segunda-feira, 14 de maio de 2018

Lembrando Prestes

por Emanuel Medeiros Vieira
   
Agildo Barata estava numa cela com Luiz Carlos Prestes, em 1945. Notou um opúsculo de capa verde. Na capa: "Pensamentos de Augusto Comte”. No interior: aforismas estóicos, que Prestes traduzia do grego para passar o tempo. E dizia que como a capa era de Comte, os milicos não iriam tomá-la.
   Conclusão de Barata: quando penso em Prestes, penso sempre num livro de máximas estóicas e de capa positivista.    “Que sacada, hein”, interpreta o meu velho amigo Flávio Aguiar (desde 1962, no Colégio Anchieta, em Porto Alegre, companheiro da AP nos seus tempos românticos e heróicos), editor do boletim “Carta Maior”, e que agora vive em Berlim.
   Quando me lembro de Berlim me emociono: é que a conheci antes da queda do Muro, e lá varei noites conversando com Luiz Travassos, tomando muito vinho. existente.
   Eu, ele e o também saudoso Alberto Albuquerque - a neve caindo - caminhávamos até perto do Muro.
   Ele lá exilado. Eu fugido da “ditabranda”, segundo a Folha.

   Voltando ao líder comunista: quando penso em Prestes penso mais num pensamento granítico e positivista de um homem íntegro, profundamente digno (às vezes equivocado, mas nunca desonroso).

   Por exemplo: sua aliança (“Constituinte com Getúlio”) com Getúlio Vargas (que o deixaria muitos anos preso nas mãos do perverso Filinto Miller) foi um erro ou uma necessidade naquele momento, em função de um projeto político maior?
   

   Em termos éticos não se justifica. Foi Filinto quem entregou Olga, a mulher de Prestes, para a Gestapo.
   Sim, para a Gestapo.
   Prestes era mais positivista que comunista. Estou equivocado?
   David Nasser escreveu um livro chamado “Falta Alguém em Nuremberg”. Esse alguém era Filinto “carrasco” Miller, que foi presidente da ARENA, o “maior partido do Ocidente”, segundo o inesquecível Francelino Pereira.
   Francelino foi quem fez a nunca respondida indagação: “Que país é esse?”

   Lembrando: a polícia política do Estado Novo (1937-1945), chefiada por Filinto Miller, arrancou com torquês um dente de Carlos Marighella.
   Marighella, segundo o juízo insuspeito de Jarbas Passarinho (que fez a célebre proclamação no dia da promulgação do AI-5, 13 de dezembro de 1968: “às favas
com os escrúpulos, Senhor Presidente”
), teria sido o homem mais corajoso que existiu no Brasil no enfrentamento da tortura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário