quinta-feira, 8 de novembro de 2018

A Cabeça de Gumercindo Saraiva


   Elogiado pela crítica nacional desde sua estreia em 25 de outubro, está sendo exibido de 8 a 14 de novembro às 14h05 e às 18h45, no Cinesystem do shopping Iguatemi de Florianópolis, o filme A Cabeça de Gumercindo Saraiva.  O filme é uma ficção baseada no livro Gumercindo, de Tabajara Ruas, que é o diretor e roteirista do longa-metragem. 

   Gumercindo Saraiva foi um caudilho revolucionário dos Maragatos, que teve a cabeça cortada pelos legalistas durante a Revolução Federalista, uma revolta que manchou de sangue os campos do Sul do Brasil entre 1893 e 1895.

   O longa conta a saga do capitão rebelde Francisco Saraiva, filho de Gumercindo, interpretado por Leonardo Machado , e cinco cavaleiros para resgatar a cabeça do pai, levada à Porto Alegre pelo major Ramiro de Oliveira (Murilo Rosa) e dois ajudantes. No elenco também se destacam Marcos Pitombo, Allan Souza Lima, Marcos Verza e Sirmar Antunes.

   Com belas locações, ótima fotografia e requintada produção de época o longa, filmado nos cânions da divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Catedral Missioneira de São Miguel Arcanjo - único patrimônio cultural da humanidade declarado pela UNESCO na Região Sul e nos Campos de Cima da Serra, narra os episódios de aproximação e afastamento entre perseguidores e perseguidos, os confrontos e desafios e os duelos até o encontro final entre Francisco e Ramiro.

   Num ritmo ágil, Tabajara faz um faroeste à brasileira de uma história que não deve ser esquecida. “O filme propõe a oportunidade de assistir a dois grupos de homens mergulhados profundamente em suas crenças, esquecendo sua condição humana”, diz o diretor. 


 “Acredito que o longa seja uma importante porta para o cinema brasileiro - que precisa de diversidade, e aponta um caminho diferente: a realização de filmes que contem um pouco da nossa história, sem medo de fazer o nosso faroeste”, afirma Murilo Rosa. 

“É um filme histórico. É um filme político. E é um filme humanista. Útil de ver nestes dias assombrados pela intolerância”, finaliza Tabajara Ruas. 

   Uma das locações do longa do diretor Tabajara Ruas, que vive entre Porto Alegre e Florianópolis, foi nos cânions que dividem o Rio Grande do Sul de Santa Catarina. Local foi palco de batalhas da Revolução Federalista, entre 1893 e 1895
 

Ficha Técnica
Roteiro e Direção: Tabajara Ruas
Produção Executiva: Ligia Walper
Direção de Produção: Mônica Catalane 

Fotografia: Alexandre Berra
Arte: Eduardo Antunes
Figurino: Carol Scortegagna
Make: Rosana Antunes
Make Efeitos: Johnny Left
Som: Gabriela Bervian
Trilha Sonora: Celau Moreyra
Montagem: Lucas Tergolina e Ligia Walper
Casting: Dani Fogliatto

Elenco: Murilo Rosa, Leonardo Machado, Marcos Pitombo, Allan Souza Lima, Sirmar Antunes, Marcos Verza, Pedro de Oliveira, Luciano Teixeira, Rodrigo Ruas, Marcos Breda e Rogério Beretta

Produção: Walper Ruas Produções
Distribuição: Elo Company

Nenhum comentário:

Postar um comentário