quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

O MÉDICO?



   por Anastácio Kotzias Neto*


   Pensei em escrever sobre o decreto que bloquearia a instauração de mais cursos de medicina, não por achar oportuna e mais que necessária tal atitude, mas por não acreditar que aconteceria. Não aconteceu e além das 3... faculdades, o maior número no planeta, muitas das existentes tem autorização para duplicar a oferta de vagas.

   A maioria destas faculdades são privadas, dependem do FIES e não oferecem ensino de qualidade. Muitas delas não dispõe de corpo docente, de estrutura pedagógica como laboratórios e anatômicos, e tampouco hospitais a ofertar ensino de qualidade a formar profissionais que deverão nos assistir. Residência Médica nem pensar.

   Mudei de idéia ao tomar conhecimento da decisão do STF a respeito do MM, consideraram os Srs. Ministros que não é necessário ter formação para prestar assistência ao cidadão brasileiro, basta ter a supervisão de um “tutor” que na maioria das vezes não existe, ou está a quilômetros de distância. Ouvidos moucos às manifestações das entidades Médicas como o CFM e AMB e também olvidaram os relatórios do TCU. 

   As Sociedades de especialidades nas últimas décadas se organizaram no sentido de oferecer formação adequada e de qualidade formando profissionais com conhecimento adequado. Esta determinação do STF viola o princípio constitucional da igualdade ao  fazer exigências curriculares a médicos brasileiros e não fazer o mesmo em relação aos estrangeiros. Assumindo tal postura o poder público cria "potenciais danos à vida e à saúde dos pacientes".

   Representante da AGU defendeu a legalidade do programa Mais Médicos referindo que “ele foi criado para atender às populações mais carentes que não tinham acesso a um médico, reafirmando o conceito de oferecer medicina diferente a diferentes cidadãos.  

A sociedade brasileira cansada de tantos escândalos e banalização do sofrimento e morte, assiste passiva a destruição de uma profissão milenar. Seu silêncio facilita aos gestores a transferência da responsabilidade pela situação caótica da assistência a saúde aos Médicos. Seriam eles os responsáveis pelo fechamento de  mil leitos, a falta de insumos, medicamentos e pessoal nos postos e hospitais?

   O que assistimos hoje me faz parafrasear Platão onde poderemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens que detém o poder têm medo da luz.

*Médico Ortopedista - Representante de SC no Conselho Federal de Medicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário