domingo, 24 de novembro de 2019

O AMIGO SECRETO

por Leal Roubão*

   De passagem por esta maravilhosa Ilha de Santa Catarina, mais uma vez, para comemorar as festas natalinas com os amigos e ex-alunos que estiveram comigo em Coimbra, a universidade portuguesa onde leciono, os flamenguistas guiados pelo nosso técnico e o que ouvi sobre esta instituição pré-natalina chamada de AMIGO SECRETO.
   Com os salários cada vez mais fracos, os preços mais caros e do desemprego no Brasil, o AMIGO SECRETO míngua.
   Contaram-me, então, como foi o AMIGO SECRETO entre alguns políticos deste laborioso Estado de Santa Catarina.
   Reunidos em algum clube de lazer à beira mar, um deles disse: - Meu amigo gosta de letras. Dúvidas no ambiente. - Letras do Tesouro completou. Imediatamente foi identificado.
   Outro disse: - Meu amigo gosta de alterar a constituição estadual para facilitar o ingresso na vida política. Nenhuma dúvida pairou no salão.
   O terceiro anunciou: - Meu amigo gosta de estradas asfaltadas com dinheiro público até à porteira de sua fazenda. Não acertou no primeiro anunciado. Então completou: - Na Coxilha Rica. Acanhado, o amigo identificado sorriu.
    Outro mencionou: - Meu amigo gosta de construir praias urbanas em zonas poluídas por lançamento de esgoto pluvial e cloacal. Acertou na primeira.
   Mais uma chamada: -Meu amigo já foi presidente da Assembleia Legislativa e gosta de participar de licitações. Identificado na primeira tentativa.
   Mais um participante: -Meu amigo é deputado estadual, gosta de cavar poços artesianos e levar vantagem. Acertou na mosca.
   Outro participante disse: - Meu amigo foi vereador e gostava de trazer caixas de vinho da Argentina sem nota fiscal.
   E assim, noite adentro, felizes trocaram seus presentes às expensas do caríssimo contribuinte.

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O AMIGO SECRETO":
Jornalista Rubim,
Diga ao Prof. Roubão que ele esqueceu do ex-presidente da empresa de luz que fez um contrato com outra cuja sede era num monte real. E que o ex-presidente da ALESC foi presidente do TCE.





Nenhum comentário:

Postar um comentário