Caro Canga Bacudo !
O que tenho para te escrever nada tem a ver com o texto acima, mas algo que li, gostei e te envio para conhecimento, mesmo tendo 99% de certeza que tu, que é não é um bacudo, já conheces a história. Vamos lá...
"Lá pelas tantas chegou do céu Saint-Exupéry. Antoine de Saint-Exupéry, autor do O Pequeno Príncipe. Entre 1927 e 1931, em suas viagens aéreas para a Patagônia como piloto do correio aéreo francês, onde é que o sujeito aterrisava? Na Praia do Campeche, em frente à ilha homônima. Casualidade? Dos 9198 km do litoral brasileiro, algo existia ali para imanizar esse homen tão especial, atraindo-o exatamente para a ilha das pedras sagradas. Zé Perri, como os pescadores o chamavam, acabou batizando a praia onde chegava como Champ de Pêche - campo de pesca, em francês; ou Campeche, na língua do Deca, um pescador amigo. Dizem que Deca não subia por nada no avião do francês; e Exupéry não entrava no barco do manezinho de jeito nenhum. Mesmo assim a amizade durou anos".
Almanaque de Cultura Popular nr. 126
Everton
Everton sempre é cultura. Valeu pela bela história amigo. Tive a grata satisfação de conhecer o "seu" Deca. Acho que o ano era 1979. Passei uma tarde conversando com o velho pescador embaixo de uma árvore no páteo da sua casa aqui no Campeche. Estava fazendo uma matéria para o jornal O estado exatamente sobre sua relação com Saint Exupéry. O "seu" Deca tinha histórias incríveis sobre o francês e suas estripulias aéreas. O Morro do Lapião, aqui no Campeche, tem esse nome por que era onde os pescadores colocavam lampiões para sinalizar a aterrissagem noturna do francês. Mais algumas informações sobre Antoine de Saint-Exupéry no texto de Lelia Pereira Silva nunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário