

Gustavo disse...

estou vendo duas faixas livres na quadra do shopping.
o shopping criou uma terceira faixa na extrema direita. se há fila é por excesso de carros tentando entrar em um estabelecimento com acesso controlado.

Rafael disse...

Canga, passo todo dia na Altamiro Guimarães e o problema não é só do shopping. Tem também o bom e velho jeitinho brasileiro como causa DIÁRIA dessas filas. Para ganhar tempo ou economizar com o estacionamento, as pessoas simplesmente largam os carros na frente do shopping, DEBAIXO DAS PLACAS DE PROIBIDO PARAR, a fim de resolver seus compromissos "RAPIDINHO", e DANE-SE O RESTO. É o CADA UM POR SI que nos caracteriza como povo. Da polícia nem sinal para botar ordem multando os "espertões". E assim segue a vida no Brasil, onde a falta de educação, a burrice e o egoísmo fazem a rotina de todos virar esse inferno diário.

Anônimo disse...

Não é só shopping que causa fila. Hoje, passei pela Altamiro Guimarães, cujas vagas de estacionamento passaram da esquerda para a direita, mas frequentadores de um bistrô quase na esquina com a Germano Wendhausen teimam em estacionar da esquerda, ou seja, as três faixas, naquele local, tornam-se uma.