quarta-feira, 3 de março de 2021

O dia D na hora H

 por Marcos Bayer

A Constituição Estadual: ART. 196. Aos procuradores dos poderes do Estado e aos delegados de polícia é assegurado o tratamento isonômico previsto no artigo 26 parágrafos 1 e 2, aplucando-se-lhes o disposto no artigo 100, I a III.

   Foi assim que começou o pedido de Impeachment do atual governador. Mas, como a Constituição esclarece os fatos, o impeachment não vingou.
   E não vingou, principalmente, porque o deputado sargento Lima acabou com o golpe que pretendia derrubar o governador e a vice governadora.
   Desarmado o golpe, com a vice governadora garantida no cargo, encomendaram outro pedido de impeachment. Agora baseado no pagamento dos R$ 33 milhões de reais aos respiradores invisíveis.
   Este assunto foi objeto de uma CPI na Augusta Casa.
Mas, como não seria mais possível o golpe inteiro, pois a vice governadora estava blindada, os membros da Augusta Casa mudaram de ideia. Raros mantiveram a posição.
   Alguns signatários do pedido retiraram suas assinaturas e pediram o arquivamento do feito.
 
   Santa Catarina de Alexandria. Quanta coerência!
 
   Tudo começou no inverno passado. Atravessou a primavera, o verão e terminará no outono.
   O mais longo impeachment da História. Lembra as assembleias soviéticas e as mudanças de posições e votos até o consenso compulsório.
   Os signatários retirantes alegam ao pedir o arquivamento do feito, a volta da estabilidade política. Mas, nunca se discutiu tal estabilidade. Discutiu-se o sumiço dos R$ 33 milhões. Discutiu-se o hospital de campanha. A cerveja artesanal e o pagode na residência oficial da Agronômica.
   Discutiu-se o isolamento daquele que não entendeu o recado das urnas e foi encilhado por seus adversários, hoje aliados montados.
   Ordenador primário de despesa. Quem é?
   Crime de responsabilidade quem cometeu?
   O presidente do Tribunal Especial de Julgamento marcou para 26 de Março às 0900 h o evento.
 
   Será o dia D na hora H.
 
   Como o desembarque na Normandia das forças aliadas na Segunda Guerra Mundial.
   Lá, o êxito dependeria da neblina e da maré.
   Aqui, dependerá dos mortos, dos leitos hospitalares e dos respiradores chineses.
   Certamente alguém lembrará aos deputados estes aspectos.
E o povo catarinense verá ou não a maior lambança da nossa História.
 

Um comentário:

  1. garcia armou o impeachment do governador e vice em 2020, já marcando a decisão para 2021, para assumir o Governo. Tudo muito republicano...

    ResponderExcluir