quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Betty Look For fala o inesperado...

Por Helen Mira\para o Cangablog    

A agente secreta e ex-chefe da CIA, Betty Look For, declarou hoje as razões de sua vinda ao Brasil.
    Ela falou para centenas de pessoas na Praia Mole, onde passou momentos inesquecíveis. Na íntegra, seu desabafo.
    Eu vim para averiguar situações de corrupção no vosso país. Eu vim para investigar, revelar e voltar.
    Mas, eu me apaixonei pelo Brasil, por Santa Catarina e por esta Ilha.
    Lá, nos EEUU, nos somos uma sociedade fria, distante e capitalista. Quem não tem dinheiro, nada vale no meu país.
    Não temos assistência social, nem médico gratuitos, tampouco dentistas. Se não pouparmos na idade de trabalho, pouco teremos na velhice.
    Mas temos uma imprensa relativamente livre, temos uma democracia praticada por mais de duzentos anos e podemos falar, sem medo, tudo o que pensamos.
     É bem verdade que depois do 11 de Setembro de 2001, as coisas mudaram um pouco. Usaram o atentado ao World Trade Center para delimitar nossa liberdade.
Eu acho que o Brasil é um país maravilhoso. As pessoas são amigas, queridas e solidárias.
    Mas vocês não conseguem impor um valor essencial nas sociedades democráticas: a cidadania.
    As classes que governam vocês, Juízes, Promotores, Deputados e Conselheiros ganham os melhores salários públicos e ainda recebem um auxílio moradia.
    Os professores, médicos, bombeiros, enfermeiros e outras categorias, de igual ou maior importância social, ganham menos de dois mil reais e nenhum auxílio moradia.
    Embora legal, pois há uma lei que garanta o benefício, é uma concessão imoral. A vossa imprensa, da mesma forma, é controlada pelo governo ou pelos anunciantes. Vocês vivem numa hipocrisia política. Vocês são roubados diariamente e a vossa imprensa acoberta o roubo.
    Denuncia apenas pequenas fraudes e prisões de gente pobre.Nós somos assim, hipócritas, em outros aspectos. Não se fala sobre sexo em nossas escolas, mas as revistas Playboy e Hustler são muita vendidas no meu país.
    Vocês têm a chance de construir uma grande nação. Mas, além de melhorar todo o sistema educacional, inclusive ampliando a carga horária diária, vocês precisam praticar a cidadania.
    Vocês alimentam, as vezes com muito sacrifício, uma classe dirigente que vive do vosso sangue e o suga.
    As pessoas aplaudiram por mais de cinco minutos e gritaram: Betty Fica, Betty Fica, Betty Fica...

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário