segunda-feira, 8 de junho de 2020

Inspetor Clouseau in fobus anus fobus


Tenente Brigitte chega apressada.
- Bom dia Inspetor, como vão as coisas?

Inspetor Clouseau - Complicadamente complexas, minha cara.
Tenente Brigitte - Como o senhor vê a situação?

Inspetor Clouseau - Não vejo. Eu sinto. Sábios eram os gregos e os romanos.
Eu tenho certeza do provérbio proclamado por Braulius, o carcereiro de Roma. Quando chegava um novo preso, ele bradava: Fobus Anus Fobus.

Tenente Brigitte - O senhor está pálido. Vou chamar o serviço médico. 

Inspetor Clouseau - Vou abrir a camisa para refrescar. 

Chegam médico e enfermeira. Pegam o estetoscópio, colocam nas costas do Inspetor e determinam: -Diga 33.

O Inspetor sente falta de ar. As pernas amolecem e ele apaga.

Tenente Brigitte - Vocês estão loucos?
Não poderiam determinar outro número?
44 por exemplo? Ele não pode ouvir falar em 33.

Inspetor Clouseau - Onde estou? E o Douglas? Os respiradores? 

Tenente Brigitte - Calma Inspetor. O senhor está bem. Tudo sob controle. Não há motivos para impedimentos.

O Inspetor vai à lona. E balbucia - im - pe - di - men - tos...

Tenente Brigitte - Dirigindo - se aos agentes de saúde, agradece e dispensa ambos. Recompõe o Inspetor e pergunta: - Vamos passear, dar uma caminhada, tomar oxigênio...

O Inspetor Clouseau cai novamente. Ela, Brigitte, então se deu conta: 33, impedimentos e oxigênio...
O poder das palavras. Ah! As palavras!

Inspetor Clouseau - Pois é Brigitte! E pensar que isto tudo começou com o vereador Esmeraldino lá em Tubarão. 
Saudades do Boião, daquela tranquilidade...


Nenhum comentário:

Postar um comentário