quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Leitor denuncia obras suspeitas em Ingleses

Ingleses sob suspeita
   Sou morador de Ingleses faz 20 anos, sei que temos problemas insolúveis de ruas sem calçadas para pedestres, esgotos com correm diretamente na praia, construções irregulares, invasões e muito mais...
   Os motivos? Se perguntarmos pela ruas, em poucos minutos vamos encontrar vários: Que vão desde a esperteza de uns até a incapacidade de muitos em agir e/ou saber como agir.  Mas mesmo que se queira agir, posso afirmar que o sistema de informação é feito para "NÃO FUNCIONAR" ! Afinal quem sabe para onde chamar quando se quer fazer uma denuncia para a POLICIA AMBIENTAL? São inúmeros números que aparentemente servem para pulverizar toda e qualquer intenção de ação.

Cito 2 exemplos:

Obra sem placas de licenciamento
   CASO 1: Em Maio 2012, estávamos caminhando pela SC403, minha esposa e eu, e ao avistarmos o morro que separa Ingleses da Cachoeira, percebi duas maquinas subindo,e derrubando varias árvores. Nitidamente abrindo uma estrada pouco acima da linha de delimita o referido morro.   AÇÃO: Liguei para a Policia Ambiental (fone 3348-3624) relatando com riqueza de detalhes o fato. Como resposta tive a informação que a ocorrência estava registrada e quando pudessem, iriam verificar, haja vista a quantidade de ocorrências  e que ha poucas viaturas para diligências. Mas o que mais chamou a atenção foi a informação que o empreendimento era conhecido e que certamente teria autorização para fazer o que estava fazendo.
    Humildemente me penalizei por ter agido de modo apressado, e aguardei os fatos seguintes. AGRAVANTE: o Referido condominio esta localizado exatamente em frente a Intendencia de Ingleses.
    FATOS SEGUINTES: A estrada que eu havia visualizado em maio/2012 hoje é um fato e o avanço sobre a base do morro so faz crescer. Já é visivel de muito longe o grande avanço sobre a vegetação da base do morro.
    PERGUNTAS PARA QUEM POSSA RESPONDER: Exite autorização para mexer de modo tão profundo na vegetação na base do morro? A erosão já visivel poderá colocar alguem em risco? 

    CASO 2: Como relatei no inicio do post, conheço Ingleses desde 1986, onde Há uma área de DUNA, no final da servidão Guimarães, que nem as invasões dos sem teto, ousou invadir.
    Faz pouco tempo alguns moradores mencionaram a ideia de criarmos ali, a SEGUNDA PRAÇA, OU ÁREA DE LAZER PARA A COMUNIDADE, haja vista que os 43 mil habitantes de Ingleses já têm uma praça no centrinho de Ingleses. MAS, para nossa surpresa, ** em menos de uma semana o espaço foi murado com blocos de concreto, com quase 2 metros de altura. Em 22/09/2012 tem 2 operários trabalhando lá a todo vapor. 
    AÇÃO: Novamente    Liguei para a Policia Ambiental (fones 3348-3624) relatando com riqueza de detalhes o fato.    Como resposta tive a informação que a ocorrencia estava registrada e quando pudessem iriam verificar, haja vista a quantidade de ocorrencias, e que ha poucas viaturas para diligências. (PERCEBAM QUE A HISTÓRIA SE REPETIU). 
    Devo mencionar a educação e fino trado do policial que me atendeu e me pediu para anotar o numero da ocorrência (Numero 429) para futuras averiguações. hoje 26/09/2012, novamente chamei o referido numero para verificar o andamento da denuncia, (POSSO AFIRMAR QUE NÃO FOI UMA SURPRESA) a resposta (muito educada do Cabo Alonso), foi que a solicitação estava na pasta de outro policial e ele não sabia do andamento e que eu deveria chamar mais tarde. Nisto se comprovou pra mim, o despreparo, talvez desinteresse de ação por aqueles que supostamente deveriam agir em caso de necessidade.
   AGRAVANTE: A vegetação antes existente foi removida, a obra em menos de uma semana está muito avançada, não há nenhuma placa indicando autorização para as obras.


   PERGUNTAS PARA QUEM POSSA RESPONDER: Exite autorização para mexer de modo tão profundo na vegetação de restinga que existia no local? É permitido construir ali?

2 comentários:

  1. è nojento mas é assim que funcionou a floram e a fatma nestes ultimos 8 anos a floram pelo que sei transformou o cargo de presidente em cargo Hierarquico, mantendo a teta na mesma familia.
    A destruição e nitida e crescente, moro no b. João paulo é um absurdo as edificações sobre os mangues despejando seus esgotos.!PQP que M.... tudo isso, não há no MP um promotor com aquilo roxo nesta cidade para parar tudo isso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Na servidão Manoel Laureano dos Santos,o "PLANO DIRETOR" permite construir 50% da area do terreno, recuo e calçada. Hoje tem 2 Obras de predios sem autorização, Roubo de Luz"GATO DIRETO NO POSTE" e o fiscal da prefeitura informa que nada pode fazer pois não quer se incomodar.

    ResponderExcluir