sábado, 30 de março de 2019

TRISTE MEMÓRIA

por Emanuel Medeiros Vieira 
                                     em memória de Anita Bittencourt

Anita Bittencourt
   “Luto não é comemoração”. 
    55 anos do golpe militar de 1964.
   Minha geração (a nascida em 1945 – o ano como ritual simbólico de passagem  de uma guerra que terminava e outra que começava), sabe  bem o que ele significou.
   Significou sequelas físicas, psicológicas e morais.
Marcas no corpo e no “espírito”.
   Observa Vladimir Safatle: “Não são uma bravata a proposição criminosa de comemorar a ditadura de 1964 e as declarações sórdidas de que foram “probleminhas” as torturas, o terrorismo de Estado, a ocultação de cadáveres, os estupros, os assassinatos, a censura, o empastelamento de jornais”.
   Marcas no corpo e no “espírito”, ilusões perdidas, distopias (sim: utopias destruídas).
   É triste ver que algumas pessoas gostem de exibir orgulho, ignorância e simpatia por torturadores e assassinos.
   Editorial da própria ”Folha de S. Paulo” (27 de março de 2019) lamenta que um presidente da República seja um “entusiasta declarado, por exemplo, do coronel Carlos Brilhante Ustra, um notório torturador, a quem  consi dera um herói  brasileiro”.
   O presidente patrocina – como disse alguém – patrocina a subversãoo de valores ao convocar “uma celebração oficial para um regime quecfechou o Congreososo, prendeu opositorese usou a otortura e mortecomo métodos de repressão.
   Observa Valadimir Saflatle que “não são uma bravata a proposição criminosa de comemorar a ditadura de 1964 e as declarações sórdidas
   No fundo, é triste perceber  que o quase surreal desgoverno atual, que parece uma dolorosa “comédia-dramática” de erros primários de ministros (de áreas fundamentais) absolutamente despreparados,  não significa apenas incompetência grosseira: mas algo “planejado”-  UMA TENEBROSA APOSTA NO CAOS.
É POLÍTICA DE ESTADO, PROPOSITAL, PARA QUE NÃO INVENTEMOS FINALMENTE A DEMOCRACIAO COM A QUAL TANTO SONHAMOS.
   Estarei errado? Me chamarão de paranoico? Espero estar equivocado.
   Os ocupantes do poder parecem preparar dias piores.
   Desta vez, eles precisarão calar muitas vozes.

O dia 31de março sempre será, na história deste país, o dia da infâmia e da vergonha. Se alguém esqueceu, nós podemos lembrá-lo” (Vladimir Safatle).                                    
                                                   (Brasília, março de 2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário