sábado, 30 de janeiro de 2010

Imagens de Nizza








Caros leitores,
tenho acordado cedo e, enquanto minha neta não chega, estou aproveitando para correr e caminhar pela Promenade des Anglais. Ando duas horas diariamente. Hoje aproveitei para fazer algumas fotos da orla de Nizza, do porto e do casario desta cidade maravilhosa.
Andando pelo porto, percebi as cores de Nizza. Terracota e marelo. Divido com vocês estas imagens que capturei hoje. Clique em cima que aumenta.

Walkiria Mattos Becker deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Imagens de Nizza": Putz, hoje é que fui me atinar que a sua "Nizza" é a famosíssima NICE, que fica na Côte d'Azur, e que é a segunda cidade turística francesa, após Paris. E quando vc vc falava "promenade das angles", era, na verdade, a também famosa Promenade des Anglais (ou seja, dos ingleses, e não dos ângulos...rs...rsss..). Por que raios vc não chama essa cidade pelo nome que ela é conhecida aqui e lá na França?? Aff!!!

Cangablog: Querida leitora Walkiria, quando minha filha esteve em Florianópolis me falou que iria morar em "Nizza". Nice? perguntei, e ela respondeu: não pai, em Nizza! Morava na Espanha, à época, onde se falava desta forma.
Pesquisei o assunto e descobri que "Nice" foi anexada à França em 1860 sendo até então parte do Reino da Sardenha, nunca foi parte do Estado italiano, que surgiu apenas um ano depois. O estado italiano foi unificado por Giussepe Garibaldi (o da Anita) nascido, casualmente, em Nizza.
O nome Nice foi adotado pelos norte-americanos que se apaixonarm pelo local e o transformaram, durante anos, no centro da badalação do jet set internacional. Tipo: o lugar era uma nice (ehehe). Adotei o nome original. Só isso.
Aí uma foto do Garibaldi na sua praça. Local de minhas corridas diárias.

4 comentários:

Anônimo disse...

Canga Felizardo
E dizer que Floripa poderia ter sido algo assim, dá uma dor no coração!

Anônimo Alfa

Anônimo disse...

Bravo Canga

Fotos de primeira. A da feira é preciosa. Que alcachofras! Que pimentões!

Efusivos parabéns

Anônimo Alfa



Anônimo Alfa

Anônimo disse...

Que cidade linda, que belas fotos Canga.
Adorei o restaurante à Beira Mar.
Lindo, lindo,.
Aproveitem então.
Beijos em todos
Lili

Anônimo disse...

É uma cidade muito linda!!Vi referencias ao restaurante a beira mar...Em Floripa ñ pode, os xitas ñ...Precisava botar os ignorantes a viajar!