- Alô, tio Canga?
- Oi, tio Bruda, quanto tempo véio?
- Eu é que digo, tio Canga! Tu dá umas desaparecidas que até eu fico preocupado!
- Está tudo bem, tio Bruda! Continuo no tratamento para Hepatite C mas estou bem, aprendendo a conviver com os efeitos colaterais dos remédios e esperando chegar julho para acabar com tudo isso. Um pouco de saco cheio mas é isso aí, tenho que aguentar.
- Mas, tio Canga, o que tá acontecendo com o governo do tio Raimundo?!!!! Aqui pela serra tá todo mundo apavorado, o home não consegue se mexer. O PMDB continua mandando em tudo e está acabando com o governo dele, só ele não se da conta!
- É verdade, tio Bruda, nem a Ada d Luca, ele conseguiu tirar da Justiça, com toda a incompetência mostrada durante a crise de segurança no estado!
- A tia Ada continua assanhada que nem solterona em festa de casamento, tio Canga! O mundo pegando fogo e a Ada Lili se refestelando nos exteriores! Quando apareceu, foi na Câmara de Vereadores e contou os segredos da operação policial que seria desencadeada naquele fim de semana, tio Canga! Eu vi na televisão, era tudo sigilento e ela abriu o bico! Mas eu vi que ela não tava no dinheiro dela. Tava com uma cara mais amarrada que pacote de despacho.
- É uma pessoa totalmente despreparada para o cargo. Isso já está sendo visto há muito tempo, até pela bandidagem.
- É verdade, tio Canga, eu mesmo fiquei muito preocupado, um assunto tão sério como esse e a Ada Lili entregando tudo pros bandidos. Mas, tio Canga, não é só com a Ada Lili que o Raimundo não consegue mexer. O Dalmo, aquele da Saúde, que há dias atrás pediram a prisão dele por que não cuida bem dos hospitais, também é imexível!
- É, tio Bruda, é tudo gente do Luis Henrique da Silveira. Se observar bem, as áreas mais críticas do governo Raimundo Colombo estão nas mãos do PMDB.
- Tio Canga, esse Luiz Henrique é mais vaidoso que guri no chinaredo! É que nem casa de esquina, dá pros dois lados! Elegeu o Colombo, botou o cabresto, encilhou e montou! Continua com a sua quadrilha dentro do governo. Aqui na serra ele é chamado de Saney do sul! Coitado do Raimundo, não consegue fazer nada sem autorização do Luiz XV!
- Tio Canga isso tudo tá me lembrando do Antonio Chimango, aquele personagem do chefão político gaúcho, Ramiro Barcelos. Antonio Chimango era o personagem que representava o seu inimigo político, Borges de Medeiros:
Um dia chamou Chimango
E disse: “Escuta rapaz,
Vai ser meu capataz;
Mas, tem uma condição:
As rédeas na minha mão,
Governando por detrás.
Sei que tu és maturrango,
Porém, dou-te a preferência.
Nisto está minha ciência,
Escolhendo-te entre os outros;
Eles sabem domar potros,
Mas, tu tens a obediência
- Tio Bruda, do céu, homem letrado e atilado! Esse poema que o senhor resgatou lá de 1915 cai como uma luva para Santa Catarina. Tudo isso leva a uma candidatura do PMDB nas próximas eleições. Já tem gente lançando o nome do Luiz Henrique. A estratégia deles é impedir o Raimundo de fazer um bom governo, como seria sua intenção, e aparecer com um salvador da pátria!
- Eu não tinha assuntado para isso, tio Canga. Sabe que tu tem razão! Então isso é causo pensado! O Luiz Henrique é mais sabido que sorro velho! Perde o pêlo, mas não perde a manha! O Luiz Henrique, ainda onte, declarou na televisão que o candidato dele, ano que vem, é o Raimundo. Mas isso é mais falso que cobra engambelando sapo! É muito triste ver o nosso serrano dominado por essa gente, tio Canga...tú...tú...tú
- Se foi a linha do véio, ele fica furioso com as "telefônicas"
O texto é perfeito. Tem o Gean Loureiro detonando o Murilo todo dia, a Ada falando que o pmdb tem candidato na próxima eleição, pessoal do Paulo Afonso fazendo estrutura no estado, e o governador dormindo...
ResponderExcluirPara esta equação dar certo, precisa de um povo burrou ou melhor dizendo analfabeto político para cair na conversa do pmdb com candidatura própria será melhor que o Colombo. Colombo é ruim e pmdb é pior ainda.
ResponderExcluirSó que o eleitor tem que ficar esperto para não votar no colombo, em em qualquer coisa onde o pmdb esteja envolvido e muito menos em candidatos pmdbistas se desejam de fato tentar melhorar o estado e acabar com os cabideiros das secretarias regionais.
Luciano
É simplesmente ridículo. A aliança que deveria garantir a governabilidade a serviço dos interesses pessoais e partidários, imobilizando completamente a administração pública com a indicação de corruptos e incompetentes. A sociedade que se dane. Me desculpem os verdadeiros de esquerda, mas líderes como estes deviam estar no inferno. Os militares tinham razão. Eles não queriam a democratização do País, eles queriam o País e estão quase conseguindo. Os mais nocivos, os lobos em pele de cordeiro, sobreviveram e são esses aí junto com suas crias...
ResponderExcluir