segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Democracia?­


­­­­
 por Armando José d’Acampora *
  
   Meus caros.
   Tenho a impressão, cada vez mais forte, de que a nossa democracia é uma falácia.
   Não há qualquer opção que não seja aquela que um determinado partido político oferece, e como nenhum destes partidos tem ideologia definida, pois se agrupam na conveniência de ter maior tempo de mídia, não há como entender o que pretendem. Uma verdadeira vergonha. Se vendem por mais um tempo de exposição na mídia. Isto requer após a eleição a acomodação de todos os partidos que participaram dela em conjunto. Daí o toma lá, dá cá.
     Querem oferecer para os mortais comuns tartarugas colocadas em um poste. E colocam tartarugas que nem falar corretamente a sua língua de origem, o português, sabem.
      Em última análise, só temos as opções que os partidos oferecem e que, na sua grande maioria, não são nada agradáveis ao ponto de vista do eleitor comum.
      A maioria dos candidatos a deputado estadual ou federal não são líderes nas suas áreas de atuação, são totalmente desconhecidos da população.
      Como votar em alguém que nem sei quem é, que não vi sua ficha limpa e porque se inscreve para um cargo eletivo? Qual o verdadeiro objetivo?
      Gastar um milhão de reais numa campanha para Deputado Federal sabendo com antecedência que com o salário de Deputado Federal não haverá cobertura deste gasto? Como explicar isso? Alguma coisa existe que não é entendível pelos eleitores. Com toda certeza.
      Aqueles que já exercem cargo de Senador, Deputado Federal ou Estadual, continuam com a mesma cantilena de dar apoio à Saúde, Educação e Segurança.
      Como votar em um candidato que só aparece para a sociedade a cada quatro anos? Onde está o balanço do que fez pelo Estado? Quais os projetos que submeteu a apreciação dos seus pares, seja no congresso ou mesmo na Assembleia Legislativa? O que estes projetos foram favoráveis à população?
       Algum destes candidatos que já cumprem mandato fez uma proposta de diminuir o número de Deputados Federais e o número de Senadores?
       Se isto acontecesse, sobraria mais uma vultuosa verba para aplicação em Escolas, Hospitais e na Segurança que todos afirmam abraçar.
       Houve algum projeto para diminuir as mordomias dos Deputados Estaduais, Federais e dos Senadores? 
       Diminuir os motoristas, os carros, os gastos com refeições, deslocamento, os assessores de gabinete, a verba de gabinete de todos os políticos possuem, gastos com passagens aéreas, enfim uma série de medidas que poderiam ser tomadas e não o são, por serem muito convenientes.
       Um observador mais atento, irá perceber que nos últimos quatro anos e com a mesma ladainha nas eleições anteriores, mas e a olhos vistos, a Saúde, a Educação e a Segurança pioraram e muito. Como acreditar nos mesmos candidatos que já prometeram isto na última eleição e nada, nada foi modificado para melhor, pois piorou de forma assustadora.
        Queremos candidatos que assimilem as necessidades de uma sociedade que necessita de Educação, Saúde e Segurança e que sejam diminuídas as mordomias de nossos representes. Estas mordomias são um acinte à população que vota neles.

* Médico, Cirurgião Geral. Professor Universitário. Eleitor.
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário