Tinha passes de 1 dia, 100 minutos, 1 semana e outro de 36 euros que além de garantir deslocamentos em trens, metro e ônibus por toda a cidade ainda dava direito a entrada em museus, inclusive o do Vaticano.
Kit turismo |
Andar por Roma é facílimo basta um "kit turismo" básico: mapa da cidade (distribuidos gratuitamente em hotéis e pontos de informações), um pequeno guia turístico de Roma (tipo o editado pela Folha de SP), passes transporte, passaporte, uma garrafa dágua que pode ser abastecida a todo momento nas várias bicas instaladas na cidade, roupa e calçados confortáveis. Pronto, com este arsenal básico você poderá, como eu, caminhar até 12 km por dia e ser feliz em Roma.
Roma Capital do Mundo
Campidólio: Centro religioso e político |
Próximo do Campidólio mergulhamos no Fórum romano que reúne o Coliseu, Arco de Tito, Arco de Constantino e os Mercados de Trajano, o primeiro shoping center do Ocidente. Só ali, o imperador Trajano explorava, em 150 lojas, sedas, especiarias, frutas, flores e peixes. Isso tudo a 3 mil anos atrás! Século I D.C.
À esquerda a Coluna de Trajano. Ao centro o seu "shopping" de 150 lojas |
Ruinas do Fórum |
A beira da morte Vespasiano escreveu uma carta a Tito. Mais semelhante ao que acontece nos nossos dias no Brasil impossível.
A ela:
22 de junho de 79 d.C.
Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador. Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades os inimigos, acalmando e os vulcõe. De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: Não pare a construção do Coliseu. Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória. Alguns senadores o criticam, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos.
Pensa: Onde o povo prefere sentar, num banheiro, num banco de escola ou num estádio?
Num estádio, é claro.
Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma e sempre que o olharem dirão: “Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou”
Num estádio, é claro.
Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma e sempre que o olharem dirão: “Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou”
Pão e circo |
Outra vantagem do Colosseum: Ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de necessidade.
Moralistas e loucos dirão que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas, até um cego vê isso. Portanto, deves construir esse estádio em Roma.
Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: Para seduzir o povo, pão e circo.
Esperarei por ti ao lado de Júpiter.
Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: Para seduzir o povo, pão e circo.
Esperarei por ti ao lado de Júpiter.
Após a visita ao Coliseu, seguimos até a pequena praça Veneza e ficamos sentados admirando o gigantismo do monumento a Vitório Emanuelle II. Demos uma pausa para o almoço. Vinho, cordeiro, omelete, salada e água, tudo isso na sombra fresca de um parreiral. É ruim...
Renovados, estreamos no metrô de Roma. Linha azul: Coliseu/ Termini. Depois linha vermelha: Termini/Otaviano às portas do Vaticano. O metrô limpo, refrigerado e rápido.
Eram 16:30h quando decidimos enfrentar um multidão, multiracial, multinacional, multi cultural...emfim, multi tudo, porque é muita gente querendo entrar na Basílica de São Pedro. De grátis!
Depois de muita água e passos lentos entramos na Basílica. Valeu à pena pela beleza dos afrescos e a suntuosidade da aquitetura. A nave principal tem 218 metros de comprimento, tudo trabalhado em mármore. A cúpula pintada por Michelângelo tem 136 metros, a mais alta do mundo! A Pietá, esculpida em mármore por ele aos 25 anos, mesmo estando protegida por um vidro a uns 5 metros do público, é algo indescritível!
Bem, a essas alturas a gasolina já estava acabando. No caminho para sair da praça S. Pedro descobrimos como comprar os ingressos para o Museu do Vaticano sem entrar em filas quilométricas. Deixamos 40 euros no cofrinho do Papa Chiquinho e saimos com os ingressos na mão para às 10h do dia seguinte. Tudo dando certo.
GENESIS
O último programa do dia foi uma visita ao museu Ara Pacis onde apreciamos a fantástica exposição fotográfica do brasileiro Sebastião Salgado. Genisis merece ser vista por todos. Uma viagem pelas regiões mais inóspitas dos quatro continentes sob o olhar mágico deste gigante da fotografia.
O dia já estava ganho. Nos dirigimos a um café na ponte Cavour e, admirando a lua cheia sobre o rio Tevere, esperamos o rush passar. Ônibus, trem de superfície e 9 horas da noite estávamos em casa. Cansados e felizes.
"As mina pira em Roma!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário