quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

"PARTIDO PIRATA" SURPREENDE TAMBÉM NA ALEMANHA!


1. Nas eleições de junho-2009, para o parlamento europeu, o Partido Pirata, sueco, obteve 200 mil votos, 7,1% dos votos e garantiu uma vaga de deputado, acrescida de mais uma com a ratificação do Tratado de Lisboa. Christian Engström é o deputado, e Amélia Andersdotter ficou com a segunda vaga. Foi fundado em 2006 e cresceu muito após a sentença contra eles, criadores do site sueco de compartilhamento de arquivos (The Pirate Bay). Já passaram de 50 mil filiados, quase sempre jovens. Seu líder é Rickard Falkvinge. Em termos de militantes já é o terceiro partido sueco, maior que os verdes e a esquerda.

2. Há três principais organizações de 'piratas' na Suécia: Partido Pirata -político-, o Piratbyrån ONG, e o site de compartilhamento de arquivos, The Pirate Bay.

3. Espalha-se pela Europa, e os analistas projetam seu crescimento no mundo todo, reproduzindo no século 21, o sucesso do Partido Verde no século 20. Tem como objetivo central a máxima liberdade no uso e acessos à internet. Seu programa inclui o direito à privacidade ('atenção as leis antiterror'), tanto na Internet como na vida cotidiana, e a busca de total transparência da administração pública. Quer rever toda a legislação de patentes e copyright.

4. Defende a legislação global para facilitar a sociedade da informação. Afirma que o atual sistema de direitos de autor é desequilibrado. Daí a sua posição de que o compartilhamento de arquivos (música, por exemplo) deve ser descriminalizado. Vê as patentes como monopólios privados e um dos piores inimigos da sociedade e que devem ser gradualmente abolidas.

5. A grande surpresa se deu nas eleições gerais da Alemanha de final de setembro-2009, quando o Partido Pirata Alemão conquistou 2% dos votos, sendo que nas cidades universitárias atingiu 10%.

6. Projetam novos conflitos, agora com os meios de comunicação, em função da liberdade por acesso gratuito e repasse de conteúdos. (do ex-blog do Cesar Maia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário