terça-feira, 31 de outubro de 2017

Desalambrando nuvens... até sempre magro!!



  
   O título acima é do meu querido amigo, músico uruguaio, Nery Barreneche. Postou essa frase no seu facebook como forma de homenagem ao grande músico Daniel Viglietti. Guerrilheiro cultural de resistência às ditaduras no Uruguai e na América Latina, morreu na segunda-feira, em Montevidéu, aos 78 anos
   "A Desalambrar" (1973), uma das suas canções de protesto mais poderosas e cruas rompeu as fronteiras do Uruguai e ficou famosa no mundo inteiro. 
   Escutei hoje a música de Viglietti e rebobinei a fita. Quantas vezes nos reunimos, amigos militantes, em casa fechadas com som baixo para ouvir, clandestinamente, Daniel Viglietti, Alfredo Sitarrosa e Los Olimareños.
   Fiquei triste com a partida.

   Como disse o Nery: Desalambrando nuvens... até sempre magro!!


*Viglietti foi preso em 1972 e solto um ano depois, após um movimento internacional liderado por personalidades como Jean Paul Sartre, François Mitterrand, Julio Cortázar e Oscar Niemeyer. O cantor se exilou na Argentina e na França durante a ditadura uruguaia, de 1973 a 1985, e voltou a seu país junto com o retorno da democracia. (do Extra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário