domingo, 23 de dezembro de 2012

Escola que liberta, pratica o que ensina

   Por Jaison Barreto
   

   Paulo Freire e o grande Darci Ribeiro formularam uma escola democrática ecivilizadora, tão importante para este país em formação.   Em 1985 quando as alianças eram feitas em torno de programas e não de empregos, nós ajudamos a realizar eleições em mais de mil escolas estaduais em SC e algumas dezenas de escolas municipais em Florianópolis.
   O atraso e a politicagem, não garantiram a sua continuação.
   Não é de espantar, que escolas neste Estado, sejam hoje interditadas até pela Vigilância Sanitária, e professores sejam humilhados “por toda Santa Catarina”.
   Vinte e sete anos depois (1985-2012) fez bem o deputado Gelson Merisio em propor sua efetivação, como avanço real para solução do problema educacional brasileiro estimulada inteligentemente pela RBS.
   A construção de um país não passa pela paixão, pela arrogância, pelo fanatismo, pelo messianismo ou Data Vênia pela burrice institucionalizada, pelas maiorias de balcão, por tudo isso que você deve conhecer muito bem.
   Foi uma pena não terem aprovado ainda neste ano, uma lei que envolveria professores, alunos, associação de pais, funcionários, a comunidade enfim, na formulação de uma educação libertadora para a nossa gente.

Vamos continuar insistindo.

Com votos de um feliz Natal.
Saudações democráticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário