quinta-feira, 29 de junho de 2017

De olho no Observatório Social

do jornal Bom dia Floripa
O ativismo de Jaime Klein é bom para o futuro da OSSJ? Quem prega a moralidade pública e desrespeita a lei de trânsito não moraliza

O Observatório Social de São José (OSSJ), criado em 2011 com a proposta de ser “uma entidade sem fins econômicos, mantida pela sociedade josefense e objetivo de realizar ações para o exercício da plena cidadania no campo do controle social – basicamente, através da fiscalização da aplicação dos recursos públicos do Executivo e do Legislativo no município de São José”, hoje parece cortejar o figurino de “paladino da moralidade pública” mas com viés político.
   O braço visível dessa ação política do Observatório é o de Jaime Luiz Klein, funcionário da Secretaria de Estado da Fazenda e ex-presidente da instituição. Jaime faz militância de longa data. Hoje na vice presidência, participou de protestos na Câmara
quando foi votado o aumento no número de cadeiras (13 para 17), e ficou célebre por envergar um nariz de palhaço e liderar protestos que uniram diretores da Aemflo (a Associação Empresarial da Grande Florianopolis) e sindicalistas.
    

   Era agosto de 2014 e vários vereadores protestaram contra o Observatório, acusado a entidade de agir com o objetivo de desgastá-los, de olho nas eleições de 2016.
“A voz corrente é que membros do Observatório e da associação seriam lançados candidatos a vereador, e avalia-se até a hipótese do lançamento de um ex-diretor da Aemflo como candidato a prefeito de São José”, relatou à época este jornal.
    O candidato a prefeito não foi lançado, mas o então presidente do Observatório, Jaime Klein, participou ativamente de ações da campanha que elegeu o vereador mais votado de São José nas últimas eleições, Antonio Lemos Filho (PMDB).
    A ligação entre Klein e Lemos, e de outro importante diretor do Observatório, é o evangelismo, o ativismo moral e o discurso anti-político. O vereador Antonio Lemos, que é “sacerdote ou membro de ordem ou seita religiosa”, segundo perfil dele publicado pelo jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, é da mesma religião de Jaime Klein.


Leia matéria completa: beba na fonte.

Nenhum comentário: