segunda-feira, 1 de outubro de 2012

De Lugar Nenhum...

   Na última sexta-feira tive uma surpresa agradável. Ganhei - por 30 dinares - a revista Novos Contos de Lugar Nenhum, do velho amigo Xalberto.

   "Seu trabalho denso, pessoal e filosófico, é o trabalho de um artesão que não faz concessões, o que o torna um dos artistas mais inéditos, embora seja um dos mais profissionais: basta ver o cuidado com o acabmento, as letras e o desenho.
   Xalberto não é o Instituto Universal Brasileiro, mas muitos do desenhinstas que passaram pelo "Balão" devem a ele uma boa parte do que são. Eu também."  (Chico Caruso)

   O Xalberto, ilustrador e chargista de mão cheia, colaborou com um jornal que o Jurandir Camargo e eu tínhamos, aqui em Florianópolis, em 1983, quando voltamos do Uruguai. Últimos jornalistas anistiados no Brasil, chegamos em Florianópolis e criamos o Novo Jornal.
   O Xalberto seria de São Paulo mas "recentemente, uma equipe de pesquisadores dinamarqueses da área da paranormalidade concluiu que o autor brasileiro de HQs Xalberto não é mesmo deste mundo. Chegaram a esta conclusão insólita, examinando detalhadamente cada pormenor surrealista entre tantos concebidos e desenhados pelo artista, principalmente da fase de sua sérieContos de Nenhum Lugar”!

   Esta nova edição de Contos de Lugar Nenhum reúne antigos e os novos contos.

Les Paul comenta: Edição numerada, chique (ou XIQUE), traços refinados contando a vida com olhar inusitado. Como o amigo demorou-se nas sendas que levam a Kibe, fiquei fazendo sala ao Xalberto e logrei tbem por 30 dinares arrematar um exemplar autografado para LesPAul Corvette, de quebra com uma ilustração de El Tigre, voando com um palheiro entre as mandíbulas.Convidei o artista para ilustrar as primeiras 30 histórias de El Tigre e LesPaul em suas andanças pelas américas e fiquei de enviar-lhe algumas para pensar com calma se aceita o convite e quanto custará a empreitada.

Um comentário:

LesPaul disse...

Edição numerada, chique (ou XIQUE), traços refinados contando a vida com olhar inusitado. Como o amigo demorou-se nas sendas que levam a Kibe, fiquei fazendo sala ao Xalberto e logrei tbem por 30 dinares arrematar um exemplar autografado para LesPAul Corvette, de quebra com uma ilustração de El Tigre, voando com um palheiro entre as mandíbulas.Convidei o artista para ilustrar as primeiras 30 histórias de El Tigre e LesPaul em suas andanças pelas américas e fiquei de enviar-lhe algumas para pensar cm calma se aceita o convite e quanto custará a empreitada.