terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O Diarinho e eu: a diferença entre bloguismo e jornalismo


Matéria jornalística do Diarinho a partir de uma blogagem minha: diferença entre o jornalismo profissional e o diletantismo
  • Na praia, volta e meia leio o temível Diário do Litoral, conhecido como Diarinho, fundado em 1979 pelo já falecido jornalista Dalmo Vieira.
  • Alguns jornalistas amigos meus têm preconceito com o veículo, mas eu percebo muitas qualidades nele.
  • Por trás das manchetes policialescas com títulos popularescos existem boas matérias de interesse geral e serviços.
  • Um dos destaques do Diarinho são as notícias cuidadosamente redigidas em linguagem popular.
  • Os textos são bons, mas propositalmente recheados com expressões extremamente coloquiais, como “os homi”, “caguetas”,  ”carudos”, “sustaço” e “prefa”. O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Periquito, é tratado por “Homem Pássaro“.
  • Todas as expressões que ferem a norma gramatical são devidamente grafadas em itálico.
UM EXEMPLO DE BLOGUISMO
  • No dia 04/01, publiquei em meu blog um post sobre a ocupação irregular da praia por um condomínio de alto padrão, em Balneário Camboriú. Veja AQUI
  • Fiz apenas um registro e dei minha opinião.
  • Não entrevistei ninguém.
  • Não procurei as autoridades.
  • Não fui atrás de mais detalhes.
  • Isso é bloguismo.
  • Qualquer um faz.
UM EXEMPLO DE JORNALISMO
  • A partir da minha denúncia, o Diarinho entrou em ação e praticou o jornalismo.
  • O jornal foi bacana. Informou sobre a origem da denúncia, citou o meu nome e foi atrás dos fatos.
  • Usaram frases e informações minhas dando o devido crédito.
  • Entrevistaram funcionários do condomínio.
  • Tentaram localizar o síndico.
  • Fizeram novas fotos.
  • Foram na prefeitura e fuçaram em duas secretarias em busca de informações.
  • Formataram uma matéria crítica, com dados completos.
  • Obtiveram da prefeitura a informação de que casos como esse seriam punidos.
  • Como se vê, bloguismo é uma coisa fácil de fazer.
  • Já o jornalismo dá trabalho.
JORNALISMO X BLOGUISMO
  • Jornalismo e bloguismo não são antagônicos e podem ser complementares.
  • Fiz essa comparação para mostrar a diferença entre a ação de um jornalismo profissional e a simples postagem de uma notícia em que não tive o trabalho de aprofundar a questão.
  • O bloguismo pode ser muito mais informativo e assertivo quanto mais se valer das premissas do bom jornalism, afastando-se do diletantismo e do improviso.
  • Isso tudo depende que quem o faz.
  •  
  • Comentário, na mosca, do Nei Duclós, lá no De Olho na Capital:
  • Parabéns ao Diarinho, que fez bela matéria. Mas no caso, o texto de Tonet funciona como um espaço de opinião, que qualquer jornal tem. Não se trata de bloguismo ou pitaco, mas de jornalismo num espaço de editorial. A intervenção de Tonet não foi irresponsável, tinha base, tanto é que o jornal foi em cima e confirmou. Portanto, o blog no caso é como uma página de Opinião. O que sempre foi uma das bases do bom jornalismo, junto com a reportagem bem apurada.
  •  
  • Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O Diarinho e eu: a diferença entre bloguismo e jor...": Sugiro aproveitar o tema e tratar um pouco dos loteamentos de praia que estão acontecendo em Jurerê pelos beach clubs. Pelo que vi na reportagem lá em Balneário Camboriu a prefeitura vai por a Guarda Municipal para resolver esse problema e aqui a Guarda fica é correndo atrás dos ambulantes deixando a fiscalização do loteamento irregular para os poucos fiscais disponíveis.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário