sábado, 31 de outubro de 2015

Jornal derruba manchete para denunciar tentativa de censura

Do Comunique-se

capa

    Os leitores do jornal Tribuna do Interior, de Campo Mourão, Paraná, receberam o impresso com a capa preta nesta sexta-feira, 30. A manchete destaca a palavra "Censura" e denuncia a ação da prefeitura local para impedir que a edição fosse rodada.

   "Tribuna resistiu e 'desobedeceu' ordem sem embasamento legal", mostra o texto da chamada do diário. A publicação alega que está sendo vítima de censura após divulgar reportagens sobre a prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay (PR).

   De acordo com as informações do próprio impresso, servidores de fiscalização da prefeitura visitaram a sede do jornal na tarde de quinta-feira, 29, e determinaram o fechamento imediato do parque gráfico. O motivo seria a denúncia feita em 2013 por um morador sobre o barulho das máquinas de impressão.

   "Coincidentemente a decisão do setor de fiscalização da prefeitura ocorreu após as últimas reportagens abordando denúncias do superfaturamento de obras, divulgadas pelo Ministério Público (MP)", explicou o veículo de comunicação, que não fechou o parque gráfico e circulou com a manchete-protesto nesta sexta.

   Segundo a equipe do Tribuna do Interior, os laudos técnicos fornecidos por empresa especializada em medição de ruídos sonoros comprovam o funcionamento do parque gráfico dentro do limite de tolerância, não oferecendo risco à saúde.

   Anexada ao parque gráfico, a sede da Tribuna está no mesmo local desde a década de 1990 e possui alvará de funcionamento. O jornal questiona, também, por qual motivo uma denúncia feita em 2013 só foi chegar ao local dois anos depois.

   Presidente da Associação dos Jornais Diários do interior do Paraná (ADI), Jedaias Pereira Belga afirmou que não há como entender a atitude da prefeitura, já que não existem elementos que sustentem a ação. "Em defesa da liberdade de imprensa, a associação repudia a ação da prefeitura de Campo Mourão, por meio da prefeita da cidade, Regina Dubay. Vivemos em Estado Democrático, em que a imprensa desenvolve papel fundamental para a informação e a formação da população. Tentar impedir esta ação é atentar contra a democracia".

Nenhum comentário: