domingo, 29 de agosto de 2010

RBS manipula informação de pesquisa

Intrigante o fato da RBS anunciar o resultado da última pesquisa RBS/Ibope para Senado no seu jornal da noite, sem explicar que dos 812 entrevistados 76% estavam indecisos sobre em quem votar para senador.
Isso quer dizer que a mostragem de intenção de voto com a qual trabalharam para anunciar os resultados foi meramente de 24%. Para ser mais claro, de 812 entrevistados apenas 195 opinaram.
É a magia da metodologia na divulgação dos resultados que pode induzir a erro de interpretação os eleitores desavisados. Sobre os 76% de indecisos a própria RBS divulgou no ClicRBS, o que não fez no Jornal da TV que atinge a maior parcela da população.
É isso que se chama de “jornalismo de resultados”. É a RBS "operando" números a serviço de alguém nas vésperas da eleição. O IBOPE também se presta para esse tipo de malandragem, vide os vários processos que responde na justiça por fraudar pesquisas.
Só para constar, no site do DC aparece 76% de indecisos, já na integra da pesquisa do Ibope aparece 53%. Deveriam ser mais claros e precisos para entendimento da população ou a intenção é realmente confundir?
Fora a chamada do clicRBS que ao divulgar a pesquisa RBS/Ibope para o senado em vez de resaltar o fato mais importante que é 76% de idecisos destaca Luiz Henrique liderando com 45%. 45% de quanto RBS?

Os Democratas são os campeões da manipulação de pesquisas. Sempre trabalham com isso às vésperas das eleições. Um exemplo interessante foi quando o PMDB resolveu fazer as prévias para escolher o candidato do partido a governador o que indicava o fim da triplice aliança.
No dia da prévia saiu uma pesquisa da RBS indicando Pinho Moreira com apenas 7% das intenções de votos. Um banho de água fria nas prévias do PMDB.
De graça? Então tá!

João Frederico H. Leite deixou um novo comentário sobre a sua postagem "RBS manipula informação de pesquisa": Para quem ja passou por diversas eleições, inclusive tendo o DEMO, seja como parceiro ou adversario, sabe que os homens são MAGICOS. Em SC o IBOPE foi MANIPULADO, pois é visivel que uma mudança de numeros tão siguinificante, teria que ter como causa um FATO NOVO, e importante. O que se via era justamente a debandada dos integrantes da TRIPA. Portante os adversarios dessa gente ja estão ESCALDADOS, e não cairão nessa ESPARRELA. SC necessita mudar para não ficar mais quatro anos fazendo CABIDES e ROLOS MIL.

Eles não são confiáveis.

Do blog Coturno Noturno

Os donos do Ibope, da Vox Populi, da Sensus e do Datafolha estão, em artigos, entrevistas e palestras, dizendo que a eleição está decidida. O que era briga entre eles no início ficou pacificado pela farta distribuição de dinheiro promovida junto ao setor. Todos estão de contrato novo, seja direta, seja indiretamente. Seja o Grupo Folha com o seu contrato de R$ 64 milhões para fazer as provas do Enem, seja a Vox com as pesquisas diárias de tracking para o próprio PT, seja o Ibope e contratos do filho do Montenegro com a Prefeitura do Rio e o Governo do Rio de Janeiro. O TSE fez uma dura legislação para regular as pesquisas eleitorais. Uma legislação que, com a posse do Ricardo Levando Não Sei o Quê, está sendo totalmente descumprida. Há quanto tempo este Blog denuncia que o Ibope não deposita as cidades pesquisadas no TSE? E que a Sensus repete exatamente as mesmas cidades da pesquisa anterior, assim como a Vox Populi? O TSE proibiu os humoristas de brincar com as eleições, mas permite que o dono do Ibope venha dar entrevistas para afirmar que o Brasil já tem presidente. Quer lavar a sua biografia suja, apostando na égua que está na frente, já que declarou que Lula não elegeria um poste, há um ano atrás. Que credibilidade pode ter o dono do Ibope, que está manipulando as suas pesquisas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, para atender a RBS, repetidora da Globo, que está em campanha de apoio a Dilma na região? E está errando por mais de 10 pontos! Obviamente, no final, o Ibope vai ajustar a margem de erro que faz parte do seu "pacote" de vendas ao mercado. Os donos de instituto de pesquisa viraram cabos eleitorais. Deveriam ser proibidos de se manifestar além dos limites dos seus levantamentos, pois geram noticiário e prejudicam a democracia. As pesquisas não estão tendo a transparência necessária, sob os olhos coniventes do TSE, que está burlando a lei não se sabe com que interesses ao não exigir que as suas próprias determinações sejam cumpridas.

Aqui está uma fraude eleitoral escandalosa em Goiás

Do blog do Cajuru
Atenção!!! Os auxiliares de Marconi Perillo já estão me avisando que houve pesquisa do Ibope em Goiania antes de começar o horário eleitoral. Caras pálidas, eu estou me referindo às pesquisas feitas nos dias de hoje. A pesquisa do Ibope foi encomendada aí em maio, porém a apuração foi feita em junho e a divulgação desses números apurados no mês de junho, só veio a ser feita na segunda semana de agosto. Saibam que esta minha denúncia alerta é exclusivamente pela ausência, em Goiás, da pesquisa Datafolha. Tudo porque o Datafolha, é um instituto, que pelo menos até hoje não se envolveu em escândalos, como é o caso do Ibope, conforme eu começo a contar a história aqui neste artigo.

Basta ler com atenção e isenção. Leia tudo. Beba na fonte.


3 comentários:

  1. Canga, interessante a matéria que o Jorge Kajuru fez, citando principalmente casos lá em Goiás, nas eleições de 1998 e comparando com o pleito que se aproxima.
    Ele citou alguns casos e como é feito, bem próximo do que abordasse nesta matéria

    http://www.midiasemmedia.com.br/kajuru/?p=857

    ResponderExcluir
  2. Rubim, com todo respeito, aproveitamos tua denuncia e publicamos em nosso PutzGraça.

    ResponderExcluir
  3. João Frederico H. Leite30 agosto, 2010 07:26

    Para quem ja passou por diversas eleições, inclusive tendo o DEMO, seja como parceiro ou adversario, sabe que os homens são MAGICOS. Em SC o IBOPE foi MANIPULADO, pois é visivel que uma mudança de numeros tão siguinificante, teria que ter como causa um FATO NOVO, e importante. O que se via era justamente a debandada dos integrantes da TRIPA. Portante os adversarios dessa gente ja estão ESCALDADOS, e não cairão nessa ESPARRELA. SC necessita mudar para não ficar mais quatro anos fazendo CABIDES e ROLOS MIL.

    ResponderExcluir