segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tio Bruda e o êxodo dos Berger


- Alô, tio Canga?

- Oi, tio Bruda. Estava estranhando o seu desaparecimento. Mas que novidade o tio Bruda tem pra gente daqui da capital?

- Tio Canga de Deus! Tamo tudo apavorado com a corrida serra acima, tio Canga!

- Como assim, tio Bruda, que corrida é essa ???!!!

- Tio Canga, a derrota dos Berge, em São José e na capital mudou até coisa muito antiga que se dizia aí em Florianópolis. Dois tatú não fazem casa em um só buraco. Dá briga!

- Mas que coisa antiga é essa, tio Bruda?

- Tio Canga, aí em Florianópolis, quando se perde uma eleição se diz que "a barca vai sair lotadita". É coisa antiga da manezada. E não é que agora a coisa mudou?!

- Como assim, tio Bruda, mudou o quê, véio??!!!!

- Agora tão falando por toda a Ilha que saiu a barca e entrou a caravana! E o que é pior, tio Canga, caravana serra acima, tão garrando o caminho das tropas!!!

- Tio Bruda, não estou entendendo nada!

- Acontece que em vez de barca, os Berge tão puxando uma caravana pelo caminho das tropas. Serra acima. Vem tudo aculherado que nem teta de porca!

- Ah! agora comecei a entender! Mas que tanta gente é essa, tio Bruda?

- Tio Canga de Deus, é muita gente que eles vem arrastando serra acima e largando pelo caminho. Prá não me atrapalhá, vamo começar pela geografia!

- Mas isso que o senhor tá fazendo é uma profunda análise pós eleitoral, coisa que nenhum cientista político fez por aqui, ainda, tio Bruda!

- Tio Canga, vamo puxar pelas idéia junto! Essa debandada, capitaneada pela gente do PMDB. Envolve muita gente! Só dos empregados da Casvig, da prefeitura de São José, da Palhoça e Florianópolis, que tavam mamando nas têtas das prefeituras, passam dos 3 mil! 

- Ah! O senhor tá falando dos cargos de confiança que os Berger empregaram nas prefeituras, né?

- Não esqueça do Ronério, né, tio Canga? Dessa gente do PMDB, ali também o empreguismo é grande! Mas essa comitiva que tá subindo a serra tá nos preocupando. A gente pensou que tava livre dessa gente e agora tão tudo voltando de mala e cuia!

- Mas é tanta gente assim, tio Bruda?

- Olha, tio Canga, eles foram surrados aí embaixo, levaram uma tunda de laço, e tão se recolhendo prás casas. Tem muita gente que tá perdendo o emprego, tá subindo a serra pra ocupar as terras que os Berge compraram do Geraldo, da Coxilha Rica. Tão tudo no nome do tal de Juquinha, aquele dos laranjais, tio Canga!

- Mas isso é coisa séria, tio Bruda! Um séquito tão grande assim até parece aqueles êxodos bíblicos.

- É coisa séria, tio Canga. Essa batida em retirada vai passar para a história como "a fuga dos Berger"! Começa eles largando o Ronério ali por Alfredo Wagner, a primeira parada! Já os pé grande dos Berge ficam por Bom Retiro mesmo, que é a cidade deles. Foram prá Florianópolis buscá lã, e voltaram tosquiados!

 - É coisa grande mesmo...

- Mas, tio Canga, como é que vão acomodá essa gente toda? Tem que distribuir pelos campos. O bicho nunca é maior que a toca, né, tio Canga?

- Esse véio sabe tudo, é muito engraçado!

- Tio Canga, como a viagem de volta é longa e de subida, eles tão voltando tudo naquele passito de quem não qué peidá! Tranquilito no más!

- Mas e os outros vão para onde, tio Bruda?

- Bem, aí tem aquelas terras que os Berge compraram com as economias deles, ali em Painel e na Coxilha Rica. Diz que tem um pessoal da Casvig que tá querendo ocupá essas terras aqui na serra. 

- Mas o senhor acha que eles sairam mal daqui, tio Bruda?

- Mas olha tio Canga, ovelha não é prá mato. Se deram muito mal na política, deram com os beiços na torneira. Mas na área dos pila, mal não vão ficá! Tem o dinheiro da árvore de Natal, tem o do cantor ceguinho que eles enganaram, tem muito dinheiro guardado por aí. Eles são loucos mas não são bôbos, tio Canga! Fizeram um belo pé de meia com os tansos aí de baixo...

- É...esses nunca ficam mal, tio Bruda!

- São igual a traíra, tio Canga, quando não tem o que comer comem os parente!!!!

- Tú...tú...tú...caiu a linha!

3 comentários:

  1. COMUN$TA DE BOUTIQUE$29 outubro, 2012 18:10

    E COMO É QUE EU FICO TIO CANGA E TIO BRUDA?

    ResponderExcluir
  2. Finalmente, o povo de Florianópolis e São José, tomou um decisão correta. Varreu os "irmãos metralhas" de uma só vêz. Não é mais possivel esta " mistura" do publico e privado. Os "Metralhas-Berger" agridem a inteligencia do nosso povo ...... quantas empresas deles cresceram em razão dessa "mistura"....... Além da coxilha rica, quantos terrenos mais eles compraram.......? O Tio Bruda deve saber!
    Temos que ficar vigilantes.......

    Os novos Prefeitos de Floripa e São José tem que ficar atentos, porque vaõ raspar o fundo do "tacho" e certamente vão tentar armar muitas arapucas.... para os novos mandatários.

    O Governo do estado também deve ficar atento e rever os muitos contratos com as empresas dos Berger. Não pode haver panos quentes.......
    Vamos aguardar para ver.Tio "Bruda" com sua sabedoria certamente estará vigilante para informar quantos subiram à Serra....... E o Tio Canga, neste espaço, saberá denunciar.............

    ResponderExcluir
  3. Bruda bariu brimo.......será????

    ResponderExcluir